Risco é sempre ruim? Não necessariamente

9
10757
Warning: Surf at your own Risk

Neste post vou tentar falar sobre um assunto que gera muita dúvida: risco. Ele é sempre ruim? Há muitas discussões, matérias e até carreiras envolvendo este assunto, mas afinal, o que é risco?

Muitos consideram risco como sendo algo muito ruim, outros como sendo uma probabilidade de algo dar errado.  O próprio dicionário Michaelis define risco como sendo: possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. Outros dicionários definem como sendo a probabilidade de ocorrência de um evento desfavorável.

Então realmente o risco é algo ruim que eu devo evitar a qualquer custo? Depende, risco pode indicar coisas boas ou coisas ruins. Eu pessoalmente considero como sendo a probabilidade de algo acontecer de maneira diferente daquela que eu planejei.

Infelizmente não há como evitar riscos. O simples fato de sair de casa e andar na rua incorre no risco de escorregar e cair, tomar chuva, ou até de ser assaltado. Mas então quer dizer que não há riscos bons? Lembre-se que você corre o risco de aproveitar um tempo bom para passear, de conhecer ou encontrar alguém especial, de descobrir alguma coisa, de aproveitar alguma oportunidade seja ela qual for. Quem não sai de casa não corre nenhum destes riscos (ou talvez até esteja sujeito a outros tipos de risco).

Quer mais um exemplo? Você está em uma festa com seus amigos, e a garota que você nunca teve coragem de conversar está disponível. Se você chegar e conversar com ela você corre o risco de: gaguejar, “pagar um mico” e até levar um fora. Mas você também corre o risco de ter uma conversa agradável com ela, conhecê-la e quem sabe até algo mais. Se você não correr este risco você nunca vai saber e nada vai acontecer. É o velho ditado: “quem não arrisca não petisca”.

Então quer dizer que risco é algo bom?

A resposta novamente é depende. Até mesmo o piloto de Fórmula 1 não leva a vida inteira a 300km/h, ele também tem um carro de passeio que possui conforto e segurança. Risco pode ser o indicativo de um possível bom resultado, basta ponderar se o potencial lucro que o risco confere compensa a possibilidade desse resultado não acontecer (e seus possíveis resultados adversos). Como diz o megainvestidor Warren Buffett, o risco só existe quando você não sabe o que está fazendo.

Portanto, e não apenas nos seus investimentos, identifique sempre o que pode acontecer fora do planejado. Todos os investimentos, sejam eles quais forem, têm algum tipo de risco. Se existe a chance de acontecer um resultado ruim, pondere se a sua expectativa de lucro compensa esse risco. Assim você estará ciente das possibilidades e tomará decisões mais confortavelmente.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

9 COMMENTS

  1. O risco trás consigo a oportunidade de ganhos. O complicado é quando o investidor entra sem conhecer os riscos envolvidos na operação.
    Sou totalmente favorável a investimentos de risco, desde que os mesmo tenham sido previamente avaliados.

  2. Mann was ffcr ne kranke Grfctze.Aber imermhin schafft es auch ein Splatter in den VeloAward,echt schf6n vielsietig der Wettbewerb.Zieh ne Linie und alles macht BOOM.Klar ich weidf auch was ffcr ne Linie der Autor des Filmsvor der Ideenfindung gezogen hat.

  3. Perfeitamente bem explicado e eneitdndo.Este guia ISO 26000 deve ser a forma de ae7e3o real para empresas e organizae7f5es.A melhor e mais carinho e9 essencial para a mudane7a de ciclo.Obrigado por compartilhar