Investimentos: simples e ao alcance de todos

4
4982
Investimentos: ao alcance de todos

Finalmente apresentamos a principal seção do Blog do Investidor: Investimentos.

Não aprendemos sobre esse assunto na escola ou faculdade. Nossos gerentes do banco oferecem serviços e produtos, mas não ensinam o básico. Alguns pais simplesmente não sabem como abordar o assunto ou não dão o devido valor. Amigos dificilmente entram em detalhes sobre como lidam com suas finanças, pois não é tão tranqüilo como discutir sobre esportes.

Além disso, o mundo dos investimentos parece complexo e exclusivo, feito apenas para poucos. Cifras astronômicas, ambientes refinados, profissionais engravatados, teorias complexas, uma imensidão de números pra lá e pra cá.

O foco dessa seção será justamente desvendar todos esses mitos e mostrar que qualquer um pode investir e ser muito bem sucedido com seus investimentos, sem se perder com números e matemática. Apesar de ser simples, o passo mais importante e complexo é, sem dúvida, QUERER. É preciso muita força de vontade e determinação.

Não existe um valor mínimo, não precisamos de conhecimentos aprofundados e não ficaremos milionários num piscar de olhos. No entanto, algumas informações básicas são essenciais e as disponibilizaremos aqui de forma simples e objetiva. E qual o seu custo? Alguns minutos para ler e aplicar o que aprendeu.

Pretendemos discutir aqui como descobrir o tipo de investimento que melhor se adéqua ao seu perfil, quais as alternativas de investimento existentes, qual a hora certa para investir, como planejar um futuro tranqüilo, como usar o dinheiro que você ganhou com muito suor para ganhar mais dinheiro.

Veremos quais os riscos envolvidos em cada tipo de investimento, como montar uma carteira personalizada, como não entrar em fraudes ou roubadas, como aproveitar melhor as alternativas que estão ao seu alcance ou mesmo se vale a pena buscar ajuda profissional, e em quais situações.

Também abordaremos temas mais aprofundados e específicos que possam interessar aos investidores mais experientes, assuntos não encontrados em livros ou internet ou que dificilmente um profissional capacitado estaria disposto a ensinar – sobretudo com o nível de transparência que pretendemos mostrar.

Nós, editores e profissionais de investimentos, temos bastante experiência nesse assunto para compartilhar com nossos amigos. Como dito anteriormente, infelizmente educação financeira não é ensinada na escola e, apesar de todos os conceitos importantes já terem sido ensinados lá, só falta “ligar os pontos”. Quem sabe um dia não conseguimos mudar essa realidade? Enquanto isso, tentaremos passar toda a nossa experiência aos nossos amigos e entes mais queridos através desse blog.

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

4 COMMENTS

  1. […] O Brasil é a bola da vez, o país da prosperidade. Não é nesse post que vamos discorrer o porquê, mas fique tranquilo: vamos continuar nessa bonança por mais 10 a 15 anos, pelo menos. Nosso cenário político agora é relativamente estável, os indicadores macroeconômicos vão muito bem e a inflação está sob controle. Falar em longo prazo não é mais um sonho, é realidade, e isso é fundamental quando falamos de investimentos. […]