Qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco?

Escrito por: Vitor Nagata | Data: 15/05/2012 | Categoria: 92 comentários
Qual a melhor escolha?

Já perdi a conta de quantas pessoas me fizeram a pergunta: Qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco?

Para o investidor iniciante faz sentido prestar atenção apenas aos fatores positivos de um investimento, mas sempre precisamos entender todos os detalhes. Muitas vezes somos pegos desprevenidos com alguma regra ou característica de nosso investimento, como uma carência, imposto a pagar ou risco que não sabíamos.

Por este motivo respondo: Depende do seu objetivo, do que é e do que não é importante para você.

Este artigo poderia ser muito longo, mas simplificando apenas com investimentos em renda fixa (CDBs, Títulos Públicos, Debêntures e Fundos de Renda Fixa), temos 4 pilares:

  1. Risco: de crédito e de mercado. Conforme explicado neste artigo, é a possibilidade de algo sair diferente do planejado. O risco de mercado acontece quando a taxa de juros (ou outro indexador de sua aplicação) varia durante o prazo do investimento e você ganha mais ou menos que o esperado inicialmente. No caso de risco de crédito, é simplesmente a possibilidade da instituição da qual você investiu falir e você não ter seu dinheiro de volta. É o famoso calote.
  2. Retorno: relativo (%) ao CDI e/ou atrelado a algum indexador. Lembrando que taxa de administração, tarifas e outros custos são “embutidos” nessa relação risco/retorno. Se a taxa de administração de um investimento em renda fixa é alta (Ex.: maior que 1% em fundos de renda fixa), então é necessário se arriscar mais para compensar o custo e entregar um bom retorno, isto é, possuir algum título de maior risco (como uma debênture de uma empresa mais arriscada). Atente também ao Imposto de Renda cobrado, que muitas vezes diminui com o passar do tempo.
  3. Liquidez: facilidade para resgatar o investimento. Alguns Bancos oferecem a famosa “liquidez no vencimento”, isto significa que o investimento não possui liquidez. Se o prazo for de 5 anos, por exemplo, você pode esquecer que você tem aquele dinheiro até o vencimento, pois mesmo na maior das urgências você não vai poder resgatar. Por isso que investimentos com menor liquidez possuem maior retorno. Há também casos com penalidades para resgate antecipado.
  4. Acessibilidade: valor mínimo de aplicação. É comum oferecerem um baixo retorno para investimentos com valores baixos de aplicação, e vice versa.

Eu quero um investimento com alto retorno, baixo risco, alta liquidez e aplicações mínimas baixas!

Salvo exceções, nenhuma instituição financeira oferecerá os 4 itens. Isto porque para ela o investimento é um produto de venda, ou seja, ele precisa gerar retorno para continuar sendo oferecido.

O recomendado não é procurar o investimento com estes 4 itens, e sim o ideal para você. Para isto basta estudar e se planejar, para assim poder fazer a melhor escolha, ao identificar o que realmente é importante.

O que escolher então?

No caso de investimentos em renda fixa, o raciocínio é simples: escolha 2 ou no máximo 3 destes pilares e abra mão do que considera menos importante, ou que é indiferente.

  • Quer a maior rentabilidade possível? Então assuma correr um pouco mais de risco e/ou planeje-se melhor para poder ter menos liquidez.
  • Quer o menor risco possível? Então não espere retornos muito superiores ao CDI.
  • Quer liquidez? Então a rentabilidade ou risco serão comprometidos.
  • Não tem muito dinheiro para aplicar? Se quiser um bom retorno, planeje-se para não precisar do dinheiro no curto prazo.
  • Gosta de se arriscar? Neste caso há muitas opções para você. Mas entenda e esteja ciente dos riscos corridos.
  • Não tem pressa para resgatar (ex.: poupando para aposentadoria)? Ótimo, procure alternativas com menor liquidez e maior retorno.
Muitas opções?

E os títulos públicos?

A dúvida que pode surgir: mas e os títulos públicos que são seguros, líquidos, acessíveis e com bom retorno? Primeiramente vamos lembrar do artigo que fala sobre os riscos de títulos do governo.  Sendo uma modalidade com o menor risco possível, acessível e com alta liquidez (semanal), então a rentabilidade deveria ser baixa, certo? Mas ela é baixa. O que acontece é que como o investidor normalmente tem pouco conhecimento sobre investimentos, os bancos comerciais costumam oferecer produtos com rentabilidade mais baixa ainda! Lembre-se: o objetivo do Tesouro Direto é democratizar o acesso a investimentos, e não maximizar o retorno para os investidores.

