Dicas para Declaração de Imposto de Renda

218
22700

Com o fim do Carnaval, mais uma vez temos que declarar o Imposto de Renda. Na última sexta-feira (24/02/2012) foi liberado para download no site da Receita Federal o programa para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (IRPF2012). Desta forma o contribuinte tem 2 meses (de 01/03/2012 a 30/04/2012) para entregar sua declaração.

Tenho certeza que você não vai correr atrás disso tão cedo, mas é bom não deixar pra última hora, ou pelo menos ir se planejando. Ano passado publiquei um artigo com algumas dicas para declarar o Imposto de Renda. Estas dicas ainda são válidas, portanto citarei alguns itens novamente e adicionarei outros.

Veja também um guia detalhado criado por nós sobre como declarar seus investimentos no imposto de renda.

Vale lembrar que eu não pretendo entrar em detalhes de valores, limites, taxas e tarifas: para isto recomendo sempre consultar um profissional especializado, como um contador ou planejador financeiro:

  1. Não deixe para enviar na última hora: a maioria dos contribuintes deixa o envio da declaração de Imposto de Renda pela internet para os últimos dias. Enviá-la antes evita lentidões e eventuais imprevistos causados pela sobrecarga dos computadores da Receita Federal. É comum que o sistema fique bastante instável ou fora do ar na última semana. Lembre-se: o prazo vai até o dia 30 de abril de 2012, e após isto há uma multa.
  2. Deduções: Não se esqueça de guardar os recibos e declarar despesas passíveis de dedução, como educação, despesas médicas. Lembre-se que todas estas despesas precisam ser comprovadas, com CNPJ e etc., portanto não invente. Se não se organizou durante o ano e não tem os recibos, não se preocupe: opte pela declaração simplificada.
  3. Completo ou Simplificado: Se você tem muitas despesas para deduzir (valor maior que 20% dos rendimentos anuais ou maior que R$ 13.317) e pode comprová-las, faça a declaração completa. Do contrário, a declaração simplificada é suficiente. Na dúvida, faça a simulação em ambos no programa e veja qual é mais vantajoso. Geralmente para quem possui apenas uma fonte pagadora e tenha poucas deduções (ou não consiga comprová-las), a declaração simplificada é mais vantajosa.
  4. Para dependentes: Ao ser declarado dependente de alguém lembre-se que a renda do dependente isento deve ser declarada e somada à renda tributável do titular. Por isso declarar um dependente com renda pode não ser tão vantajoso quanto parece.
  5. Para isentos: Não é mais necessário declarar isento. Portanto não se preocupe mais com a possibilidade de ter seu CPF suspenso por esquecer de declarar.
  6. Separe as declarações, receitas e bens de seus familiares ou cônjuge: Há uma isenção individual limitada sobre a renda tributável. Assim, faça a declaração de forma separada de outro integrante da família que tenha renda significativa. Outra dica é dividir alguns bens/rendas comuns com o cônjuge, como, por exemplo, um aluguel. Há isenção e alíquotas menores de IR para aluguéis recebidos até certos valores, e o limite total de isenção pode aumentar se você dividir os valores recebidos entre os cônjuges.
  7. Organize os seus informes de rendimento o mais cedo possível: Não deixe para a última hora para correr atrás dos comprovantes, saldos de conta correntes e investimento. Algumas instituições pedem um prazo para enviar a segunda via. Todas as instituições são obrigadas a postar pelo correio (ou disponibilizar via internet) os informes de rendimento até o final de Fevereiro. Se não tiver recebi algum até o dia 15/março, corra atrás.
  8. Evite omitir dados: O controle sobre o que é declarado é cada vez maior, e a Receita Federal cruza os dados declarados com outras fontes, a exemplo da Nota Fiscal Paulista. Por este motivo, não omita dados evite a malha fina. Nessas horas, checar todas as receitas do ano no seu programa de controle de finanças pessoais pode ajudar muito.
  9. Evite erros: Parece óbvio, mas é importante que o formulário seja preenchido com atenção e sem pressa, para evitar erros. Nos casos em que há situações que fogem da rotina, (Ex.: ganhos em ações judiciais, herança, etc) é recomendada a leitura da seção “Perguntas e Respostas” do site da Receita Federal. Se não ficar claro, consulte um profissional especializado. Visite também a página da receita com outras dicas para evitar a malha fina.
  10. Identifique inconsistências: Verifique o mais básico: a variação patrimonial no ano. Se ela for incompatível com os rendimentos recebidos e informados na declaração, é bem provável que você seja pego na malha fina.
  11. Correção de formulário recém entregue: Não se desespere, é possível retificar e corrigir a declaração até 1 mês após o prazo final de entrega.
  12. Correções de formulários passados: Fique atento ao prazo de 5 anos para corrigir erros nos formulários passados.
  13. Restituição: Lembre-se de cadastrar uma conta que você não planeja encerrar no curto prazo, a fim de evitar problemas no recebimento da restituição.
  14. Caiu na malha fina?: Acesse esta página no site da Receita Federal  e consulte quais são as pendências existentes em sua declaração. Ao identificar, baixe o programa o programa para retificação de declarações e faça as suas correções.
  15. Imóveis: Em geral, sofreram grande valorização nos últimos meses e a diferença positiva entre o preço de compra e venda (lucro) é tributada em 15%. Como dica, sugiro acrescentar os gastos com melhorias do imóvel, como reformas e pintura, para assim diminuir esta diferença (aumentar o valor de compra). Lembre-se de que é necessário comprovar estes gastos. Outra dica é descontar os valores de corretagem na hora da venda e somá-los na hora da compra, para assim diminuir o lucro. Outro aspecto importante é que o IR sobre o ganho na venda de imóveis deve ser pago em até 30 dias da data da venda, e não apenas na declaração anual. Evite as multas por atraso!
  16. Tributação na fonte: Tome cuidado com rendimentos com tributação na fonte para não pagar IR duas vezes. Fundos de ações são um exemplo disso.
  17. Rendimentos isentos: Fique atento a rendimentos isentos de IR (Ex.: Férias vendidas, dividendos ou ganhos com ações cujas vendas mensais sejam inferiores a R$ 20.000). Mesmo sendo isentos, eles devem ser declarados na seção “Rendimentos Isentos ou Não-Tributáveis”
  18. Após enviar a declaração: Não se esqueça de salvar a declaração enviada e o número do recibo em algum lugar seguro, para que seja fácil encontrá-los no próximo ano.
  19. Pergunte: Não economize perguntas nesta hora, pois erros na declaração podem levá-lo à malha fina ou a multas, mesmo que o erro não seja intencional.
  20. Consulte um profissional: o serviço não é caro e evita muitos problemas, por isso não deixe o barato ficar caro. Lembre-se que consultar um profissional não exclui a necessidade de organizar as suas informações (comprovantes e documentos): isso será a primeira coisa que ele pedirá. Não tem mágica.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

