Qual programa utilizar para fazer o controle de minhas finanças?

156
66

Outro dia me perguntaram como faço para controlar as minhas finanças pessoais. Adorei a pergunta, pois significa que a pessoa começou a se organizar financeiramente! Para isto, basta utilizar uma planilha, um programa ou um serviço online, e essa é uma escolha bastante pessoal.

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

Como experiência, recomendo utilizar algum programa pronto. Não vamos reinventar a roda, principalmente para quem não possui conhecimentos avançados de Excel. Essa necessidade não surgiu ontem e existem soluções bastante adequadas para cada perfil. Hoje eu utilizo o Quicken, que talvez não seja a melhor opção para todos, pois é em inglês e pago, mas é um dos programas mais antigos e completos do mercado. Atualmente existem diversas opções gratuitas e em português, que podem ser online (ou seja, não requerem instalação, apenas um login online, e ficam disponíveis de qualquer lugar) ou com instalação no computador.

Para começar vou falar do Mint que é o benchmark, ou seja, o melhor programa para controle financeiro existente em minha opinião. Ele é fácil de usar, intuitivo, online, gratuito, tem aplicativo pra smartphone e o principal: possui uma integração fantástica com os bancos e extratos, de forma que praticamente tudo é automatizado. Infelizmente funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas quem sabe um dia o teremos no Brasil.

O sistema bancário brasileiro ainda não permite 100% de integração online com esse tipo de programa. O que temos são exportações de extratos do seu internet banking para um arquivo, que podem ser importadas para o programa e depois classificadas manualmente. Não é um bicho de sete cabeças e nem muito trabalhoso, mas está longe de ser automático.

Programas testados

Como este artigo é voltado para o brasileiro que nunca utilizou um programa de controle financeiro na vida, focarei em opções simples e nacionais. Os atributos que avaliarei serão: tipo (online ou instalado), preço, interface, facilidade no uso e a função de importação de extratos do banco.

Manubia – Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita, porém não consegui realizar a importação do extrato. Talvez o leitor tenha mais sorte.

gBolso – Online e gratuito. Sua interface é bem simples, mas já está um pouco antiquada. Importação de extratos também não funcionou comigo.

Spesa – Online, gratuito, com boa interface. Não possui atualização há alguns anos, uma pena.

Organizze – Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou perfeitamente.

Moneytrackin – Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.

Sr. Dinheiro – Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.

Microsoft Money – Instalação. Um dos melhores programas pagos já desenvolvidos. Possui uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999 por não ser rentável em nosso mercado (pessoas físicas não gostam de pagar por programas). A versão mais atual (MS Money Plus Sunset) está disponível apenas em inglês e é gratuita.

JFinanças – Instalação. Ótima interface, totalmente em português. É pago, mas possui uma versão de testes 100% funcional. Importação de dados funcionou perfeitamente.

FinanceDesktop – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou perfeitamente.

Hábil Pessoal – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Com uma função especial de controle de gastos com carros.

Um ponto que considero chave é avaliar se:

1 – Você gostou da interface e entendeu como funciona, afinal é você que vai utilizá-lo

2 – Se o programa atende as suas necessidades (é fácil de importar os dados do seu banco/cartão de crédito, se lida adequadamente com os seus investimentos, etc)

Na dúvida, gaste algum tempo testando o produto, antes de começar a utilizar para valer. Se você leu até aqui, parabéns, você está no caminho certo. Lembre-se que o dinheiro é carente: se você não cuidar dele, ele migrará para a carteira de quem o faz!

Se você utiliza outro programa ou tem uma opinião diferente da minha, deixe seu comentário!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

DEIXE UMA RESPOSTA

156 COMENTÁRIOS

  1. Olá eu quero um que seja instalado no meu pc sem conexão com a internet e que meus dados estejam mais seguros.

    Poderiam me indicar, por favor?

    Muito obrigada

  2. Olá Vitor obrigada por nos fornecer essas informações.
    Para vc saber: FinanceDesktop não consegui validar tentei tentei e nada.
    Hábil Pessoal não recebi o Email de confirmação também e ainda ele deixou um erro no meu pc que não consegui exclui desinstalando ele do meu pc.