Para terminar, tem um caso que sempre utilizamos pra ilustrar esse tipo de escolha: uma vez uma moça nos perguntou qual era um investimento seguro, rentável e líquido, pois o filho dela estava completando 1 ano e ela queria começar a investir pra pagar a faculdade dele. Nossa resposta? Pra que um investimento líquido, se o horizonte do investimento é de 18 anos? Por isso que nós insistimos: pense bem no seu objetivo e no que é realmente importante para você.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Artigos relacionados
92 Comentários
  1. Investidor de Risco, em 15/05/2012

    Investidor, tudo bem? Explorando um pouco mais o Tesouro Direto, é um tipo de investimento que reúne baixo risco, boa liquidez, acessibilidade e bons retornos.
    Bons retornos? Sim… Em épocas em que as taxas de juros são elevadas, fica claro os bons retornos, certo? Mas e em momentos como o que estamos vivendo nos últimos 12 meses em que a taxa de juros segue uma tendência clara de queda? O retornos melhoram bastante neste período se o investidor escolher corretamente em que títulos investir.
    No post de estréia do meu novo blog, falo justamente sobre as boas oportunidades encontradas no Tesouro Direto em épocas de queda nas taxas de juros. Há exemplos de títulos que valorizaram mais de 40% nos últimos 12 meses.

    Enfim, convido a todos que tenham interesse no assunto a ler e a opinar sobre uma gestão ativa da carteira de títulos públicos, através do link: http://investidorderisco.blogspot.com.br/2012/05/tesouro-direto-renda-variavel.html

    Abraços e até…

    • Vitor Nagata, em 17/05/2012

      Investidor de Risco,
      Muito obrigado pela mensagem!
      A intenção do artigo é demonstrar que é preciso entender as características do investimento e escolher as que são mais importantes. Acredito que você fugiu um pouco do assunto.
      Abs

      • Diego Volkenandt, em 25/04/2014

        Aí posso lhe dar uma recomendação de um workshop sobre esse assunto. Olha http://investorsinsights.net
        Nesse workshop mostra as melhores práticas do Silicon Valley sobre esse tema. Como o Vale do Silício é referencia para esse tema, acho muito recomendável esse workshop.

  2. Cristiane, em 16/05/2012

    Olá Vitor, simplesmente adorei este seu post. Muito esclarecedor, com linguagem bem acessível para marinheiros de primeira viagem como eu. Estou adorando. Parabéns e continue assim.
    Atenciosamente,
    Cristiane

    • Vitor Nagata, em 17/05/2012

      Cristiane, fico muito feliz que você esteja gostando!
      Obrigado pela participação!
      Abs

  3. Ellison M, em 17/05/2012

    Muito legal e interessante. Muito realidade também sobre os títulos públicos.
    P.S = A ultima figura também tem um alta porcentagem de realidade!

    • Vitor Nagata, em 21/05/2012

      Ellison,
      Obrigado pela mensagem! Gostei do comentário sobre a foto!
      Abs!

  4. jorge barreto, em 17/05/2012

    Vitor, por favor me ajude estou com uma terrivel duvida.
    diante da tendencia de queda da selic o que devo fazer com meus titulos atrelados a selic que vencem em 2015? eles correspondem a 60% dos meus investimentos o restante esta em ntnb-principal.

    • Vitor Nagata, em 21/05/2012

      Jorge,
      Isso depende do seu prazo de aplicação (liquidez) e risco que está disposto correr, conforme explicado no próprio artigo.
      Abs!

  5. jonas santos, em 18/05/2012

    Olá Investidor,
    pensando em longo prazo e aportes mensais em Ntn-b principal, agora com a Selic em queda…ainda mantem-se como uma boa estrategia a longo prazo ?

  6. Luana, em 27/05/2012

    Olá, tenho 19 anos e curso a faculdade de arquitetura, estagio e recebo $1.000, de bolsa-auxílio. Queria invertir esse dinheiro mensalmente para após concluir a faculdade eu possa abrir meu próprio negócio. Queria um investimento com alta rentabilidade e segurança, mas sem que haja necessariamente liquidez. Aonde invisto?

    • Luiz Jamber, em 19/07/2012

      olá Luana, tudo bem? sou investidor e assessorado por um escritório da Bolsa de Valores e eles me apresentaram um produto de investimento chamado de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII). São cotas de FII que te paga dividendos mensais isento de IR, ou seja, todo mês um lucro caindo na sua conta e ainda a valorização de cotas.
      Faça uma pesquisa, é bem interessante!

      • trader, em 24/07/2012

        Luiz,

        Opero ações, mas tá um pouco difícil. Me interessei pelos FII, mas queria mais informações. Vc tem alguma sugestão de material para estudo?

