Como declarar LCI e CRI no Imposto de Renda?

46
151

Série Como Declarar Investimentos no Imposto de Renda | LCI e CRI

Este artigo apresenta um resumo sobre a tributação da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e do Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e um guia passo a passo de como incluí-los na Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

Tributação

Os rendimentos da LCI, CRI e LH são isentos de Imposto de Renda.

Declaração anual de LCI e CRI no Imposto de Renda

Tenha em mãos o Informe de Rendimentos enviado pela instituição emissora do título, ele contém todos os dados que serão necessários. Caso não receba o Informe de Rendimentos do emissor, busque as informações junto à instituição financeira ou corretora na qual o título foi adquirido.

I. Como declarar os ganhos (rendimentos) de LCI e CRI?

O valor dos ganhos declarados corresponde à soma dos valores creditados como rendimento na sua conta ao longo do ano. No programa IRPF 2012:

  1. Entre na opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
  2. Clique no botão à direita de 24.Outros (especifique)
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - Outros
  3. Clique no botão Novo
    IRPF 2012 - Rendimentos: Novo
  4. No campo Especificação, digite uma descrição contendo o tipo de investimento (LCI ou CRI), o nome e o CNPJ do emissor, conforme consta no Informe de Rendimentos e, caso seja aplicável, as informações sobre o agente de custódia (instituição financeira intermediária ou corretora)
  5. No campo Valor, digite o valor dos ganhos (rendimento) com cada título exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 3 a 6 para incluir o rendimento de outros títulos, conforme a figura abaixo
    IRPF 2012 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - Quadro Auxiliar
  8. Clique em OK

II. Como declarar o saldo investido em LCI e CRI?

O valor que deve ser declarado na seção de Bens e Direitos corresponde à soma dos valores investidos nesses títulos. No caso de resgates parciais, o valor investido é reduzido proporcionalmente. No programa IRPF:

  1. Entre na opção Bens e Direitos
    IRPF - Bens e Direitos
  2. Procure entre as opções existentes se existe alguma linha com a discriminação “LCI do Banco XYZ, CNPJ 99.999.999/0001-99”. Caso já exista essa linha, selecione essa linha, clique no botão Editar e pule para o passo 5 abaixo. Caso não exista, clique no botão Novo
    IRPF - Bens e Direitos - Detalhes da LCI
  3. No campo Código, escolha a opção 49 – Outras aplicações e Investimentos
  4. No campo Discriminação, digite uma descrição contendo o tipo do investimento (LCI ou CRI), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos. Opcionalmente, podem ser incluídas informações sobre o agente de custódia
  5. No campo Situação em 31/12/2012, digite o valor do saldo investido exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 2 a 6 para incluir o saldo investido em outros títulos
    IRPF - Bens e Direitos - LCI

Você tem mais algum investimento? Veja o guia passo a passo para declarar outros investimentos no seu Imposto de Renda!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

46 COMENTÁRIOS

  1. OLA, O banco enviou o informe de rendimentos – linha rendimentos isentos e não tributáveis – – valor da aplicação em 2014 mas não informou os valores de rendiementos que vei 0,00 – (NÃO HOUVE NENHUM RESGATE NO ANO DE 2014). sendo q o saldo de 2013 e diferente de 2014, e qdo vou lançar nos rendimentos isentos e nao tributaveis ele nao aceita 0,00, mas tem um saldo alto em 2014.
    nesse caso eu nao preciso lancar ali, e tenho q lancar nos bens e direitos?

  2. Olá!
    Como devem ser declaradas as aplicações LCI/LCA que venceram ou tiveram resgate anteInvesti 10mil em março 2014 na LCI A. Em março de 2015 resgatei 11mil. Em abril de 2015, investi na LCI B esses mesmos 11mil. que valores devo digitar na parte de bens e direitos?

    Obrigado!

  3. Você tem algum problema financeiro? você precisa de um empréstimo para pagar dívidas? Você está em qualquer crise financeira? Então você está na fonte de direito. Estamos registrados e empresa autorizada, que dar empréstimos a uma baixa taxa de juros de 2% para os indivíduos, as empresas e as empresas sob um termos e condições claras e compreensíveis. Contacte-nos hoje por e-mail para: (MAJORITYFRANKLIN16@GMAIL.COM)