Qual programa utilizar para fazer o controle de minhas finanças?

172
37127

Outro dia me perguntaram como faço para controlar as minhas finanças pessoais. Adorei a pergunta, pois significa que a pessoa começou a se organizar financeiramente! Para isto, basta utilizar uma planilha, um programa ou um serviço online, e essa é uma escolha bastante pessoal.

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

Como experiência, recomendo utilizar algum programa pronto. Não vamos reinventar a roda, principalmente para quem não possui conhecimentos avançados de Excel. Essa necessidade não surgiu ontem e existem soluções bastante adequadas para cada perfil. Hoje eu utilizo o Quicken, que talvez não seja a melhor opção para todos, pois é em inglês e pago, mas é um dos programas mais antigos e completos do mercado. Atualmente existem diversas opções gratuitas e em português, que podem ser online (ou seja, não requerem instalação, apenas um login online, e ficam disponíveis de qualquer lugar) ou com instalação no computador.

Para começar vou falar do Mint que é o benchmark, ou seja, o melhor programa para controle financeiro existente em minha opinião. Ele é fácil de usar, intuitivo, online, gratuito, tem aplicativo pra smartphone e o principal: possui uma integração fantástica com os bancos e extratos, de forma que praticamente tudo é automatizado. Infelizmente funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas quem sabe um dia o teremos no Brasil.

O sistema bancário brasileiro ainda não permite 100% de integração online com esse tipo de programa. O que temos são exportações de extratos do seu internet banking para um arquivo, que podem ser importadas para o programa e depois classificadas manualmente. Não é um bicho de sete cabeças e nem muito trabalhoso, mas está longe de ser automático.

Programas testados

Como este artigo é voltado para o brasileiro que nunca utilizou um programa de controle financeiro na vida, focarei em opções simples e nacionais. Os atributos que avaliarei serão: tipo (online ou instalado), preço, interface, facilidade no uso e a função de importação de extratos do banco.

Manubia – Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita, porém não consegui realizar a importação do extrato. Talvez o leitor tenha mais sorte.

gBolso – Online e gratuito. Sua interface é bem simples, mas já está um pouco antiquada. Importação de extratos também não funcionou comigo.

Spesa – Online, gratuito, com boa interface. Não possui atualização há alguns anos, uma pena.

Organizze – Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou perfeitamente.

Moneytrackin – Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.

Sr. Dinheiro – Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.

Microsoft Money – Instalação. Um dos melhores programas pagos já desenvolvidos. Possui uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999 por não ser rentável em nosso mercado (pessoas físicas não gostam de pagar por programas). A versão mais atual (MS Money Plus Sunset) está disponível apenas em inglês e é gratuita.

JFinanças – Instalação. Ótima interface, totalmente em português. É pago, mas possui uma versão de testes 100% funcional. Importação de dados funcionou perfeitamente.

FinanceDesktop – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou perfeitamente.

Hábil Pessoal – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Com uma função especial de controle de gastos com carros.

Um ponto que considero chave é avaliar se:

1 – Você gostou da interface e entendeu como funciona, afinal é você que vai utilizá-lo

2 – Se o programa atende as suas necessidades (é fácil de importar os dados do seu banco/cartão de crédito, se lida adequadamente com os seus investimentos, etc)

Na dúvida, gaste algum tempo testando o produto, antes de começar a utilizar para valer. Se você leu até aqui, parabéns, você está no caminho certo. Lembre-se que o dinheiro é carente: se você não cuidar dele, ele migrará para a carteira de quem o faz!

Se você utiliza outro programa ou tem uma opinião diferente da minha, deixe seu comentário!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

LEAVE A REPLY

172 COMMENTS

  1. entao galera, surgiu o https://beta.guiabolso.com.br/ que eh excelente! ele eh online, interface com ícones, bem feita, design bem feito mesmo, recomendado por varios meios de comnicacao, e o mais impressionante, eh q ele se conecta com o seu banco automaticamente, so por os dados e a senha, (!!!) mto bom! único adendo é que eh pago, e tem somente 15 dias para testar. Gostaria de saber quais outros também tem essa funcao, e que possam ser gratuitos! mto obrigado!

  2. Estou tentando migrar para o Quicken14. Até hoje, somente usei mihas planilhas em excel para controle de gastos e de investimentos. Aos que já usam o Quicken no Brasil, como voces fazem para importar os dados dos extratos bancários e de cartoes de crédito?

