Finanças Pessoais

Entenda o que é Spread Bancário na prática

Escrito por Vitor Nagata em 16/04/2012
carnaval e cheque especial

Um conceito que parece simples mas não é, é a diferença entre investir e emprestar dinheiro. Quando você investe em títulos públicos, você empresta dinheiro ao governo. Quando você investe em debêntures, você empresta dinheiro a uma empresa. Quando você investe em um CDB, você empresta dinheiro ao seu banco. Você leitor do Blog já…

Artigo completo... ( 27 comentários )
Finanças Pessoais

Dicas para Declaração de Imposto de Renda 2012

Escrito por Vitor Nagata em 28/02/2012
Dicas para Declaração de Imposto de Renda

Com o fim do Carnaval, mais uma vez temos que declarar o Imposto de Renda. Na última sexta-feira (24/02/2012) foi liberado para download no site da Receita Federal o programa para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (IRPF2012). Desta forma o contribuinte tem 2 meses (de 01/03/2012 a 30/04/2012) para entregar sua declaração. Tenho…

Artigo completo... ( 93 comentários )
Finanças Pessoais

Quando o barato sai caro?

Escrito por Vitor Nagata em 15/02/2012
Vale a pena ser pão-duro?

Escrevi um artigo sobre como economizar nas pequenas despesas, mas hoje vou inverter a linha de raciocínio: quando é que a economia de pequenas coisas custa caro? Quem nunca se arrependeu de uma escolha na qual pensou estar levando vantagem, mas no final das contas acabou saindo mais caro? Embora pareça óbvio, nem sempre o…

Artigo completo... ( 10 comentários )
Finanças Pessoais

Comparativo de Programas para Finanças Pessoais

Escrito por Vitor Nagata em 31/01/2012
Programas de controle financeiro

Última atualização: 13/02/2012 Neste segundo artigo sobre programas para controlar suas finanças farei um comparativo mais prático entre eles, e assim que forem surgindo novas sugestões, eu adiciono na tabela. Acredito que gosto não se discute. Por este motivo, não serei eu quem indicará o melhor programa, apenas tentarei comparar alguns itens principais. Para o leitor…

Artigo completo... ( 125 comentários )
Finanças Pessoais

Vale a pena pagar à vista ou parcelar?

Escrito por Vitor Nagata em 23/01/2012
Desconto para pagamentos à vista

Hoje em dia é prática comum de vendedores perguntarem antes de passar o cartão: “Você deseja parcelar?”. Da mesma forma, a resposta comum é: “Claro, por que não?”, quando na verdade deveria ser: “Depende: tem desconto para pagamento à vista?” Nas compras de Natal e no começo do ano a dúvida sempre volta. Devo pagar…

Artigo completo... ( 13 comentários )
Finanças Pessoais

Título de capitalização vale a pena? Não!

Escrito por Vitor Nagata em 26/12/2011
Quer perder quanto? | Você S/A

Na semana passada recebi uma ótima notícia da minha mãe: “Filho, investi R$ 1.000 pra você há 5 anos e a aplicação venceu hoje. Vá a uma agência e resgate!”. Com certeza receber um presente desses é muito bom, por isso fiquei muito feliz. Antes de ir resgatar, perguntei: “Que tipo de investimento você fez,…

Artigo completo... ( 15 comentários )
Finanças Pessoais

Disciplina acima de tudo: 10 dicas para o sucesso

Escrito por Vitor Nagata em 13/12/2011
Você não tem disciplina!

“Disciplina é a ponte que liga os objetivos aos resultados” Jim Rohn Existem pessoas que parecem bem sucedidas em tudo que fazem e que sempre atingem seus objetivos. Estas pessoas não necessariamente são geniais ou sortudas: muitas vezes o segredo delas está na disciplina. Fácil de falar, mas difícil de cumprir, como uma característica tão…

Artigo completo... ( 7 comentários )
Finanças Pessoais

Por que você deve abrir uma conta digital agora

Escrito por Vitor Nagata em 05/12/2011
Agência "cheia" no Canadá

Antes eu acreditava que as contas digitais eram apenas uma forma de não pagar TEDs e DOCs, mas hoje eu percebo que é muito mais do que isso! Neste artigo vou mostrar porque apoio tanto essa prática. A conta digital é uma modalidade de conta corrente disponibilizada pelos bancos que isenta os consumidores de pagarem taxas para…

Artigo completo... ( 36 comentários )
Finanças Pessoais

O padrão de vida do recém-casado

Escrito por Vitor Nagata em 21/11/2011
Limousine para que? O que importa é amor!

Já ouviu falar no ditado “pai rico, filho nobre, neto pobre”? É claro que é apenas uma frase de efeito e até um tanto exagerada, mas é algo mais comum do que você imagina, principalmente no Brasil. Não estou falando que filhos de pais ricos tendem a ficar pobres, longe disso. Estou apenas levantando uma…

Artigo completo... ( 22 comentários )
Finanças Pessoais

Os novos cartões pré-pagos: prós e contras

Escrito por Vitor Nagata em 03/11/2011
Cartões Pré-Pagos: valem realmente a pena?

Os bancos lançaram recentemente a categoria de cartão pré-pago, que pode ser emitido para qualquer pessoa, mesmo que não possua conta no banco. Embora pareça uma excelente idéia no primeiro momento, vamos refletir melhor sobre esta nova modalidade e os motivos para adquiri-la ou não. Seguem abaixo características: Tarifas – estes cartões terão tarifas para…

Artigo completo... ( 1 comentário )
Receba as novidades do Blog do Investidor