SHARE
Previous articleQuando o barato sai caro?
Next articleComo declarar Investimentos no Imposto de Renda?
Formado em Engenharia Mecânica na Poli/USP e com pós-graduação em Administração na FGV/EAESP, trabalha com investimentos desde 2008. Atualmente é sócio da Sparta Fundos de Investimento e editor do Blog do Investidor. Possui a certificação CFA, CFP® e CGA

LEAVE A REPLY

218 COMMENTS

  1. Olá

    Este é o Sr. Larry Cole um empréstimo bem conhecido registrada / certificado privado
    credor. I dar empréstimo para ambos os indivíduos / empresa a um barato
    taxa de juros de 3%. Eu dou a empréstimos para clientes sérios e honestos
    que gostam de concluir suas operações e, acima de tudo, cumprir lá
    prometo, pagando o empréstimo. Então, você está precisando de ajuda financeira,
    ou urgência na necessidade de um empréstimo para iniciar o seu negócio, ou urgentemente
    na necessidade de um empréstimo para pagar de volta alguns dept em outro para obter a sua vida
    indo.
    Agora aqui é a oportunidade para você resolver todos os seus problemas. tudo o que você
    tem que fazer agora, é para você entrar em contato ou sinta-se livre para me enviar e-mail via:
    [email protected]

