Qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco?

138
83180

Já perdi a conta de quantas pessoas me fizeram a pergunta: Qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco?

Para o investidor iniciante faz sentido prestar atenção apenas aos fatores positivos de um investimento, mas sempre precisamos entender todos os detalhes.

Muitas vezes somos pegos desprevenidos com alguma regra ou característica de nosso investimento, como uma carência, imposto a pagar ou risco que não sabíamos.

Por este motivo respondo: Depende do seu objetivo, do que é e do que não é importante para você.

Este artigo poderia ser muito longo, mas simplificando apenas com investimentos em renda fixa (CDBs, Títulos Públicos, Debêntures e Fundos de Renda Fixa), temos 4 pilares:

  1. Risco: de crédito e de mercado. Conforme explicado neste artigo, é a possibilidade de algo sair diferente do planejado. O risco de mercado acontece quando a taxa de juros (ou outro indexador de sua aplicação) varia durante o prazo do investimento e você ganha mais ou menos que o esperado inicialmente. No caso de risco de crédito, é simplesmente a possibilidade da instituição da qual você investiu falir e você não ter seu dinheiro de volta. É o famoso calote.
  2. Retorno: relativo (%) ao CDI e/ou atrelado a algum indexador. Lembrando que taxa de administração, tarifas e outros custos são “embutidos” nessa relação risco/retorno. Se a taxa de administração de um investimento em renda fixa é alta (Ex.: maior que 1% em fundos de renda fixa), então é necessário se arriscar mais para compensar o custo e entregar um bom retorno, isto é, possuir algum título de maior risco (como uma debênture de uma empresa mais arriscada). Atente também ao Imposto de Renda cobrado, que muitas vezes diminui com o passar do tempo.
  3. Liquidez: facilidade para resgatar o investimento. Alguns Bancos oferecem a famosa “liquidez no vencimento”, isto significa que o investimento não possui liquidez. Se o prazo for de 5 anos, por exemplo, você pode esquecer que você tem aquele dinheiro até o vencimento, pois mesmo na maior das urgências você não vai poder resgatar. Por isso que investimentos com menor liquidez possuem maior retorno. Há também casos com penalidades para resgate antecipado.
  4. Acessibilidade: valor mínimo de aplicação. É comum oferecerem um baixo retorno para investimentos com valores baixos de aplicação, e vice versa.

Eu quero um investimento com alto retorno, baixo risco, alta liquidez e aplicações mínimas baixas!

Salvo exceções, nenhuma instituição financeira oferecerá os 4 itens. Isto porque para ela o investimento é um produto de venda, ou seja, ele precisa gerar retorno para continuar sendo oferecido.

O recomendado não é procurar o investimento com estes 4 itens, e sim o ideal para você. Para isto basta estudar e se planejar, para assim poder fazer a melhor escolha, ao identificar o que realmente é importante.

O que escolher então?

No caso de investimentos em renda fixa, o raciocínio é simples: escolha 2 ou no máximo 3 destes pilares e abra mão do que considera menos importante, ou que é indiferente.

  • Quer a maior rentabilidade possível? Então assuma correr um pouco mais de risco e/ou planeje-se melhor para poder ter menos liquidez.
  • Quer o menor risco possível? Então não espere retornos muito superiores ao CDI.
  • Quer liquidez? Então a rentabilidade ou risco serão comprometidos.
  • Não tem muito dinheiro para aplicar? Se quiser um bom retorno, planeje-se para não precisar do dinheiro no curto prazo.
  • Gosta de se arriscar? Neste caso há muitas opções para você. Mas entenda e esteja ciente dos riscos corridos.
  • Não tem pressa para resgatar (ex.: poupando para aposentadoria)? Ótimo, procure alternativas com menor liquidez e maior retorno.
Muitas opções?

E os títulos públicos?

A dúvida que pode surgir: mas e os títulos públicos que são seguros, líquidos, acessíveis e com bom retorno?

Primeiramente vamos lembrar do artigo que fala sobre os riscos de títulos do governo.  Sendo uma modalidade com o menor risco possível, acessível e com alta liquidez (semanal), então a rentabilidade deveria ser baixa, certo? Mas ela é baixa. O que acontece é que como o investidor normalmente tem pouco conhecimento sobre investimentos, os bancos comerciais costumam oferecer produtos com rentabilidade mais baixa ainda! Lembre-se: o objetivo do Tesouro Direto é democratizar o acesso a investimentos, e não maximizar o retorno para os investidores.

