Como declarar a Poupança no Imposto de Renda?

160
2937

Série Como Declarar Investimentos no Imposto de Renda | Poupança

Este artigo apresenta um resumo sobre a tributação da Poupança e um guia passo a passo de como incluí-la na Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

Tributação

Os rendimentos da poupança são isentos de Imposto de Renda.

Declaração anual da Poupança no Imposto de Renda

Tenha em mãos o Informe de Rendimentos enviado pela instituição na qual você tem conta corrente, ele contém todos os dados que serão necessários. Se ele não chegar pelo correio, normalmente fica disponível no Internet Banking.

I. Como declarar os ganhos (rendimentos) da Poupança?

O valor dos ganhos declarados corresponde à soma dos valores creditados como rendimento na conta poupança ao longo do ano. No programa IRPF:

  1. Entre na opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
  2. Clique no botão à direita de 08. Rendimentos de cadernetas de poupanças e letras hipotecárias
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis: Poupança, LCI, CRI
  3. Clique no botão Novo
    IRPF - Rendimentos: Novo
  4. No campo Especificação, digite uma descrição contendo o tipo de investimento (Poupança), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos
  5. No campo Valor, digite o valor dos ganhos (rendimento) na poupança exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 3 a 6 para incluir o rendimento de poupança em outras instituições, conforme a figura abaixo
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - Quadro Auxiliar
  8. Clique em OK

II. Como declarar o saldo investido na Poupança?

O saldo na conta poupança em 31/dez deve ser declarado na seção de Bens e Direitos. No programa IRPF:

  1. Entre na opção Bens e Direitos
    IRPF - Bens e Direitos
  2. Procure entre as opções existentes se existe alguma linha com a discriminação “Conta Poupança no Banco XYZ, CNPJ 99.999.999/0001-99”. Caso já exista essa linha, selecione essa linha, clique no botão Editar e pule para o passo 5 abaixo. Caso não exista, clique no botão Novo
    IRPF - Bens e Direitos - Detalhes da Poupança
  3. No campo Código, escolha a opção 41 – Caderneta de poupança
  4. No campo Discriminação, digite uma descrição contendo o tipo do investimento (Poupança), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos
  5. No campo Situação em 31/12/2012, digite o valor do saldo na poupança exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 2 a 6 para incluir o saldo na poupança em outras instituições
    IRPF - Bens e Direitos - Poupança

Você tem mais algum investimento? Veja o guia passo a passo para declarar outros investimentos no seu Imposto de Renda!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

160 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Ulisses, parabéns pelo blog. Eu tenho uma dúvida que tá tirando meu sono. Entrei como sócio numa cooperativa e todo mês é depositado na minha conta aproximadamente R$ 20.000,00 (20 mil reais). Aproximadamente será depositado no ano 240 mil. (20×12). Porém eu não deixo esse dinheiro todo lá não. Tiro 80% ou mais desse montante. No ano que vem, eu terei que pagar alguma coisa para receita federal profeniente desse dinheiro todo ter entrado na minha conta? Sendo que é na conta poupança da CEF que entra esse dinheiro. Muito obrigado e fico no aguardo!!!!! Obs.: Também trabalho de carteira assinada e meus rendimentos anuais são de aproximadamente 40 mil reais. Forte abraço.

  2. Olá amigo, eu tenho atualmente 19 anos e nunca trabalhei registrado nem nada, porém meu trabalho atualmente é com a internet tenho 2 sites muito famosos, gostaria de saber se eu criar uma conta poupança e depositar 4.500 por mês vai dar algum problema para mim ? ou ter que declarar e como declarar caso precise me ajude por favor. Abraço.

  3. Olá, eu tenho uma poupança e queria saber se poço depositar 25000, pois recebi este dinheiro de uma venda de um carro. Será que preciso declarar este valor?

  4. Ola, tenho uma conta poupança na caixa com saldo de 3000, recebi uma carta da caixa com os valores dos rendimentos desde o ano passado e encima estava escrito imposto de renda de pessoa fisica.
    Devo declarar o imposto de renda so por causa da poupança ou essa carta é somente um informativo, caso eu tenhauoutros bens para eu acrescenta-la na declaraçao? nunca declarei imposto de renda, nao tenho bens.

  5. Ulisses, adorei suas explicações. Eu sempre tive poupança, mas nunca declarei,. Primeiro, por não achar necessário, segundo, eu não sabia onde declarar. Agora já aprendi.
    Obrigada.

  6. ola, tenho uma duvida, ano passado declarei uma poupanca no valor de 52 mil e este ano tem 140 mil, só q os rendimentos somados com uma bolsa q tinha chegam a 50 mil , eu tenho q declarar esta poupanca ou posso nao declarar este ano ?? o q faco ??

  7. Meu caro: Minha filha é menor e minha dependente. Fiz uma poupança para ela em 2014. Gostaria de saber se devo declarar os valores da poupança na minha declaração de bens e direitos e também os rendimentos nos rendimentos isentos e não tributáveis?

  8. Gostaira da sua ajuda. Faço minha declaração separado da minha esposa. Meu filho e dependente na declaração dela. Todos os nossos bens estão na minha declaração. Meu filho tem uma poupança, quando vou lançar o rendimento da poupança em rendimentos isentos e não tributados, o programa pede o nome do dependente mas ele está na declaração dela e não na minha. Como fazer para lançar o rendimento da caderneta de poupança na minha declaração?

  9. Oi. Bom dia
    Sou pensionista e desconta todo mês o imposto de renda do meu contra cheque. Comecei a declarar renda em 2015 ainda estou aprendendo .
    Quero saber se eu abrir uma poupança também terei que que declara?.
    Obrigada.

  10. Olá, eu tinha todo o dinheiro na poupança e nunca declarei. Apliquei em diversos títulos de renda fixa, e coloquei na declaração. Irei cair na malha fina? Devo fazer alguma coisa?

  11. Tenho uma poupança com 3 titulares (mãe, irmão e eu). Como declarar contas ou poupanças conjuntas? e os rendimentos?
    Minha mãe faleceu…..como declarar agora? Por favor, ajude…..

  12. Como devo declarar os rendimentos de poupança conta conjunta com minha mãe aposentada e dependente?
    O Informe de Rendimentos do banco vem com o CPF dela.
    Assim somando os rendimentos recebidos da mamãe, ultrapassa o limite de 22.499,13.

    No aguardo de uma resposta
    Obrigado

  13. CARO AMIGO ULISSES:
    DECLARO O IMPOSTO DE RENDA DESDE 2000, E SEMPRE POSSUI POUPANÇA E ALGUMAS APLICAÇÕES EM CDB, RENDA FIXA E A PARTIR DE 2015 APLIQUEI EM LCI.
    PORÉM NUNCA DECLAREI AS MESMAS EM NENHUMA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA. O SALDO TOTAL DESTAS APLICAÇÕES CHEGAM A +- UNS R$ 200.000,00.
    SE A PARTIR DO ANO QUE VEM “2017” EU COMECE A DECLARA-LÁS TEREI ALGUM PROBLEMA COM A RECEITA ?
    O QUE DEVO FAZER ?
    UM CONTADOR ESTARÁ APTO A RESOLVER ESTE IMBRÓGLIO ?
    AGRADEÇO A ATENÇÃO E FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA.