Vale a pena fazer um seguro de vida? E vale a pena fazer um...

Já pensou em fazer um seguro alguma vez? E um seguro de vida? E um seguro de vida resgatável? Entenda neste artigo se eles valem a pena.

Os 11 erros mais comuns ao investir

Já que estamos mostrando várias dicas de como investir, porque não apontar alguns dos erros mais comuns cometidos por aqueles que querem começar. Veja abaixo...
Lobo em pele de cordeiro

Título de capitalização vale a pena? Não!

Na semana passada recebi uma ótima notícia da minha mãe: “Filho, investi R$ 1.000 pra você há 5 anos e a aplicação venceu hoje....
Farmville: Será que ele é tão inocente assim?

O custo irrecuperável (sunk cost) nas decisões de investimento

Por que o jogo Farmville é tão viciante? Será que o jogo é tão divertido assim? E por que é tão difícil ir embora do cinema, mesmo quando o filme é horrível? Eis alguns exemplos de conseqüências do custo irrecuperável.

Viés de confirmação: Quando a hipótese é a inimiga da informação

Se procurarmos por informações que confirmem o que acreditamos ser o correto, nós vamos encontrar, independentemente de ser realmente correto ou não. Pelo simples prazer de ter razão, nós ignoramos fatos contrários a nossa opinião, e exaltamos os que corroboram com ela.
Warning: Surf at your own Risk

Risco é sempre ruim? Não necessariamente

Será que risco é algo tão ruim assim a ponto de ser evitado a qualquer custo? O próprio dicionário Michaelis define risco como sendo: possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. Eu pessoalmente considero como sendo a probabilidade de algo acontecer de maneira diferente daquela que eu planejei.
Hindsight bias: achei que ia passar...

Parecia tão óbvio. Então por que falhou?

Por que, de vez em quando, tomamos algumas decisões de investimento (digamos, a compra de uma ação de alto risco) e, quando elas não dão certo, pensamos “eu sabia que isso era uma bomba...”? Ou por que, segunda-feira de manhã, aquele seu colega de trabalho fala com tanta propriedade sobre os motivos que levaram o time dele a perder no domingo, xingando o técnico e os jogadores pelas falhas óbvias dentro e fora de campo? Nós somos realmente tão ingênuos a ponto de comprar uma ação que sabemos que vai cair? Seu colega é um boleiro tão bom que deveria repensar uma nova carreira como técnico de futebol? Não, deve haver outra explicação. Viés de retrospectiva, muito prazer!

Siga o Blog do Investidor

3,952FansLike
2,412FollowersFollow

Últimos posts

Vale a pena fazer um seguro de vida? E vale a pena fazer um...

Já pensou em fazer um seguro alguma vez? E um seguro de vida? E um seguro de vida resgatável? Entenda neste artigo se eles valem a pena.

O que é CDI? Entenda o que é valor esperado e o que isso...

Você sabe o que é CDI? E o que é valor esperado? Entenda os conceitos e o que isso tem a ver com seus investimentos

A maior dica de investimento para iniciantes: Não invente. Invista em Renda Fixa.

Você sabe qual a maior dica de investimento para iniciantes? É investir em renda fixa! Não acredita ou não concorda? Então leia o artigo e entenda o porquê

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Faça como milhares de leitores e deixe o seu e-mail para receber artigos novos assim que publicados!

OBRIGADO

POR SE CADASTRAR!