    Abs,

  3. Olá a todos, esse artigo me levou a abandonar uma boa planilha em Excel e utilizar um software para gerenciar minhas finanças pessoas. Optei por fazer um teste no Finance Desktop, mas estou abandonando depois de 1 semana. Motivo? Esse software deixou de ser atualizado. Tinha tudo para ser excelente, mas aparentemente o mesmo foi migrado para uma versão online, o MyFinance, e pelos comentários dos Foruns alguns problemas continuam, como não existir o conceito de Transferência entre contas (neles há Despesa de uma conta e Receita de outra), atrapalhando os relatórios. Lançamentos de Cartões de Crédito dão trabalho, pois é considerado como se fosse uma conta corrente, mas não fecha no fim do vencimento do cartão, entre outros probleminhas. O Suporte é lento, e não esta mais respondendo as duvidas nem aprimorando o software. Vou testar outro software.

  4. Oi,

    Comecei com o MS Money, mas troquei pro Quicken Essentials quando O MS Money parou de ser atualizado e quando mudei de Windows pra Mac.

    No entanto, o Quicken Essentials não faz relatórios tão bons quanto o MS Money. Acabei percebendo que eu só estava perdendo meu tempo com o Quicken. Eu adicionava meus dados lá, e o programa não me dava nada em troca. Não me permitia fazer análises e previsões. Não me permitia nada muito além de saber quanto eu tinha em cada conta e em que categorias o dinheiro foi gasto. Mas pra isso eu não preciso de um programa. Basta acessar a página do banco ou pensar um pouco.

    Recentemente resolvi “reinventar a roda”, mas não com o Excel… Estou usando o Mathematica. E estou gostando. Dá muito mais flexibilidade (afinal Mathematica também é uma linguagem de programação), e também dá acesso bem fácil a dados financeiros disponíveis online (e.g. valores de índices, ações, exchange rates)…

    Até!

  5. Eu também parti do Excel e estou utilizando o Software GRANA, nacional e muito simples, objetivo e direto!
    Sem firulas e excesso de informações!

  6. Faço controle de gastos pelo Money desde 1997, mas nunca fiz a importação de dados da conta, sempre digitei tudo. Agora cheguei no limite, mudei o meu computador mais uma vez e nem a versão em ingles roda mais…estou me sentindo orfã e sem saber qual o programa usar, não sei utilizar o excel, vc pode dar uma dica do programa que devo testar pra quem como eu estava muiiiito acostumada com o msmoney?

  7. Vitor, utilizo o Finance Desktop a mais de 1 ano. Gosto dele, mas tem uma dificuldade que gostaria de relatar e saber se algum outro programa resolve. As contas futuras a serem pagas ou despesas futuras do cartão de crédito não aparecem como compromissadas no Orçamento. Ou seja, só consigo fazer o Controle Orçamentário após os pagamentos. Gostaria de controlar o Orçamento antes, a medida que os compromissos foram sendo cadastrados no programa.
    Baixei o MS Money e parece que ele também não compara o budget com pagamentos futuros.
    Alguma sugestão?

  8. Galera, procuro um APP de controle financeiro, para que eu e minha esposa possamos sincronizar e atualizar utilizando 2 celulares android, ou seja, os 2 podem inserir e atualizar dados e sincronizar. Conto com ajuda de voces.. vlw

  9. Uso o Quicken há muitos anos. Creio que desde 2000. Inicialmente era uma versão latina muito boa, inclusive com uso de multimoedas. Pararam atualizações e passei para uma versão em inglês, que não importou bem as contas em outras moedas e também a conta Investimentos. Agora estou mudando meu notebook para Mac e busco uma opção completa e que importe os dados (historico) do Quicken. Não estou convencido do Quicken Essentials ainda, em face aos comentarios negativos que vi na Loja virtual. Me recomendaram o IBank, mas ainda não testei e só irei faze-lo se ele importar os lançamentos do Quicken. Afinal são muitos anos de histórico. O que sugerem? Alguém teve situação semelhante? (Hah, como faço lançamentos quase diários não vejo importante importar lançamentos de Extratos e Cartões. Para mim só servem para Conciliar uma vez por mes). Abraços a todos.