Para terminar, tem um caso que sempre utilizamos pra ilustrar esse tipo de escolha: uma vez uma moça nos perguntou qual era um investimento seguro, rentável e líquido, pois o filho dela estava completando 1 ano e ela queria começar a investir pra pagar a faculdade dele.

Nossa resposta? Pra que um investimento líquido, se o horizonte do investimento é de 18 anos?

Por isso que nós insistimos: pense bem no seu objetivo e no que é realmente importante para você.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

LEAVE A REPLY

138 COMMENTS

  1. tenho um trabalho de faculdade pra ser resolvido e sou leigo em investimentos, tenho uma empresa e ela teve uma folga financeira de 150 nos próximos 3 anos. desse valor a empresa usará da seguinte forma, 25 mil em 45 dias, 25 mil em 190 dias , 25 mil em 370 dias, 25 mil em 740 dias e 50 mil em 1100 dias. minha pergunta é qual investimento eu vou ter mais retorno considerando as taxas de mercado de fev/2014. agradeço a atenção e aguardo contato

  2. o melhor I vestimenta esta na aria articula,como PRONAF rural e um linha de credito sem juro com um carência de até 6 anos isso e um bom negocio,eu fiz um e não arrependo.

  3. É sempre com entender bem os riscos antes de entrar em um investimento, principalmente adquirindo conhecimento sobre o que vai fazer.

    institutoevora.blogspot.com.br

  4. Ola, eu não intendo nada de bolsa ou de investimento, apenas quero fazer com que o meu dinheiro renda para que daqui a 40 ou 50 anos eu possa resgatar todo. Em que eu posso investir? Na bolsa de valores e uma boa? EU estou pensando na bolsa mas eu gostaria de ter um otim retorno a longo prazo mas não quero correr o risco muito grande de depois perder todo.

    Qual conselho você me diria…

  5. ola boa tarde poderia me dizer no que investir em 1 ano com 1,500 mensais qual o melhor plano e o montante final + ou – qual seria?
    obrigada pela atenção

  6. Trabalho para uma empresa chamada Partners Brazil, que, além de outros serviços, oferece também a plataforma Euroclear para viabilização da venda de títulos (certificamos o título para venda).

    Nosso serviço, em relação à plataforma Euroclear, inclui:

    – Certificação digital
    – NCDC (contrato internacional)
    – Monetização
    – Câmbio
    – Outros contratos internacionais (subcontratos)
    – Plataforma (programasoftware)
    – Hardware
    – Open account (abertura de conta no Euroclear)
    – BIC swift bancário (código de correspondência)
    – Forms (formulários de preenchimento)
    – EDT (Eletronic Document Transmission)

    O preço do serviço é 50 mil euros. Já temos experiência neste ramo. Se o título for aprovado pelo banco, o prazo limite para que esteja na tela é de 25 dias. O banco selecionado irá depender, temos uma lista com cerca de 30 opções.

    Colocamos também no ISIN (Bovespa).

    att,

    Leonardo Carvalho
    Consultor em comex na Partners Brazil
    (61) 8192-0448 (TIM)
    [email protected]

  7. boa noite vitor suponhamos que eu tenha 150,000 e precize de um rendimento mensal com baixo risco medio retorno e tenho um prazo de 24 meses que posso deixar o dinheiro la parado sem mexer o que vc me indica em titulos publicos???

  8. Bom Dia,
    Eu sou um investidor privado. Fornecer empréstimos garantidos e sem garantia real
    Homens e mulheres de negócios que estão na transação comercial, automóvel
    compra, empréstimo de compra de casa e outros empréstimos pessoais ETC damos
    empréstimo de longo prazo de cinco a 50 anos no máximo, com uma taxa de juros de 3% neste
    você também pode dizer o quanto você precisa enviá-lo para você
    termos e condições que é se você está realmente interessado em obter um empréstimo de
    nós, entre em contato conosco via e-mail; [email protected]
    Mr.Allen Smith

  9. Eu so investi na poupança mas gostaria de investir 3000,00 com pelomenos um intrvalo de 12 mses qual e o melhor investimento grata cristiane

  10. Senhores investidores, neste momento em que o país passa por enormes dificuldades, convido a todos que houver interesse, para investir em um dos setores que neste momento nós dá um grande retorno que é o agronegócio, o qual você terá pouco investimento e ótima rentabilidade mensal. Caso tenha interesse em conhecer essa oportunidade, me adicione no Whatsapp : Davi Oliveira (71)9945-2865 Vivo.