Entenda de verdade para que serve um Banco: ele PRECISA do seu dinheiro

28
24325
banco

Quando falamos a palavra banco, o que vem a nossa cabeça?

Cofre, dinheiro, conta corrente, cheque, empréstimo. Você pode até achar que a função do banco é guardar dinheiro, disponibilizar conta corrente, emitir cartão de crédito, oferecer alternativas, mas na verdade a principal atividade do banco é emprestar dinheiro.

Pode ser um empréstimo pessoal, um financiamento de carro ou casa, um crédito rotativo no cartão de crédito ou um cheque especial, tanto faz: todos são empréstimos.

De onde o banco tira tanto dinheiro para emprestar?

O banco é o agente central de um sistema financeiro.

Simplificadamente, de um lado estão os poupadores, isto é, todos que acumularam recursos provenientes de algum tipo de renda: trabalho, lucros, vendas etc. Do outro lado estão os investidores, todos que precisam de recursos para aplicar em produção, instalações, aquisição de bens etc.

O banco faz a ponte (intermediação financeira) entre esses dois lados, crucial para a economia crescer.

Em qualquer negócio, a empresa compra o produto a um determinado preço do fabricante ou do atacadista e revende o produto mais caro para o seu cliente ou consumidor. Esse ganho entre o preço de compra e de venda tem que ser suficiente para que a empresa cubra os custos do seu negócio (instalações, transporte, funcionários, impostos etc). Resumindo: comprar barato e vender caro, e quanto maior a quantidade, mais lucro.

Num banco, a lógica é a mesma. O produto é o dinheiro, e o preço é a taxa de juros.

Como ninguém pode “imprimir” dinheiro, o banco precisar tomar dinheiro emprestado para poder emprestar. Assim, ele sempre tentará captar o dinheiro dos poupadores ao menor preço (taxa de juros) possível, e tentará repassá-lo a quem precisa ao maior preço (taxa de juros) possível. Essa diferença entre as taxas de juros de captação e de empréstimo aos clientes é chamada spread bancário.

O banco precisa do seu dinheiro!

Note que é fundamental que o banco capte dinheiro de quem está poupando, ou seja, o banco PRECISA tomar emprestado O SEU dinheiro! Pode até soar estranho, mas é isso mesmo: você empresta dinheiro pro banco para ele ganhar MAIS dinheiro emprestando a outras pessoas.

O banco sempre tentará captar o seu dinheiro ao menor preço e pelo máximo de tempo. Quando você deixa qualquer dinheiro parado na conta corrente, está entregando o dinheiro “de graça” para o banco, ou seja, com 0% de juros. Por ora, vamos ignorar as tarifas bancárias, pois só “pioraria” a situação. Você pode sacar esse dinheiro quando quiser, é verdade, mas se você não aplicá-lo, o banco o faz por você diariamente e retém todo o lucro.

Existem outras formas de captação de recursos no banco: poupança, CDB e vários outros produtos. O gerente do banco representa tanto a área de compras, tentando captar o seu dinheiro ao menor preço possível, como a área de vendas, concedendo empréstimos ao maior preço possível. Avalie as recomendações dele com cuidado.

Agora que você entendeu o que um banco faz, lembre-se: o banco precisa do seu dinheiro para a sua atividade principal, a de emprestar dinheiro. Esse objetivo, de captar seus recursos ao menor preço possível, está presente em quase todos os produtos que um banco oferece, da conta corrente aos investimentos. E se ganhar esses recursos custou tanto a você,  valorize-os e procure sempre melhores condições para aplicá-los.

Para quem tiver interesse de ler um pouco mais a respeito, recomendo: “How banks Work“.

 

LEAVE A REPLY

28 COMMENTS

  1. Olá Ulisses,

    Vejo os grandes magazines (casas bahia, luiza) como verdadeiros bancos. Ganham milhões com o spread do financiamento.

    Abraço!

    • O modelo de negócios deles é esse mesmo! O consumidor não se incomoda com os juros embutidos, então eles fazem a festa: forçam nos prazos com os forncecedores, e por outro lado embutem juros gigantescos pro consumidor… É uma operação extremamente financeira! Aliás, dada essa acomodação do brasileiro com os juros embutidos nas compras, quase todos os negócios que vendem ao consumidor trabalham com isso…
      Abs

  2. acho que as perguntas (e as respostas) interessantes seriam: i) quando vc coloca dinheiro num fundo de investimento do banco, também esta emprestando dinheiro pro banco? ii) quando um banco quebra, o que acontece com o seu dinheiro?