  10. Olá,

    para finanças pessoais eu tentei alguns para Android e até o do próprio BB. Mas eu paro de usar sempre pelo tempo que me toma estar sempre atualizando as entradas e saídas de dinheiro.
    Para investimentos na Bolsa eu utilizo http://www.zimma.com.br/invest , o controle de carteira é muito bom.

    abraço

  11. Em uma pesquisa que fiz na rede por Sistemas Financeiros online para empresas encontrei esse blog, e pude reparar que a maioria, se não todos, os sistemas listados acima são pessoais. então, para agregar informação, gostaria de citar o PWS (pyme web system), que apesar de ser um sistema mais corporativo, é de longe o melhor sistema de gestão financeira que pude ter o prazer de usar. A interface do PWS (pyme web system) é intuitiva e repleta de gráficos dinâmicos que facilitam a tomada de decisão além de permitir a entrada dos mais variáveis tipos de dados, enfim, o mais completo sistema de gestão financeira que já vi. Então a todos os colegas aqui presentes fica a dica; PWS (pyme web system) dê uma olhada na página do sistema http://www.pyme.com.br/pws.php.

    Att. Gustavo Border

  12. Ótimo post. Eu utilizo o Jfinanças Pessoal, comprei depois de meses utilizando o Jfinanças Zero, quando precisei cadastrar mais de 3 contas, pra quem é acostumado com o office do 2007 em diante, a interface é bem parecida. Só não recomendo para investimentos, pois só pode cadastrar contas tipo dinheiro, carteira, poupança, corrente, cartão de crédito. Fora isso eu to achando ótimo! Os programas online não recomendo, esses tipos de dados eu não coloco na nuvem. Vou começar a testar o quicken. Alguém conhece um serviço ou programa que ajuda na contabilidade de uma micro empresa, tipo um contador virtual? Meu faturamento ainda é muito baixo para pagar um salário mínimo a um contador pra pouca coisa agora no início, sou uma empresa de desenvolvimento web sozinho.

    • Gustavo,
      Realmente é uma opção de cada um colocar ou não dados na nuvem, em minha opinião pessoal eu acho que não há problemas.
      Sobre programas para contabilidade, eu não conheço versão gratuitas boas, apenas pagas. Se estiver interessado em um programa pago me avise que eu indico o utilizado em minha empresa.
      Abs!

  13. Somente hoje encontrei o site, gostei dos comentarios, ja usei o Ms Money mas parei porque disseram que iria ser descontinuado. Migrei ou melhor iniciei o Habil mas estou arrependido. O programa é muito complexo e nao aproveitei minha base de dados. Eles usam conceito contabil de partidas dobradas, aí é que me confundiu mais. A assistencia nao é das melhores. Hoje estou realmente perdido, lanço todas as despesas diarias no celular, nas atividades, viajo muito e as vezes nao tenho internet, preciso de um programa que me de condiçoes de controlar a conta bancaria e os 2 centros de custos que possuo, (Fazenda e SENAR).
    Obrigado

  14. Olá Vitor,

    gostei muito da sua iniciativa e dos comentários. Você poderia incluir na sua avaliação o jFinanças Pessoal 2012 da Cenize? Uso na empresa um programa deles e não tenho dificuldades, gostaria da sua opinião sobre o programa para uso pessoal.

    Grata,

    Alessandra

    • Estou usando o JFinanças Pessoal 2012. Achei o programa fácil de usar, bem prático e de interface agradável. O ponto negativo foi o valor pago pelo programa (R$ 98,00). Por outro lado, a licença é definitiva e as atualizações da versão comprada são garantidas pelo prazo de 1 ano. Tem-se ainda a vantagem de 50% de desconto para aquisição de nova versão a ser lançada em 2013. Obviamente que existem alguns bugs que serão corrigidos por atualizações futuras, mas de um modo geral o programa é bom e, principalmente, confere certa segurança, pois é de instalação no PC e dispensa qualquer tipo de transmissão de dados online (o que era uma das minhas maiores preocupações). Minha nota geral para o programa é 8,0.

  15. Estou procurando desesperadamente um programa que use interface para PC e Android, vi que esse Mint faz, mas existe algum outro programa que rode os 2?

    Hj para a empresa eu utilizo o jFinanças, mas gostaria muito de um programa que sirva para os 2.

    Programa para Mac que eu pesquisei é o PocketMoney que tem integração boa com o iPhone, mas para o Android é uma porcaria.