        • Luiz Jamber, em 24/07/2012

          Olá trader, não tenho nenhuma sugestão de material para te indicar … mais posso te sugerir a conhecer uma corretora de investimento em São José dos Campos. DF Investor Investimentos e Educação Financeira onde eles trabalham com vários prudutos de investimentos, sendo elas ações, renda fixa e até os fundos de investiemntos imobiliários (FII). Recomendo agendar um bate papo com os assessores do escritório assim sendo ele tiram suas dúvidas.

  7. Juliano, em 15/06/2012

    Olá.

    Tenho acompanhado o mercado, principamente depois da mudança da rentabilidade da poupança. Para não arriscar na bolsa, que não entendo muito, nem ficar no marasmo da poupança e sua baixa rentabilidade, achei um site que fazem investimento por meio de contratos de mútuo. Eles pagam 1,32% líquidos. É a mutualinvestimentos.com.br. De inicio achei meio estranho, já que enviam estimativa de retorno num excel e não tem telefone para contato. Mas renpondem os e-mail rapidamente. Aí fiz um teste. A documentação veio assinada e com um envolope para devolver uma via assinada. Fiz a aplicação com programação de saques todos os meses e estou recebendo tudo corretamente. Se vai funcionar para sempre não sei mas está dando certo. Parabéns pelo blog!

    • José, em 18/10/2012

      Seria bom se perguntar o que eles fazem com o seu dinheiro. Porque não são banco, nem gestor de fundo. Se a empresa quebrar, quem garante seu dinheiro? A rentabilidade parece alta demais para um investimento em renda fixa (Nem tesouro direto, nem debentures tem rendido tanto assim consistentemente). É bom lembrar que no mundo dos investimentos um lucro alto, está ligado a risco alto. O Site é completamente vago. Tem toda cara de golpe.

    • Vitor Nagata, em 18/03/2013

      Juliano, peço desculpas por demorar tanto para responder.
      Não cheguei a entrar no site, mas não é muito difícil perceber que tem algo de errado. Eu não recomendo investimentos que parecem ser milagrosos.
      Abs

  8. MAURICIO, em 21/07/2012

    Fiz minha primeira visita no site e achei muito interessante.
    Procuro negócios interessantes para investimento.
    Preferência produtos e não papéis.
    Att.

    • noronha, em 19/10/2013

      Olá, vi seu anúncio… tenho produtos para investimento.. vc ainda tem interesse…

  9. Junior, em 10/08/2012

    tenho 400.000.00 qual seria a melhor aplicaçaõ , a curto prazo ? a longo prazo ? o mercado hoje esta ocilando ou seja muito duvidoso !!! aplicaçao , segura , DEUS TE ABENÇOE

  10. desconhecido, em 28/08/2012

    quero investir 800.000,00.
    nao quero dor de cabeça e nem mto risco. qual a melhor opção.
    poupança ou outros. preciso do rendimento mensal.

    • Gildásio Vieira Rocha, em 19/02/2013

      Talvez você precise distribuir o seu dinheiro entre CDB e Poupança para ter um rendimento mensal, porém é necessário observar a tx inflacionária, conforme comentei abaixo.

    • ruddy, em 10/12/2013

      compre um ou dois imóveis para locação. sou corretor e muitos investidores que conheço com dinheiro á vista fazem ótimos negócios

  11. Lestat, em 04/09/2012

    Esses “especialistas” dizem sempre a mesma coisa, que é NADA com NADA, depende disso, depende daquilo, a verdade é que não existe formula mágica.

  12. Elton Pscheidt, em 04/09/2012

    Muito interessante queria saber se é possível investir na Bolsa de Valores sem correr muito risco, e quais seriam as ações aconselháveis, ou qual investimento pode reder mais que Titulos Publicos sem tanto risco.

  13. Mário, em 09/09/2012

    De fato há uma necessidade de educação financeira, de conhecimento sobre investimentos para a população. Hoje vejo alguns fundos indexados ao DI que remuneram menor que a própria LFT. Pagar uma taxa de adm de 2% em um fundo que possui em torno de 85% de LFT! só para citar um exemplo. Parabéns pelo post!

  14. Paulo, em 14/09/2012

    Parabéns pelo blog.
    Eu tenho investido em empresas de TI que ainda não entraram na bolsa e tenho tido bons resultados.
    Comprei 10 cotas de rendimento da empresa Frankia Virtual, e tenho assegurado 1,5% ao mês, resgato a qualquer momento, e minha cota tem seguro de seguradora.

    • WILLIAM TOMM, em 28/09/2012

      Paulo, como você faz o aporte na empresa? Existe um intermediário ou você investe diretamente?

  15. Antonio Silva, em 04/10/2012

    CaroVitor um gde abraço, minha 1ª visita ao seu blog e fiquei fã logo de cara, a miha situação é a seguinte tenho 1500,00 para investir, e a possibilidade de investimento mensal de 300,00, nunca investi em toda minha vida a não ser na poupança mais gostaria de arriscar-me em novos tipos de investimentos, qual o conselho do guru.

