Como declarar Investimentos no Imposto de Renda?

98
41353

O principal objetivo de qualquer pessoa ao investir é obter ganhos. E o que nos interessa são os ganhos líquidos, ou seja, os ganhos dos quais podemos desfrutar após o desconto dos devidos impostos.

Cada tipo de investimento tem uma tributação diferente. Assim, na hora de escolher um investimento, deve ser levado em consideração como seus ganhos brutos serão tributados.

Também vale a pena destacar que existem dois momentos importantes em relação à tributação dos investimentos: o momento no qual o imposto é recolhido, em geral no resgate do investimento, e o momento da declaração anual de Imposto de Renda.

No momento do recolhimento do Imposto de Renda, nem sempre é necessária uma ação do investidor, já que alguns investimentos são isentos e em outros casos os impostos são recolhidos automaticamente. Por outro lado, se o investidor é obrigado a fazer algum procedimento, não fazê-lo ou fazê-lo de modo incorreto pode levar ao recolhimento do valor errado e/ou multas.

Na declaração anual de Imposto de Renda, todos os investimentos precisam ser declarados, tanto em relação aos rendimentos auferidos (ganhos), como em relação ao valor investido (saldo). Esse procedimento geralmente é simples, mas diferente para cada tipo de investimento. Se for feito de forma incorreta, pode fazer com que o investidor pague mais impostos que o necessário, tome multas, ou vire alvo de uma fiscalização individual (a famosa malha fina).

Veja como funciona a tributação de cada tipo de investimento e como declará-los no Imposto de Renda:

Não é investimento, mas está diretamente relacionado:

Para finalizar, e já que estamos falando de IR, veja também as dicas para a declaração de IR do Vitor Nagata!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

98 COMMENTS

  1. Eu e meu esposo temos uma pequena empresa de manut. e fazemos a declaração simplificada onde todos os bens do casal estao na declaração dele, exceto as cotas da firma. Gostaria de saber se os investimentos e previdencia privada (VGBL) que estao no meu nome deveriam ser declaradas na declaração dele ou na minha?
    Fico no aguardo,obrigada!

  2. Uma dúvida:
    Li a seção sobre Alguel de ações porém como faço para declarar se passei posicionado na venda (tomador de Aluguel) no final do ano?
    Atenciosamente.

  3. Eu e minha esposa fazemos declarações separados. Ela transferiu ao longo do ano R$ 60 mil para nossa conta conjuta que está no meu nome, sendo que este o IR foi já foi retido na fonte (empregador da minha esposa). Devo e como declarar este 60mil que foram depositados na minha C.Corrente?

  4. Parabéns pelo excelente artigo. Poderia explicar como se declaram ganhos/perdas e “custódia” (posse em 31/12) de Mini-contratos (Contratos Futuros)?

  5. Obrigada, Vitor pela dica anterior.
    Outra duvida: Temos o Flexprev VGBL empresarial que é debitado mensalmente em nossa conta juridica, como e onde declarar isso?

  6. Parabéns pelo blog. Oxalá todos fizessem o mesmo, onde podemos utilizar a rede para nos ajudarmos mutuamente. Que esse trabalho, assim como outros, possa crescer. Muito obrigado!

  7. Uma dúvida:
    Eu e minha esposa temos uma empresa, os lucros ao invés de serem divididos conforme as quotas, são transferidos para uma conta conjunta nossa (p. física). Li em outros artigos que o valor na conta deve ser dividido conforme as quotas para serem declarados separados na minha e na declaração dela… A minha dúvida é que parte desse dinheiro é investido num fundo de renda fixa, e o fundo é vinculado somente ao meu CPF. Como devo declarar esse fundo uma vez q lá tem dinheiro meu e dela? Obrigado e parabéns pelo blog.

  8. Olá,

    Quem está na faixa de isento do imposto de renda. Paga os impostos referentes aos ganhos com investimentos?

    Obrigado!
    Ganhando Muito

  9. Ulisses Nehmi, bom dia! Vê se pode me orientar: tenho perdas com venda de ações (mercado à vista) e agora obtive ganhos com venda de FII. Para calcular o IRRF, posso compensar as perdas na venda de ações com o ganho obtido no FII?
    Parabéns pelos seus artigos! Sou teu seguidor!
    Abraços e obrigado.
    João Capetini

  10. fiz um empréstimo, para realizar um investimento, porem já possuo minha renda fixa que é descontado todos os meses o IR. Gostaria de saber como proceder em relação ao investimento, se nesse caso eu somo com meus ganhos ou se será declarado separadamente, e ainda, não consegui recuperar o que investi como devo declarar.
    desde de já obrigado.

  11. Olá, em 2012 assinei um contrato de compra de um apartamento ainda em construção, dei uma entrada e estou pagando parcelas fixas até a obra ser concluida. Depois de concluída irei financiar o saldo pela Caixa Economica Federal.
    Minha duvida é como lançar esses valores pagos…. já posso informar o imovel como bem?

  12. Ulisses/ Vitor

    Preciso de uma orientação ref. ao valor recolhido como come cotas de investimento em FIDC. O sd a ser declarado é o mesmo que apliquei ou é o sd corrigido de 31/12/12? O investimento não foi resgatado, então o campo de rendimentos liq suj a trib exclusiva não deve constar nada, certo? Pois o vr recolhido de come cotas não é rendimento é imposto na fonte, Ok?

    Aguardo suas orientações.

  13. Tenho um pequeno comercio com um socio.Abrimos no ano passado.Somos ME. Eu não preciso declarar o Imposto mas veio no meu informe bancario as aplicações e rendimento da empresa.Veio no meu e do meu socio.Declaro?
    Agradeço se me responderem