  16. Ola, ja teste varios programas, mas não adaptei realmente a nenhum ate hoje. Existe algum no mercado hoje, realmente completo, que tenha interface para android e pc? E de preferencia gratuito? Testei alguns muito bons, mas realmente fica complicado quando temos um programa completo para celular, mas que nao tenha interface para avaliarmos as finanças no desktop.

  17. Olá Vitor,
    Parabéns pelo Post. O assunto Finanças Pessoas precisa de mais e mais pessoas como você ajudando a difundir a importância do acompanhamento financeiro pessoal. Sou um dos sócios do Manubia e vi que teve dificuldades ao importar o arquivo. Poderia nos dizer o formato e o banco que tentou fazer a importação. Muito obrigado por ter incluído nosso site em sua pesquisa.
    Abraços,
    Felipe

  18. Testei alguns sugeridos aqui mas vi que a maioria foca mais em gerenciamento de custos e receitas. Qual seria um indicado para controle dos investimentos e gerenciamento de portifólio ? Um que calculasse rendimentos levanto em conta aportes (sistema de cotas) ?

    • Major,
      Excelente pergunta. Eu estou preparando outro artigo com mais programas e alguns mais completos com relação a investimentos.
      Por enquanto não encontrei uma boa solução online, por isso recomendo 2 produtos que atendem a sua demanda: Microsoft Money Plus Sunset (gratuito) e o Quicken (pago). Eles gerenciam investimentos em cotas perfeitamente.
      Abs!

  19. Prezados

    Criei o blog chamado NovosCFP (Novos Controles de Financeiro Pessoal).

    link: http://novoscfp.wordpress.com

    Atualmente devido a globalização do mercado de ofertas e as “tentações” nas compras no dia a dia mais e mais pessoas tendem a criar o seu controle financeiro pessoal.

    As alternativas de site especializado para ajudar neste controle nos últimos tempos tem aumentado muito. São diversas as opções e serviços oferecidos.

    O NovosCFP foi criado justamente para informar quais são estes sites, suas novidades e suas propostas.

    A ideia é criar uma comunidade de troca de informações, experiências adquiridas e compartilhar inovações que possam ajudar no desenvolvimento destes sites.

    O NovosCFP desde já agradece sua colaboração.

  20. Olá Vitor,
    Concentro o máximo possível meus gastos em 2 cartões de crédito com datas de vencimento distintos ao longo do mês (objetivo de juntar milhas e alinhar fluxo de caixa com meus vencimentos).
    Existe algum software que importe a fatura do site do banco e simplifique os muitos lançamentos de cada fatura assim como uma importação de extrato bancário?
    Gostaria de investir o menor tempo possível para ter que fazer a reconciliação dos cartões de crédito.
    Agradeço a recomendação do melhor software para esse problema.
    grato e abs,

    • Olá Kazuo!
      O que você faz é perfeito, pois facilita muito na hora de lançar os gastos pois estão todos concentrados em seus cartões!
      Na descrição de cada programa acima eu citei a parte de “importação de extratos” se funcionou ou não. Neste caso eu testei com a exportação de lançamentos do Bradesco, mas não tenho certeza se o funcionamento é 100% em outros. Qual é o seu banco?
      A partir daí cabe você decidir se quer um programa online ou instalado em seu computador.
      Abs!

  21. olá, gostaria de saber se o finance desktop é pessoal ou empresarial? to precisando de um empresarial, caso este nao seja empresarial, qual o mais recomendado e se possivel gratuito? estou utilizando o jfinance 2011 mas soh me resta 30 dias gratuitos.

    • Olá Leonardo, obrigado por sua participação!
      O jFinanças possui uma interface melhor e mais completa para empresas do que o Finance Desktop (que também possui, mas é bem limitada).
      As vezes, só pelo trabalho e tempo gasto para adaptar e fazer todos os lançamentos novamente, vale a pena pagar pelo programa!
      Se você se sentir confortável com programas em inglês, minha sugestão é o Microsoft Money Sunset Home & Business. Ele é gratuito e bem completo.
      Abs!

  22. Qual seria o mais adequado apenas para acompanhamento de investimentos? Tenho uma carteira com fundos DI, CDB, ações, ETF, Tesouro Direto… Tenho muito trabalho para calcular as rentabilidades no excel. Como vocês fazem com investimentos? Obrigado.