    • José, em 18/10/2012

      Antonio, se você precisa de guru para investir, é melhor pegar um mês desses 300,00, comprar alguns livros sobre investimentos, poque se você precisa de alguém dizendo o que fazer, é porque precisa aprender mais antes de começar a fazer. Investimento é que nem casamento, você tem milhares de mulhares a disposição, namora um monte, mas só umas poucas se adequam a seu perfil (sempre é bom diversificar, afinal, vai que….)

    • Gildásio Vieira Rocha, em 19/02/2013

      Se voce só usou a poupança, experimente agora o CDB em algum banco que aceite esta importancia… acontece que precisa estudar o caso a cada investimento para não ter decepções. Veja o meu comentario sobre um alerta.

  16. mirian, em 08/10/2012

    olá. não entendi mto bem o q li. mas gostaria de sua ajuda.
    tenho 5 mil q quero investir pra dobrar o valor. posso esperar alguns anos. tem algo indicado pra mim? em q invisto? se possivel me ajude… obrigada

  17. Hellen Frezza, em 15/10/2012

    Oi Vitor, é minha primeira visita no blog e adorei. Sou muito inesperiente e só investi em poupança até hoje. Gostaria de saber qual é a melhor modalidade para oq eu busco:
    - Não tenho um valor inicial significativo, apenas 800,00
    - Gostaria de poder retirar daqui 15 ou 20 anos.
    - Investimento mensais entre 200,00 e 400,00

    Qual é o melhor modalidade com a melhor rentabilidade e pouco risco ( pois é um dinheiro que conto para a aposentadoria).

    Obrigada!!

  18. Bruno, em 21/10/2012

    Ola, boa noite, gostaria de fazer por curiosidade algumas perguntas. O que fazer com 1,5 milhões de reais? Supondo que não seja necessário a retirada do dinheiro de maneira alguma( ou seja, sem liquidez) e com alta rentabilidade em um periodo de 7 anos? Qual seria o possivel valor estimado para o retorno após todos esses anos? Lembrando que não gosto de correr tantos ricos, mas um pouco, não faz mal a ninguem não é? E outra coisa, seria mais vantagioso ao invés de aplicar este dinheiro em bancos, abrir um próprio négocio, como por exemplo uma grande franquia? Lembrando que não tenho experiencia alguma nesse ramo. Mas as vezes pode ser mais rentável( a longo prazo) do que os bancos, que pagam muito mal para nós clientes, que deixamos nossos maiores bem em suas contas. Parabens pelo BLOG, de fato, muito interessante. Um grande abraço, Bruno.

  19. Bruno, em 21/10/2012

    Boa noite de novo. Estranho, mas acabei de deixar uma dúvida, bem como um elogio ao blog, mas ao entrar de novo, agora, reparo que o comentário não está mais aqui. Se puderem verificar isso para mim por favor, agradeço, e desde ja. Parabéns pelo blog de novo. Um grande abraço, Bruno.

  20. Franklin, em 29/10/2012

    Olá, possuo um valor em poupança de pouco mais de 1000 reais, então como não vou usar gostaria de saber o que faço para fazer esse dinheiro render, sem precisar deixar ele parado na poupança!

  21. giselle Pimenttel, em 07/11/2012

    Olá, tudo bem ? Moro no RJ, tenho 32 anos, e estou muito interessada na area de investimentos e gostaria de me tornar uma profissional da area , qual seria a melhor tragetória a fazer entre cursos, faculdade, idiomas necessários etc. Aguardo sua resposta desde já agradeço sua atenção.

  22. João Araújo, em 17/11/2012

    Gostaria de informações e opiniões sobre franquias pessoal, (Markeng de Rede). A opinião de todos é muito bem vinda.

  23. Camila Fernandes, em 20/11/2012

    Olá boa tarde, estou querendo começar a investir e não sei muita coisa sobre a bolsa de valores… Mas algo que aprendi com seu post foi a necessidade de conhecer bem o que eu quero, e do que eu estou disposta (me arriscar ou não).
    Parabéns Vitor Nagata!

  24. José Cândido, em 12/12/2012

    Bom dia!
    Estou pensando em investir 5 mil reais em renda fixa no prazo de 5 anos.
    Quero saber qual será os riscos, taixas que tenho que pagar e qual será o meu lucro no final dos 5 anos.