    • Guilherme,
      Concordo, excelentes perguntas. Isso será abordado com mais profundidade quando eu começar a falar de Fundos de Investimento, conflitos de interesse, etc.
      Mas pegando o gancho, em linhas gerais temos:
      i) nos fundos de banco, normalmente parte dos recursos é investida em outros fundos, CDBs ou outros títulos do próprio banco; e
      ii) o banco e o fundo são entidades separadas, portanto se o banco quebrar, nada acontece com o fundo. No entanto, se esse fundo investir parte dos recursos em títulos, como CDB, do próprio banco, essa parte do patrimônio do fundo pode ser prejudicada
      Abs

  3. […] Quando pensamos em investimentos, frequentemente lembramos da poupança, que é  a escolha mais simples  e prática. No entanto, já falamos exaustivamente aqui no Blog do Investidor que existem muitas opções mais interessantes que a poupança. Também falamos que uma forma comum de investir é emprestar dinheiro para o banco em troca de um retorno.  O banco utilizará este dinheiro para exercer sua principal atividade: emprestar dinheiro. […]

    • Eric,
      Ainda não assisti o vídeo (obrigado pela dica!), mas o banco empresta mais dinheiro do que o próprio patrimônio sim. Aliás, se não fosse isso, os empréstimos e outros serviços do banco seriam ainda mais caros.
      O banco não cria dinheiro do nada (não é raro se deparar com alguém dizendo isso), mas ele trabalha com alavancagem, ou seja, toma dinheiro emprestado dos investidores (através do CDB, poupança ou conta corrente, por exemplo), e empresta esse dinheiro para outras pessoas. O patrimônio do banco serve como reserva para cobrir possíveis “descasamentos” entre investidores e tomadores.
      Alavancagem significa potencializar, para o bem ou para o mal. Para evitar o excesso de alavancagem, existem normas internacionais (Acordo de Basileia) e a supervisão do Banco Central do país, que tem a sua disposição medidas como capital mínimo, depósitos compulsórios, etc.
      Abs

    • se adora brincar de banco segue dica, vídeo Hitler lutou contra os bancos, rostilchildes, Hitler sobre padrão ouro e padrão moeda. Hitler lutou contra a casta e reformas socioeconômicas de Hitler foio motivo da guerra, Hitler decretou a usura crime e se ganhasse a guerra decretaria este sistema em todo o mondo por este motivo os donos do poder mundialbanqueiros judeus criaram a mentira do holocausto para combateras ideias de Hitler e jogar o mundo contra a Alemanha. pesquise também livro proibido sobre o assunto os protocolos dos sábios de siao. talmude desmascarado. bombardeio de sresdem hellstorm.

  4. ola! Gostaria de saber como investir o seu dinheiro .. usando o sistema de imitir seu próprio dinheiro ao um determinado banco.E qual porcentagem estabelecida pelos determinados bancos e suas taxas de porcentagem lucrativas,Mensal ! Obrigado

  5. Ótimo artigo!!

    Na verdade a palavra “empréstimo” é um “nominho” pomposo para dizer que o banco vende dinheiro no “crediário” assim como as grandes redes de lojas o fazem, porém no caso delas, o produto não é o dinheiro em si e sim algum objeto ou bem de consumo.

  6. Bom dia,

    Primeiramente quero parabenizar o artigo, muito bem feito, e o blog em si que é super interessante, ótimos assuntos relatados.

    Gostaria de saber se você aceita publicar um guest post sobre financiamento e qual seria o valor.

    Desde já agradeço muito.

  7. Stai cercando la libertà finanziaria? sei in debito, hai bisogno di un prestito per iniziare una nuova attività? o crollate finanziariamente, avete bisogno di un prestito per comprare un’auto o una casa? Rifiuti la finanza dalla tua banca per sempre? Vuoi migliorare la tua situazione finanziaria? Hai bisogno di un prestito che le tue fatture stiano pagando? Non cercate più, vi diamo il benvenuto per l’opportunità di tutti i tipi di prestiti che si ottiene a tassi di interesse molto convenienti del 3% bisogno di maggiori informazioni, contattaci ora via emai: [email protected]

  8. Olá,

    Você precisa de um empréstimo?

    Você está interessado em obter algum tipo de empréstimo?
    Você está preocupado financeiramente? Ou você precisa de um empréstimo para pagar suas dívidas e contas ?, e-mail
    Desejamos dar empréstimo a quem já precisa de um empréstimo a uma taxa de juros baixa de 2%, concedemos um empréstimo de no mínimo 5.000.00 usd até o máximo de 100 milhões de dólares, libras, euros, se estiver interessado, entre em contato conosco via email: [email protected]

    (INFORMAÇÕES DE TERCEIROS)

    Nome completo:………………….
    ERA………………………..
    ESTADO CIVIL………………
    Endereço de contato:…………….
    País…………………….
    Telefone:……………………..
    Ocupação:…………………
    Renda Mensal: …………………….
    Religião:…………………………
    Descendente:…………………..
    (INFORMAÇÃO DE EMPRÉSTIMO)
    Quantidade necessária como empréstimo: ……….
    Duração do Empréstimo: ………………
    Garantia: …………………
    Modo de reembolso: mensal ou anual? ……………
    Você solicitou um empréstimo antes? ……………….

    Obrigado como nós aguardamos o seu rápido responde.

    Cumprimentos,
    Fidel Rickson