Como ganhar dinheiro fácil na internet sem trabalhar!

274
68503

Quer ganhar dinheiro fácil, rápido e de forma honesta na internet, sem precisar trabalhar? Transforme 1 centavo em 100 mil reais! Processo comprovado e garantido! Eu acreditei e ganhei! Você vai perder esta oportunidade?

Sério que você acredita que isso existe mesmo? Antes eu não entendia porque é que ainda existiam tantos golpes por aí. Mas fazendo uma análise comportamental do ser humano, e principalmente do brasileiro, é possível ver que não é tão absurdo assim um golpe dar certo.

Antes que você saia botando a culpa nas pessoas desonestas e até no governo, saiba que até um golpe segue a lei da oferta e da demanda! Ou seja, eles só existem aos montes porque muitas pessoas se interessam neles.

Porque existem tantos golpes?

Por inúmeros motivos, dentre eles:

  • Jeitinho brasileiro e a necessidade de se “dar bem” ou “ter vantagem” em tudo. Tanto é que a procura “como ganhar dinheiro fácil” é uma das mais comuns no Google.
  • Histórico de altos juros no Brasil e expectativa ilusória de retorno de aplicações, no qual ninguém estranha a promessa de ganhar mais de 1% ao mês sem risco.
  • Condição social do trabalhador brasileiro, que é enganado por uma oportunidade mágica de mudar de vida.
  • Tentativa frequente de enfatizar e divulgar os acertos, mesmo que com a melhor das intenções. Você lembra-se de quando contou para todo mundo de um desconto ou bom negócio que teve? Baseado neste princípio que muito destes golpes se popularizam: a exponencial divulgação e criação de credibilidade “viral” através do boca a boca.
  • Capacidade que os fundadores deste esquema têm de fazer as pessoas realmente acreditarem no produto como sendo milagroso e diferente, a ponto de criarem soldados fanáticos.
  • Incapacidade do sistema criminal brasileiro em condenar práticas ilegais “novas”.

Como este golpe funciona?

Existem vários tipos de golpe, com diferentes tipos de disfarce, mas o mais comum e que discutiremos neste artigo é chamado de Pirâmide Financeira ou Esquema de Pirâmide, e seu disfarce é conhecido por um nome bem bonito: Marketing Multinível.

Antes de tudo gostaria de deixar claro que Marketing Multinível não é sinônimo de golpe, pelo contrário, é uma estratégia de marketing muito inteligente e curiosa, embora controversa. O problema são os golpes que se disfarçam de Marketing Multinível.

A pirâmide financeira é um modelo não sustentável que depende do recrutamento (indicação, convencimento) de novas pessoas para sustentar o próprio modelo.

Geralmente o produto ou serviço é um mero detalhe, e o ganho/lucro virtual do vendedor é pago com a entrada de novos recursos originados de novos vendedores.

Resumindo: o retorno do vendedor vem do dinheiro investido pelas pessoas que ele recrutou, e assim sucessivamente.

Se quiser entender melhor, leia no Wikipédia sobre o Esquema de pirâmide.

Eu conheço alguém que ganhou muito!

Enquanto a pirâmide não desaba (e isso pode durar muito tempo) é possível ganhar, e muito. Todos conhecem ou ouviram falar de pessoas que ganham R$ X mil por semana e etc, mudaram de vida, ganharam um carrão, e até chatos de churrasco que juram por tudo que dá certo.

Estas pessoas são a minoria da minoria, muitas vezes estão mais próximas do topo da pirâmide e ganharam em detrimento de outras.

As pessoas (muitas vezes “amigos”) que ela indicou e as pessoas que estas pessoas indicaram foram as responsáveis pelo grande lucro.

Não me arrisco a afirmar nada, mas vale a pena pensar: pode até ser que o esquema não seja ilegal, mas é ético e legítimo?