    Obrigado e abraços

  25. L., em 12/12/2012

    olá

    sou cliente de uma corretora e tenho 20 mil para investir queria investir metade em algo que pudesse ser resgatado em 3 anos
    e outra metade em algo que só seria resgatado em 5 ~ 8 anos

    minha corretora me ofereceu um LCI (com vencimento de um ano) que rende 99% do CDI sem taxa nenhuma (sem IR,sem tx de adm e etc) incidindo apenas IOF e a mensalidade da corretora (que eu ja pago mesmo)

    achei um produto interessante mas queria saber se tem algo melhor no tesouro direto (pois a corretora insiste em não me dar informações sobre o tesouro direto)tanto para o prazo de 3 anos como para o prazo de 5~8

    att

    L.

  26. Meline, em 02/01/2013

    Bom, acabei de ver uma reportagem do blog de vocês na ‘rede Record’, e me interresei pelo investimento em Títulos Públicos”, mas na verdade como não entendo bem do assunto gostaria de mais detralhes, por exemplo eu tenho aproximadamente 3.000,00 na poupança, de que forma poderia investir, acredito que não precisarei desse dinheiro em no mínimo 2 anos, o que pode ser sugerido?

  27. jonas, em 11/01/2013

    se eu invistir 45 mil reais quanto eu reseberia quanto masomenos de juros por mes

  28. André, em 20/01/2013

    Boas Vitor, muitos parabens pelo Blog.

    Gostaria de expor uma questão..
    Ja a alguns anos que o ‘bicho’ dos negocios e investimentos me roi por dentro, e deste 15 anos que tenho vindo a estender-me na materia, porem sem qlq ajuda de 3ºs mas por gosto pessoal.

    A cerca de 4 anos atras adquiri um nº miseravelmente baixo de Açoes aqui no Psi20, numa altura em q ja se falava de crise mas em que os mercados ainda nao estavam tao agitados e mantinham preços relativamente altos.. resultado, 2 meses depois perdi cerca de 60%.
    Nao me preocupei, até porque o investimento foi muito baixo e o dinheiro nao me fazia falta. Pareceu-me sensato depois disso cobrir as perdas ao adquirir uma nova ‘remessa’ de açoes da mesma empresa, que nesta altura estava bem barata.Deu certo, apesar de nao gerar grande lucro valorizou cerca de 90% face ao investimento total.

    Neste momento possuo açoes noutras empresas (nº de açoes baixo claro) mas como nao tenho facilidade em ter dinheiro penso q so posso investir em alturas de ‘crise’, esperar pela baixa maxima, se possivel historica, adquirir e esperar a recuperaçao.

    Gostaria da opiniao para a escolha de um investimento de baixo capital (max. 500€), com um risco moderado/alto e com um prazo mais curto possivel (max. 1 ano).

    Que aplicaçao é aconselhada??

    Fundos? Açoes? Ou outra aplicaçao??

    Parece-me tambem que o Brasil se encontra (ou encontrou) numa boa altura de investimentos.. aqui ouve-se falar em crescimento, construçao e melhorias.. mas sera ainda boa altura para investir no Brasil, sera q existem bons titulos no Bovespa?? Sera que a construçao e investimento que se encontra no Brasil em torno do Mundial vai ter um reflexo negativo no País e nas suas contas daqui a uns 4 ou 5 anos?

    Falo disso pelo EURO 2004 em Portugal.. muita construçao muito dinheiro e ‘tachinhos’ e agora falencia, contruçao abandonada…

    Em resumo, obrigado pela criaçao deste Blog, espero uma possivel resposta geral á minha questao.

    Grande abraço de Portugal

    • Gildásio, em 05/03/2013

      Caro André.
      Na mina opinião voce deve sempre diversificar o seu investimento devido as variações do mesmo observar o LPA e VPA das ações e a taxa inflacionaria que afeta a rentabilidade de aplicaçoes ou investimento, enfim é necessário observar cada caso. Desde que voce não perca qualquer boa aplicação será valida.

  29. JAQUELINE, em 05/02/2013

    Tenho uma importância no valor de R$11.000,00 para investir na poupança, quanto renderá ao final do mês esse valor?
    Atenciosamente,

    Jaqueline

  30. Gildásio Vieira Rocha, em 19/02/2013

    É sempre boa esta orientação sobre finanças. Mas porque não falam sobre a taxa de inflação que muitas vezes tem levado as aplicações ou investimentos a prezuizos e o investidor ainda fica pensando que ganhou um punhado de reais, quando que na realidade perdeu poder aquisitivo do seu dinheiro. Portanto muitas vezes a questão não é de quanto ganha é se cobre a inflação real. Sou autor da “Ciência da Riqueza Econômica, dos Recursos… portanto gosto muito de falar sobre este assunto.

  31. Jose Luiz, em 20/02/2013

    Qual o investimento me dar um retorno líquido de pelo menos 12% ao ano se tenho 2.000,00 mensais para investir para minha aposentadoria, a qual quero daqui a 15 anos? e você acha que consigo meu primeiro milhão com este programa?
    Parabéns pelo site.