  2. Olá
    Eu sou o senhor Perry branco um credor privado de
    empréstimos e empréstimos é a taxa de juros do
    3%, ofereço empréstimos para indivíduos e empresas
    ou grupos de pessoas que são economicamente
    para baixo.
    É uma oportunidade económica à sua porta
    passo hoje e receber uma rápida olhada lá de empréstimo.
    Existem muitas oportunidade financeira e assistência
    a cidade toda e ainda não pode levá-la. Mas
    É uma oportunidade financeira na passagem do
    porta e seca e não perca esta
    oportunidade de ouro.
    O serviço é prestado a indivíduos, empresas, e
    os homens e mulheres de negócios. O empréstimo
    quantidade disponível em uma escala de $1.000,00 é $
    500,000,000.00 ou a sua escolha. Aqui estão alguns
    perguntas: precisa de empréstimo
    sem significado, quer pagar as contas
    Está com problemas financeiros, você precisa de um
    solução financeira?.
    Aqui está a solução para
    todos os seus problemas financeiros.
    Empréstimos para projetos, comerciais, fiscais,
    facturas e muitas outras razões, nossa
    os empréstimos são fáceis e * censurado * para mais informações
    informações entre em contato pelo
    E-mail: [email protected]
    PRIMEIRAS informações
    NAME:…………………………..
    GENDER:…………………….
    ESTADO CIVIL:…
    ENDEREÇO DE CONTACTO:…
    CIDADE/CÓDIGO POSTAL:…
    PAÍS:…
    AGE:…………
    QUANTIDADE NECESSÁRIA COMO EMPRÉSTIMO:…
    EMPRÉSTIMO DURAÇÃO:…
    RENDA MENSAL:…
    OCUPAÇÃO:…
    FINALIDADE DO EMPRÉSTIMO:…
    NÚMERO DE TELEFONE PESSOAL:…
    FAX:…………….
    Você fala inglês?…
    * Autorização de crédito * informações mutuário
    1. qual é a taxa de juros? A taxa de juros
    Depende do projeto. A taxa de juros de 3% apenas
    a taxa de anual pago juros mensais.
    2. como o tempo é o empréstimo que você precisa,
    Você pode escolher uma duração adequada, para o
    sala de seu bolso. Há não muito bem para pagamento antecipado
    3. importa meu crédito? Não
    4. no caso de empréstimo? Nós fornecemos em todo o mundo
    5. quanto tempo demora para financiar?
    Depois de enviar o pedido de empréstimo, você
    Você pode esperar uma resposta preliminar menos de
    24 horas e financiamento 72-96 horas
    Depois de receber a informação que precisamos
    de você.
    6. quanto meus pagamentos serão? Qual é calculada para
    Você e enviado para você em uma agenda de amortização,
    juntamente com os termos do empréstimo.
    Aguarda-se alegremente na sua resposta rápida,
    Atenciosamente
    Sr. Perry white.

  3. bom dia ,meu marido declara IR ele me colocou como dependente dele mas eu sou revendedora autonoma e sou cadastrada no nota fiscal paulista,o imposto dele deu problema sera que foi por isso,mas foi a primeira vez que isso aconteceu

  4. Olá,
    Esta é informar o público em geral que o Sr., Larry Brown emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos na necessidade de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob um termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para:

    [email protected]

  5. Olá.
    Você precisa de empréstimo pessoal ou de negócios sem estresse e aprovação rápida? Se assim for, por favor, entre em contato conosco, pois estamos agora oferecendo empréstimos a taxa básica de juros. Nossa empréstimo é garantido e seguro, para mais informações e aplicações, por favor responda a este e-mail. ([email protected]) o nome ea quantidade necessária.

  6. Boa noite! Minha dúvida é a seguinte: fiz minha declaração ontem salvei o recibo, até ai tudo certo. Porém, ao acessar o site da receita e olhar o extrato da dirft, lá nao aparece informação alguma sobre a declaração, aparece todas as outras que ja fiz, porém essa ultima nao está la. Porque isso ocorre. Obs: tentei enviar a declaração outra vez, porém apareceu uma mensagem dizendo que ela ja foi enviada.

  7. Eu moro nos EUA e vale a pena viver confortavelmente para mim e minha família agora e realmente nunca vi bondade-me mostrado esse tanto na minha vida como eu sou uma mãe que luta com três filhos e eu fui passando por um problema tão a sério como meu marido descobriu um terrível acidente últimas duas semanas, e os médicos afirma que ele precisa passar por uma cirurgia delicada para ele ser capaz de andar novamente e eu não podia pagar as contas, depois de sua cirurgia foi ao banco para emprestar e rejeitar me dizendo que eu não tenho cartão de crédito, a partir daí eu corro para o meu pai e ele não foi capaz de ajudar, então quando eu estava visitando a yahoo respostas e me deparei com um emprestador empréstimo DR purva SHAREGISTRY, oferecendo empréstimos a taxas de juros e preços acessíveis i tem ouvido falar tantas fraudes na internet, mas neste minha situação desesperada, eu não tinha escolha a não ser dar-lhe uma tentativa e, surpreendentemente, foi tudo como um sonho, eu tenho um empréstimo de US $ 50.000 e eu pago para o meu marido cirurgia e graças a Deus hoje é bom e você pode andar e está a trabalhar e a carga é maior tanto em mim mais e podemos alimentar bem e minha família está feliz hoje e eu disse a mim mesmo que eu vou chorar em voz alta no mundo da maravilhas de Deus para mim através desta DEUS credor temendo DR purva SHAREGISTRY e gostaria de aconselhar alguém em necessidade real e séria do empréstimo para contatar este homem temente a Deus sobre [email protected] através .. e eu quero que todos vocês orem por este homem para mim
    Obrigado