  3. Olá a todos,
    I`m Sra Clara Henadezi de Reino Unido, estou aqui para recomendar Primavera Clark do serviço de finanças empréstimo primavera por me ajudar, ela me ajuda quando eu estava na necessidade de empréstimo.
    Fiquei muito satisfeito com a forma como simples, rápido e fácil o processo foi a partir da aplicação para o empréstimo que está sendo finalizado. O empréstimo pessoal eu estava buscando era de US $ 500.000 e primavera clark foi realmente capaz de me dar bem acima que, revendo o meu crédito e corrigir alguns problemas no meu relatório de crédito que certamente será benéfico para mim no futuro. Eu certamente recomendo-a a toda e qualquer pessoa.
    Por favor, eu recomendo cada um para enviar e-mail a sua através do email: [email protected]. Você irá desfrutar de seus serviços

    Os meus cumprimentos:
    Sra Clara Henadezi

  4. Olá a todos… Eu utilizo e sou fã a muitos anos do MS Money (atualmente a versão 99 em português) e tenho que confessar que não consigo me adaptar a outros tipos de softwares existentes no mercado e sou dependente dessa ferramenta para meu controle financeiro pessoal e que acho fantástica.
    Como possuo muitas informações, já tentei exportar os meus dados nos formatos .QIF ou .OCX para ver se conseguia importar para algum outro programa, mas sem sucesso.
    Meu objetivo é ter acesso ao meu controle financeiro em um ambiente Cloud (nuvem) e obter mais mobilidade sem a necessidade de depender do meu desktop.
    Alguém sabe se isso é possível e se for, conhecem alguma forma de migrar o software (MS Money 99) para a nuvem ?
    Obrigado.

    • Boa noite, Ismar. Também uso o money 99 e estou com muitas dificuldades. gostaria de saber se voce conseguiu trabalhar na nuvem ou algum outro programa compativel para que possamos migrar as informações do backup. Agradeço sua atenção
      Gilcelia

  5. Olá! De todos que eu testei online, o que melhor me atendeu foi o controlese.com. Tem diversos recursos e permite o cadastro de vários dados, além das áreas de orçamento e projetos. Vale a pena conferir.

  6. Olá! Não tenho experiência no assunto, trabalho numa associação pequena, estamos realizando dois pequenos projetos em seis meses um 10.000 e outro de 20.000 reais. Gostaria de saber se tem um programa que vai subtraindo os valores com base nos gastos feitos e que posso colocar a identificação das notas fiscais e se possível um espaço p colar as fotos das cópias dos cheques. Obrigado

  7. Recomendo o FastBill. é gratuito e foi projetado para pequenas empresas, freelas e startups. Entre mais funções, FastBill também difere significativamente em design e usabilidade de softwares comuns de faturamento e gestão. Confira: http://fastbill.com.br

  8. Eu comecei a utilizar o aplicativo Piske Finanças Pessoais. É simples e funcional, atende bem o que eu quero. O problema é que por enquanto só possui versão para Android.

  9. Mesmo sendo adepto do computador desde o Windows 3.11 eu fazia minha contabilidade no papel mesmo, uma vez por mês, em 2004 comecei a usar o Excel e de dois anos pra cá comecei a usar o FinanceDesktop, hj em dia procuro um que eu use tanto no computador quanto em dispositivos móveis, sincronizando dados para me poupar tempo, mas até hj não achei um com visual agradável e com boas funções, pode ser em inglês, mas que seja gratuito em ambas as plataformas, vou dar uma estudada nos programas citados aqui, acessei as págs e gostei do que vi, resta conferir a funcionalidade e a portabilidade dos dados. 🙂

    Obrigado pela matéria e a todos pelos comentários e sugestões

    um abraço

  10. Olá! Sou freelancer e trabalho por projeto, com durações e receitas variadas, e nem sempre trabalho todos os meses do ano. O que significa que devo entender bem meia gastos para chegar a uma renda ideal anual para em seguida saber quanto devo faturar a cada projeto, visando o lucro e a poupança, claro. Mas realisticamente…. Sobretudo devo administrar as despesas de acordo com a realidade da receita e saber recorrer a investimentos sem erosão. Qual software seria indicado para o meu perfil de não assalariada? Grata!

  11. Muito interessante a matéria. Fiquei na dúvida sobre o quicken, se ele importa os extratos do BB e CEF (principalmente cartão de crédito) ou se preciso fazer manualmente.

    Abraço,

  12. Ola Vitor,

    Eu adquiri o Quicker for MAc, porem nao consigo importar os dados do arquivo OXL extraido do banco, como voce tem feito a importacao?

  13. Habil pessoal é muito bom, e acostumei e ainda me mandaram o programa q faz relatório e já tenho experiência de fazer relatórios aí ficou show