Esta reportagem da Newsweek comenta sobre um conhecido esquema e demonstra que 10% dos vendedores ganham mais de 100 dólares por semana, e o índice de abandono é próximo de 70%.

Mas o produto é bom!

Apesar de não ser milagroso, muitas vezes o produto é muito bom. O problema é que normalmente ele possui preços proibitivos para ser vendido em canais de venda comuns, e desta forma para gerar uma demanda é utilizado o marketing multinível de forma ilícita.

O interessante de uma pirâmide é que, independente do produto ser bom ou não, praticamente todas as vendas são feita para os próprios vendedores, e não para o consumidor final fora do esquema.

Como eu identifico uma pirâmide financeira?

Pra começar não ache que dinheiro cai do céu, ou que existem mágicas e milagres para ficar rico. Desconfie de qualquer garantia de retorno, principalmente quando ele é expresso em valores definidos. Procure o registro da empresa em órgãos reguladores como a ABEVD ou até a CVM. Questione as fontes de credibilidade: Ex.: Não é porque você assistiu anúncios na televisão com gente famosa que o modelo é honesto.

Conforme falei anteriormente, existem modelos de marketing multinível legítimos, mas é recomendado analisar bem antes de entrar.

A dica inicial é checar se a empresa realmente foca na venda de produtos, ou se foca no recrutamento de novos vendedores. Muitas vezes até é criado superficialmente a ideia de que a venda do produto é importante, quando na prática não é.

Para saber se o foco é realmente no produto, procure saber qual parcela das vendas é destinada ao varejo (consumidor final que não é vendedor e está fora do negócio).

Desta forma, desconfie se:

  • a maioria dos produtos vendidos for destinado aos próprios vendedores.
  • houver um grande estímulo para convencer outras pessoas a participarem da venda.
  • os produtos não são vendidos em outros canais de venda (supermercados, lojas, etc).
  • é estimulada ou obrigatória a compra de diversos produtos para participar e uma quantidade mínima por mês.
  • as comissões são pagas em muitos níveis de hierarquia.
  • para justificar um altíssimo preço, o produto é considerado milagroso, inovador ou alguma outra característica exagerada.
  • fizerem questão de apresentar exemplos de vendedores bem sucedidos.
  • houver uma grande discussão em torno da credibilidade da empresa.

Acho que eu estou dentro de um esquema de pirâmide, e agora?

O triste de tudo isso é que nem todo mundo busca uma “boquinha” ou uma forma de ganhar dinheiro fácil. Muitos são enganados mesmo, seja por indicações de pessoas de confiança (e que também foram enganadas), seja porque simplesmente confundiram a legitimidade de algum outro modelo autentico com o praticado no esquema de pirâmide.

E o mais triste é que quem paga a conta é sempre aquele que se endividou para entrar no esquema, e realmente acreditou no produto e na oportunidade.

Ao identificar que caiu em um golpe a primeira coisa a fazer é denunciar. Depois tente reaver o seu dinheiro o mais rápido possível. Algumas vezes você até consegue resgatar seu dinheiro, antes da pirâmide desabar. Depois espalhe a sua experiência para evitar que mais pessoas caiam no mesmo golpe.

Uma consequência terrível de golpes é a perda de credibilidade em investimentos em geral. Muitas pessoas que caem em golpes depois não confiam em mais nada referente a investimentos, e acabam deixando o dinheiro parado na conta, debaixo do colchão e no máximo na poupança.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Update (18/07/2013): Estou impressionado com a quantidade de divulgações de esquemas para ganhar dinheiro rápido que aparecem nos comentários. Será que as pessoas não leram o artigo ou simplesmente não entenderam? Antes estava apagando todos, mas agora vou apagar somente os links e manter os comentários, para que sirvam de exemplo.

Obs.: Não irei citar nomes nem discutir sobre a legitimidade de um ou outro negócio, mas seguem abaixo diversas publicações sobre este assunto:

LEAVE A REPLY

274 COMMENTS