  8. Olá linda Pessoas,

    Oi a todos, meu nome é Sra Josephine Progresso estou prestes a compartilhar uma história sobre como eu estava com ajuda de um empréstimo do Sr. Oscar, o Sr. Oscar é o gerente geral da Mortgage Bank PLC, ele mostrou-me e minha família tanto amor, quando Eu pensei que não havia esperança, ele veio e fazer minha família se sentir vivo novamente, levando-nos empréstimo de baixa taxa de juros de 3% eu nunca pensei que ainda existem verdadeiros credores empréstimo na Net mas para minha surpresa eu tenho o meu empréstimo, sem perder muito tempo por isso, se você está lá fora procurando por um empréstimo de qualquer quantia que eu gostaria que você para e-mail VIA ([email protected]) desejo-lhe todo o sucesso

    lembranças
    Sra Josephine Sucesso

  9. Olá, eu sou a senhora deputada Jane Alison, um emprestador empréstimo privado que dá empréstimos oportunidade de tempo de vida. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo de capital para melhorar o seu negócio? Você já foi rejeitado pelos bancos e outras agências financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou uma hipoteca? Pesquisar não mais como nós estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros, uma coisa do passado. Nós emprestar fundos para pessoas que necessitam de assistência financeira, que ter um mau crédito ou que precisam de dinheiro para pagar as contas, a investir em negócios a uma taxa de 2%. Eu quero usar este meio para informar que vamos prestar assistência confiável e beneficiário e estarão dispostos a oferecer-lhe um empréstimo. Então, entre em contato conosco hoje pelo e-mail: (saintsloancompany(a)gmail.com)



  10. Precisa de um empréstimo? Você quer pagar
    Contas?
    Você quer expandir o seu negócio? Tudo que você precisa
    Precisa fazer é conectar
    Para obter mais informações
    Sobre como começar, você pode
    Obter um empréstimo
    Desejo.
    Esta oferta está aberta a tudo o que
    Pode retornar ao seu próprio tempo.
    Por favor, note que o prazo
    Contratual e pagamento
    Na taxa de juros
    3%. Você deve nos informar sobre a quantidade exata
    Crédito solicitado
    Assim, permite-nos
    Fornece condições de crédito. Se
    Está interessado em obter um empréstimo
    Nossa companhia. De nada
    Preencha o formulário de”aplicação” curto
    Mostrado abaixo
    Formulário de pedido de crédito {online}
    Então, você vai encontrar abaixo os detalhes que você está encher.
    Seus dados são salvar com a gente.
    Formulário de pedido de empréstimo.
    Nome:
    Idade:
    Gênero:
    Estado civil:
    Telefone:
    País:
    Estado:
    Endereço:
    Ocupação:
    Renda mensal:
    Posição atual no lugar de trabalho:
    Montante do empréstimo necessário:
    Duração do empréstimo:
    Email:
    Finalidade do empréstimo:
    Você tem aplicado antes?:
    Você entende inglês?:
    Onde você ouviu sobre nós?:
    E-mail: [email protected]
    Obrigado
    Sr. Fred

  11. Olá,
    Este é informar o público em geral que a senhora deputada precioso Ovia, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: ([email protected])

  12. Bom Dia,
    Meu nome é Anita Martina. Eu vivo em Madrid ESPANHA e eu sou um feliz
    mulher hoje? e eu disse a minha auto que qualquer credor que resgatar minha família do nosso pobre situação, vou me referir qualquer pessoa que esteja procurando por empréstimo para ele, ele deu felicidade para mim e minha família, eu estava precisando de um empréstimo de US $ 200.000 para começar minha vida toda sobre como eu sou uma mãe solteira com três filhos, eu conheci a Deus temendo credor homem empréstimo que me ajudar com um empréstimo de US $ 200.000, ele é um homem temente a Deus, se você estiver na necessidade de empréstimo e você vai pagar o contato empréstimo-lo dizer-lhe que é Anita Martina que encaminhá-lo para ele. Contacte o Sr. Patrick Ernesto via e-mail; ([email protected]) Que Deus abençoe o Sr. Patrick Ernesto para trazer felicidade a minha vida e minha vida familiar.