    • iDS,
      Utilizo o Quicken, que foi a melhor alternativa que eu encontrei para controlar minha finanças pessoais E a minha carteira de investimentos. Assim abandonei o Excel, mas confesso que ainda falta MUITO chão para ter um programa que faça um controle adequado dos investimentos.
      A maior parte dos programas faz apenas o controle das finanças pessoais, não abordando (ou abordando superficialmente) a parte de investimentos.
      Se alguém tiver uma sugestão de um bom programa para a parte de investimentos, me avise!
      Abs

    • Olá amigo,
      Muito bom o questionamento!
      Neste artigo eu procurei focar nos programas bem simples para usuários de primeira viagem, e que desejam apenas lançar gastos e receitas.
      Destes que mencionei, apenas um ou outro possibilitam lançar ações, mas de forma bem limitada.
      Os programas que conheço hoje que possibilitam lançar melhor seus investimentos são o Money e o Quicken, mas estão longe de serem ideais para a necessidade brasileira.
      Vou pesquisar outras opções e publico assim que possível.
      Abs!

  23. Ola, parabens pela iniciativa desse blog e pelos posts educativos! Tenho acompanhando o blog faz alguns meses desde que anunciaram na lista do ceag. Esse post sobre ferramentas, para mim, foi o melhor ate agora pois me ajudou a conhecer o Mint! Excelente ferramenta online, de graca, com integracao aos bancos, auto categorizacao de despesas e aplicativo para smartphones! Estou testando ha algumas semanas e acho fantastico. Finalmente estou pensando em aposentar minhas planilhas Excel e ficar so com o Mint. Esta me salvando horas e horas de digitacao. Obrigado pela dica, mesmo o Mint nao sendo o objetivo do artigo.

    • Robson,
      Muito obrigado pelo comentário!
      Eu sempre fiz minhas planilhas no Excel e demorei a ceder, mas com as excelentes opções disponíveis para finanças pessoais hoje em dia, estou convencido que as planilhas consomem um tempo e trabalho extra desnecessários. Não precisamos reinventar a roda!
      Abs

  24. Olá galera!!! Atualmente utilizo o finance desktop e software muito bom para contro de contas a pagar e a receber além de ter um controlo amplo das contas bancarias e realizar a geração de orçamento mensal e anual, anteriormente utilizava o habil pessoal e efetuei a troca devido o mesmo apresentar relatórios muito resumido com layate e interface complicados de trabalhar, mas agora com a nova versão pretendo rever o conceito do novo programa.

  25. Olá.

    Eu utilizo o kmymoney. Com ele consigo consigo atualizar o valor da cota de todos meus investimentos (incluse do fundo sparta), e também cuida da renda variável bem.

    Também existe a opção do GNUCash. Ambos são gratuitos e de código aberto.

    Como outras pessoas aqui eu tive dificuldade de começar a fazer o controle, já que nunca tive experiência com administração de empresas ou finanças, mas após um tempo, aprendendo como funciona o retorno é bem maior que uma planilha. Agora sei exatamente quanto custa um carro por ano, e calculei até o meu budget deste ano!

    • Olá José!
      Como sempre com boas sugestões! Eu desconsiderei neste post estes programas por eles serem em inglês, mas já utilizei o KMyMoney e ele é muito completo. Você já está em outro passo de controle financeiro, com uma maior demanda por funções do programa!
      Abs

      • Olá Vitor.

        Lembro de ter visto pelo menos no kmymoney algumas partes em português.

        A parte boa de software livre é isso: é possível se envolver no projeto e mudar o andamento deste.

        Quando eu tiver certeza que 100% do software estar internacionalizado, podemos conversar novamente 🙂

      • Não sei no Windows, mas no Linux ele( o KMyMoney) fica todo em português e com uma interface muito boa. Já estou organizando minhas contas nele e importo arquivos de extratos da conta-corrente e até dos cartões de crédito, tudo nele sem precisar de outro software.

        Parabéns pelo artigo.

  26. Eu utilizo uma planinha Excel desde 2005. Ano que comecei a dar mair importância ao controle dos gastos.
    Mas realmente software online são uma mão-na-roda, ainda mais quando integrado com tablet ou smart.

