Como declarar Investimentos no Imposto de Renda?

98
41263

O principal objetivo de qualquer pessoa ao investir é obter ganhos. E o que nos interessa são os ganhos líquidos, ou seja, os ganhos dos quais podemos desfrutar após o desconto dos devidos impostos.

Cada tipo de investimento tem uma tributação diferente. Assim, na hora de escolher um investimento, deve ser levado em consideração como seus ganhos brutos serão tributados.

Também vale a pena destacar que existem dois momentos importantes em relação à tributação dos investimentos: o momento no qual o imposto é recolhido, em geral no resgate do investimento, e o momento da declaração anual de Imposto de Renda.

No momento do recolhimento do Imposto de Renda, nem sempre é necessária uma ação do investidor, já que alguns investimentos são isentos e em outros casos os impostos são recolhidos automaticamente. Por outro lado, se o investidor é obrigado a fazer algum procedimento, não fazê-lo ou fazê-lo de modo incorreto pode levar ao recolhimento do valor errado e/ou multas.

Na declaração anual de Imposto de Renda, todos os investimentos precisam ser declarados, tanto em relação aos rendimentos auferidos (ganhos), como em relação ao valor investido (saldo). Esse procedimento geralmente é simples, mas diferente para cada tipo de investimento. Se for feito de forma incorreta, pode fazer com que o investidor pague mais impostos que o necessário, tome multas, ou vire alvo de uma fiscalização individual (a famosa malha fina).

Veja como funciona a tributação de cada tipo de investimento e como declará-los no Imposto de Renda:

Não é investimento, mas está diretamente relacionado:

Para finalizar, e já que estamos falando de IR, veja também as dicas para a declaração de IR do Vitor Nagata!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

98 COMMENTS

  1. tenho 100 mil reais e gostaria de saber quais seriam as opcoes de investimento mais rentaveis, eu nao preciso deste dinheiro, porem quero algo q nao perca. ja penso neste como minha forma de aposentar com uma bela quantia

  2. Boa tarde !
    Tira uma duvida .
    Tenho uma aplicação desde 2011 e nunca declarei . qualquer valor aplicado deve declarar o imposto ou tem limite .
    O que devo fazer?