  13. Boa noite,
    Gostaria de saber se meu pai como microempreendedor pode me declarar no imposto de renda dele. Ganho 800 reais, 27 anos mais gasto muito com plano de saúde, remédios entre outros. Ou só pode me declarar como dependente dele se ele for pessoa física.
    Desde já agradecia pela atencao

  14. Olá,
    Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo de capital para melhorar o seu negócio?
    você tem sido rejeitado por
    bancos e outras agências financeiras?
    Você precisa de um empréstimo de consolidação ou uma hipoteca?
    procurar não mais como nós estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros, uma coisa do passado. Nós emprestar fundos para indivíduos
    na necessidade de assistência financeira, que tem um mau crédito ou que necessitam de dinheiro
    para pagar as contas, a investir em negócios a uma taxa de 2%. Eu quero usar este meio informar que prestamos assistência confiável e beneficiário e estarão dispostos a oferecer-lhe um empréstimo. Então, entre em contato conosco hoje via e-mails: [email protected]

  15. BOM DIA,

    Você precisa de empréstimo NEGÓCIO? OU empréstimo pessoal? Você pretende pedir do empréstimo? Então CONTATO EUA AGORA COM MAIS INFO. NÃO hesite em a frente a sua aplicação agora VIA E-MAIL ([email protected])

    FORMULÁRIO DE PEDIDO DE EMPRÉSTIMO:
    NOME COMPLETO:
    Valor do empréstimo:
    ENDEREÇO DE CONTATO:
    PAÍS:
    NÚMERO DE TELEFONE:
    EMPRÉSTIMO DURAÇÃO:
    OBJETIVO DO EMPRÉSTIMO:

    Aguardo a sua respondem urgente.

  16. Vostede está a buscar un préstamo moi xenuíno?
    Quere que a asistencia financeira no seu negocio?
    Quere mercar a súa casa de soño e coche?
    Quere iniciar un negocio e non sabe por onde comezar?
    Vostede foi rexeitado constantemente polos seus bancos e outras institucións financeiras?
    non se preocupe máis porque damos o préstamo a unha taxa do 2% a prezos accesibles? Procesados ​​en 24 hours.and un período de duración de reembolso de un ano a 10 anos de calquera parte do world.We dar préstamos dentro do rango de 5.000 a 100 millóns de dólares só para só unha taxa, que é a taxa de inscrición, mentres que a empresa ten que pagar todas as outras taxas, Calquera empresa de préstamo a pedir máis do que unha taxa é unha farsa e bewear de que compny. Os nosos préstamos son ben seguro e máxima seguridade é a nosa priority.contact connosco hoxe en ([email protected]), onde son as súas necesidades e atender as súas preocupacións son máis.
    Seus datos a continuación
    Nome Completo ………..
    Localización …………
    país ………….
    sexo ……………..
    …………… Teléfono
    idade ……………..
    Ocupación ………..
    Saúdos.

  17. UMA EMPRESA DO CASTELO DE INVESTIMENTO que tem crescido COM SAUDÁVEL DE NEGÓCIOS,
    FIRM empréstimo on-line.
    por: MR William Castle

    CARIDADE ONLINE LOAN FIRM
    EMAIL ADDRESS==={[email protected]}
    SEDE ==== 35-39 Inverness Terrace, Londres, Reino Unido
    ================================================== =====================
    bem-vindo à caridade ONLINE LOAN FIRM, esta é uma empresa on-line de caridade
    formada para ajudar os indivíduos em todo o mundo na necessidade de ajuda financeira.

    Nós damos a

    FORMULÁRIO DE CANDIDATURA
    Nome: —————-
    Endereço: ————-
    País: ————-
    Ocupação: ———-
    Valor do Empréstimo ———-
    Finalidade do empréstimo ——
    Empréstimo Duração ——–
    Número de telefone: ——–

    obrigado

    Para a empresa.