  32. Fabio, em 27/02/2013

    Oi. Fiz um investimento na Mutual Investimentos. Gostei da opção de resgates mensais. Estou recebendo há um ano tudo corretamente. Acho que vale a pena

    • kellysilva, em 30/01/2014

      como vc fez …ecom quanto vc começou gostaria de investir tambem

  33. BIANCA FRANCIELLE, em 05/03/2013

    PRECISO DE SUA AJUDA.. PRECISO DE UMA CONTA DE POUPANÇA EM QUE HAJA UM TEMPO DETERMINADO PARA QUE POSSA MEXER NO DINHEIRO, TIPO DE SEIS E SEIS MESES, OU DE ANO EM ANO, POIS COM A CONTA DE POUPANÇA NORMAL, EU SEMPRE TIRO O DINHEIRO E POR CAUSA DISSO NUNCA CONSIGO JUNTAR NADA.. ME AJUDE E ME INDIQUE UM BANCO E O QUE FAZER. OBRIGADA

  34. Virgínia, em 13/03/2013

    Boa tarde! Recebi um PL de R$ 4.000.00, que pretendo investir por um período de 6 meses. Devo acrescentar a esta quantia um montante de R$ 1.000,00 por mês, para dar entrada em um carro. Gostaria de saber qual o melhor investimento, considerando o valor e o período. Desde já agradeço a ajuda.

  35. Tynna, em 25/03/2013

    Olá administrador, espero que possa me auxiliar. Quero, ao longo deste ano de 2013, investir da seguinte forma: a cada 2 mil reais que obtiver, investi-lo em algo num prazo de 4 anos com o menor risco possível e que me proporcione grande lucro. Já tenho os meus primeiros 2 mil reais para assim fazer e acredito que consiga mais uns 5 grupos desse montante para investir. Tenho conta poupança na caixa econômica federal. Dessa forma, que tipo de investimento eu me adequo e quanto, aproximadamente posso lucrar? Desde já, muito obrigada!

  36. Charles, em 09/04/2013

    Há algum investimento, de baixo / médio risco com retorno líquido próximo a 1% ? Seria para um valor próximo de R$ 100.000,00, para resgate em 2 ou 3 anos ?

  37. Andressa, em 19/04/2013

    Bom dia Vitor
    Estou querendo começar a investir dinheiro, mas queria algo que você mais rentável que a poupança, e pode ser a longo prazo, tenho medo de investir na bolsa pois ainda estou estudando o assunto e sou meio leiga, você pode me indicar um investimento mais seguro

  38. Andressa, em 19/04/2013

    Bom Dia Victor
    Estou querendo começar a investir, quero algo mais rentavel que a poupança pode ser a longo prazo, mas desejo algo com menos riscos por ainda ser leiga no assunto, poderia me ajudar

  39. anonima, em 06/05/2013

    gostaria por favor de uma opinião possuo uma qquantia de 10.000.00 queria saber onde devo aplicar, pois gostaria de estar resgatando em 12 meses. Não sei o que seria melhor me ajude por favor.

    • anonima, em 07/05/2013

      Estou aguardando sua resposta Victor.

      Obrigada.

  40. Tio Patinhas, em 12/05/2013

    Parabéns pelo post.
    Eu já fiz investimento de tudo que tipo, mas o que mais rende é comprar terrenos em loteamentos novos. Dobra em menos de 90 dias, aí vende e compra outro em outro loteamento novo e assim vai… Eu também tenho hábito de comprar moedas de R$ 1 e guardar, em 1 anos consegui guardar 105Kg de moedas de R$ 1. Em valores? Nem faço ideia. Perdi juros? Sim, mas guardei e os tenho, além de influenciar meus filhos a dar valor e guardar cada moeda.

  41. Hermes Brandao, em 12/05/2013

    ola, como conseguir maior liquidez “em torno de 1,5%” com um investimento de 400.000.00R$

  42. Everton, em 16/05/2013

    Muito bom o blog! Não o conhecia, mas é realmente sensacional. Estão de parabéns.
    Bom, como todo iniciante, tenho uma dúvida, que se consiste de um problema clássico:
    Em Jan/2017, pretendo estudar fora. Dessa forma, devo juntar o máximo de dinheiro possível (R$170 Mil seriam suficientes)! Pretendo reservar R$2.300 religiosamente, todo mês, a partir de Jun/2013. Escolhi o Tesouro Direto como forma de multiplicar essas “prestações”, mas tenho dúvida quanto qual é o título que irá me proporcionar potencialmente o maior retorno na data fim (Jan/2017). Teriam alguma sugestão?