    Abraço.

  27. Já usei o money por bastante tempo até que certo banco mudou o leiaute do extrato e não consegui mais importar dados. Mudei para o jFinancas e gostei bastante. É fácil de usar, tem interface boa e importa os extratos direito.

  28. Eu uso o Financisto no Android.
    Ele possui várias opções, como relatórios e gráficos, previsão de faturas de cartão de crédito, entre outras coisas.
    Já utilizei o Money e tabelas de Excel, mas o problema é a preguiça de colocar os gastos quando eu chego em casa.
    Pelo celular eu lanço todos os gastos na hora que eu compro ou pago contas, para mim é mais eficiente.

    • Olá Madson!
      Admiro muito a sua disciplina! Eu não consigo lançar toda vez que tenho algum gasto no celular, prefiro fazer 1 vez por mês em casa mesmo. Como eu falei, é uma escolha pessoal. No seu caso, faz todo o sentido utilizar aplicativos no celular!
      Abs!

    • Olá Investidor Defensivo (procurei seu nome em seu blog e não achei)!
      Acredito que nem todos possuem conhecimento de excel suficiente para realmente se beneficiar do controle, e não apenas “lançar” os gastos. Mas com certeza concordo que a flexibilidade e facilidade para alguns é insuperável.
      Abs!

  29. Não podemos esquecer do YNBA ( You Need a Budget ) da adobe. Apesar de ser shareware apresenta uma interface limpa e eficiente.
    É em inglês. Mesmo assim vale a pena conferir.

    Abraços!

      • Fala Vitor!

        Cara, o programa é muito eficiente, completo, dinâmico e com uma funcionalidade que não vi em outros programas do gênero. Recomendo!
        A interface del

        • Analisando as funcionalidades, interface e recurso optei por ser usuário do YNAB. Estou na versão trial ainda, mas pretendo comprar.
          Ele parece ser o único que possui sincronização celular – PC e entendo que isso seja fundamental para o controle se tornar fácil.
          Ainda estou na fase de adaptação e tenho algumas dúvidas. Principalmente por que não domino inglês. Você poderia me ajudar?
          Já criei todas as categorias que imagino que posso usar. Já lancei todas minhas despesas com cartões desde o dia 11/03 e contas correntes desde o dia 20/03.
          Meu mês orçamentário começa dia 21, pois recebo nesse dia. Tem como eu ajustar isso? Orcei por cima várias das minhas despesas, mas o YNAB ta orçando os cartões, como muitas dessas despesas estimadas serão feitas no cartão de crédito estou com um rombo, pois, meu gasto com alimentação por exemplo está sendo contado 2x (na categoria alimentação e incluido no montante total do cartão). O salário também estou em dúvida, criei categorias para Receitas, mas acho que não deveria ter feito isso, parece que há uma funcionalidade específica para os paychecks…
          Enfim, to apanhando a bessa… mas tenho 29 dias de trial até comprar…
          Vlw

          • Já me resolvi com todas as minhas dúvidas e muitas outras… apanhei um pouco, mas to gostando do software.
            Um diferencial que percebi desse software é que ele foca em uma filosofia de finanças.
            Inclusive defende que esse mundo de relatório que outros softwares geram não servem pra nada, são projeções que nunca se concretizam.
            A única “falha” mais grave dele mesmo é não gerenciar investimentos e se um dia tiver isso vai bater geral.
            Não é a toa que ele é o 3.o. colocado em finanças pessoais 2012 na Top Ten Reviews categoria software de finanças pessoais. (http://personal-finance-software-review.toptenreviews.com/).
            Ficou somente atrás do AceMoney e Quicken. Os quais somente se garantiram por ter manuseio de investimentos.
            Confesso que estava mais interessado no Quicken, mas o suporte do Quicken foi muito desanimador ao responder sobre previsão para mobile android. Então, sai fora. Já tá comprado. É YNAB na veia…

          • I still enjoy BA’s recipes, but they finlaly told me I’m canceled after I stopped sending them $$ a year ago. I don’t trust they won’t send me a magazine, though. So much for trying to save trees, right? Your cookies look delicious — I love the stars! And I definitely should try those rings since I’m horrible at rolling out dough.