  43. Rafael Oliveira Sousa, em 17/05/2013

    Olá, bom dia amigo … há algum tempo venho acompanhando seu trabalho, no que se refere aos investimentos no Tesouro Direto, neste intervalo uma dúvida sempre me fora recorrente; dúvida esta com cerne no “valor” (em porcentagem) do rendimento. Tentei das mais diversas formas simular rendimentos com base na NTN-B, coloquei valores referenciais, como: Inflação de 5,84%, Taxa de 0,4% administrador ou agente e Taxa de 7,38 no “Papel”. O que me surpeendeu é que o valor “sacado” no vencimento do título é menor. Minha simulação ocorreu com dois valores, 30,00 reais (Mínimo permitido) e 1.000,00. No final do vencimento os valores a serem retirados eram 27,19 e 906,31, respectivamente. Gostaria que se possível o senhor me orientasse; creio eu não está entendendo as informações passadas pelo simulador.

    Seria infinitamente grato com seu auxílio

    Rafael OIiveira Sousa

    Ps: Site do simulador: http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx

  44. SoConsorcio.com, em 22/05/2013

    Ótimo blog!

    Para mim, o melhor investimento com o menor risco e a maior lucratividade é o consórcio, abaixo justifico!

    O consórcio tendo como investimento apenas para resgatá-lo não é tão interessante, quando realmente usá-lo de fato como investimento.

    Exemplo

    Você pode comprar uma cota de 200 mil reais de consórcio e esperar até o final do plano para resgatar os 589 mil reais que ele irá gerar, isso em um prazo de 180 meses.

    Porém digamos que você não queira esperar esse tempo todo, o que poderá fazer então para lucrar ainda mais com seu consórcio e realmente usar como investimento?

    Simples, trabalhe com a venda de cartas contempladas, exemplo: Digamos que você adquira a mesma cota de 200 mil reais, e entre em um grupo já em andamento, os chamados “FURO” e contemple sua cota na média normal de 12 meses, você terá investido 16 mil reais, pois a parcela é de 1.680, aí você resolve vender sua cota contemplada, em média, você tem 40% de margem sobre o valor do crédito total, ou seja, 80 mil reais, mas… você já pagou 16 mil, então diminuimos os 16 mil dos 80 mil e temos um lucro de 64 mil reais em 12 meses!!!

    Essa é a melhor forma e mais rápida de investimento, além do que o BANCO CENTRAL garante 100% do seu crédito caso venha acontecer algo com a administradora ou o grupo, ou seja, TOTALMENTE SEM RISCO.

    Você ficou com mais dúvidas???

    Acesse:
    ou ligue:

    ou envie-nos um email:

  45. wandson, em 03/06/2013

    gostei muito, mas a finalidade de alguns iniciantes é saber quais eles exemplos podem ser dado, tipo nos dias de hoje uma poupança forçada é uma boa recomendação para iniciantes?
    compras de pequenas ações é um investimento bom?
    precisamos de exemplos claros para melhor agir…
    aguardo um texto claro e com situações que possa ajudar.
    obrigado.

  46. Gleicy, em 11/07/2013

    Boa noite a todos, estamos trabalhando com um novo produto para investimento em nosso escritório. O mesmo esta cinquenta por cento a baixo do valor de mercado podendo trazer retorno de 100% em um prazo máximo de dezoito meses mas é prazo máximo mesmo.Tudo isso devido a ser um prazo que o Banco mesmo pede. Nesse caso, imóveis de LEILÃO,temos casas,apartamentos,terrenos. Enfim todo mês uma lista atualizada, a partir de R$50.000 , tudo isso sem risco ,caso o mesmo não saia em seu nome o banco junto com o contrato assinado com termos de devolução. Quanto a ” e a despesa que terei ” . NENHUM ! O banco fica responsável pelo despejo, e/ou casos muitos extremos com força policial. Caso tenha algum interessado que realmente é bom, entrem em contato comigo . gleicyane@btichampagnat.com.br . Att.

  47. Camila, em 05/09/2013

    Boa tarde, preciso de R$ 500.000,00 para investir … em loteamento alguém interessado ?

  48. adilson, em 06/09/2013

    o melhor investimento sem duvida é imovel para alugar

  49. JACQUELINE SA, em 16/09/2013

    TENHO 20 ANOS E QUERO PODER INVERTIR EM ALGO A LONGO PRAZO CO POUCO RISCO E QUE VENHA ME BENEFICIA FUTURAMENTE QUAL MELHOR INVESTIMENTO

  50. andre pinato, em 24/09/2013

    ola pessoal sou marinheiro de primeira viagem na area de investimentos tenho um bom dinheiro para entrar gostaria de saber se num investimento posso retirar o dinheiro envestido no momento que eu quizer e quais os fatores de risco em um banco privado como o sicoob .nao tenho sertezas só duvidas obrigado

  51. ismael, em 01/10/2013

    Ola, Alguém poderia me ajudar. gostaria de fazer um investimento de 300,00 mensal. qual seria a melhor solução?

  52. MOACY, em 05/10/2013

    tenho um dinheirinho extra e gostaria de investir em um tipo de comercio mas estou sem ideia e com medo de investir errado e quebrar.pode me a uma ideia?

  53. JAN, em 10/10/2013

    Vitor,,,,com 16 mil reais. qual seria o melhor investimento títulos públicos ou poupança?

  54. emerson rodrigues, em 18/11/2013

    sou novo no mercado, estou interessado em começar a investir em algo bom para o meu futuro. não tenho medo de correr riscos, qual seria a sugestão de um bom investimento? se tiveres um site para me indicar agradeço.

  55. genivaldo, em 25/11/2013

    minha premeira visitar no seu blog também,
    meu amigo tenho 31 anos nunca fiz invest antes, agora quero investir. ums 500,00reais por mes, o que vc min indica para um iniciante no assunto..

  56. bruno, em 08/01/2014

    Concordo! o dia que alguém me oferecer um ativo prometendo Liquidez,Rentabilidade E segurança Pulo fora-a!
    Meu Blog:
    http://investimentosteen.blogspot.com.br/

  57. Sandra R.Queiroz, em 12/01/2014

    O blog me incentivou a conhecer mais sobre investimentos. Preciso de uma ajuda: Qual a opção de investimento em substituição a Previdência Privada? Um investimento que passado o momento de acumulação, vou receber recursos mensalmente?

  58. kellysilva, em 30/01/2014

    adorei seu post , muito valido para quem esta começando.gostaria de saber como faço para investir e como faço isso eu quero garantir o futuro de meus filhos queriacomeçar com 200,00 como faço.

  59. João, em 17/03/2014

    Amigo gostaria de lhe apresentar o seguinte caso:

    Suponha que tenho 2 milhões de reais e queira viver da rentabilidade MENSAL dele. Gostaria de chegar ou ultrapassar R$15 mil/mês porém quero “ZERO” de riscos. Qual a melhor opção? Existe algum investimento com retorno mensal por volta de 0.75%, que me faria atingir a meta de R$15 mil/mês?

    Parabéns pelo trabalho e obrigado antecipadamente!

  60. Bruno, em 20/03/2014

    tenho um trabalho de faculdade pra ser resolvido e sou leigo em investimentos, tenho uma empresa e ela teve uma folga financeira de 150 nos próximos 3 anos. desse valor a empresa usará da seguinte forma, 25 mil em 45 dias, 25 mil em 190 dias , 25 mil em 370 dias, 25 mil em 740 dias e 50 mil em 1100 dias. minha pergunta é qual investimento eu vou ter mais retorno considerando as taxas de mercado de fev/2014. agradeço a atenção e aguardo contato

  61. Edimar andrade de souza, em 25/03/2014

    o melhor I vestimenta esta na aria articula,como PRONAF rural e um linha de credito sem juro com um carência de até 6 anos isso e um bom negocio,eu fiz um e não arrependo.

  62. Marie Lefebvre, em 25/04/2014

    Para aqueles que querem mais informação sobre as melhores práticas de investimento nos start-ups, temos um workshop no Rio de Janeiro ensinado por um investidor experiente do Vale do Silício. Vejam mais informações no site http://www.investorsinsights.net

  63. Johnb103, em 14/05/2014

    Superb post but I was wanting to know if you could write a dddgeeekkkck

  64. Leandro Souza, em 28/05/2014

    É sempre com entender bem os riscos antes de entrar em um investimento, principalmente adquirindo conhecimento sobre o que vai fazer.

    institutoevora.blogspot.com.br

  65. cosmo de moura, em 12/08/2014

    Ola amig(as/os);quero entrar Para este time Como EU faco?

  66. cosmo de moura, em 12/08/2014

    Me liguem(85)7914-6272 coosmo

  67. cosmo de moura, em 12/08/2014

    Quero entrar Para o time85/8914-6272

  68. cassius, em 21/07/2012

    Boa niote Leonardo,

    Qual a rendimeto para ganahr o lucro de médio de 1,5% ao mês ? Grato, Cassius .

  69. christian, em 08/08/2012

    fiquei interessado gostaria de mais enformações

  70. MAURICIO, em 21/07/2012

    Gostaria de investir no segmento … peço que faça contato inicial por email … Att. Mauricio

  71. Lauro, em 02/01/2013

    Olá Manoel João.,fiquei interessado em saber maiores informações sobre este investimento em cosméticos.Poderia saber o seu e-mail e número de celular.Um abraço,e aguardo contato.

Deixe seu comentário

*

Receba as novidades do Blog do Investidor