Como não pagar taxas do banco

245
95299
Diga não às taxas de bancos

Você sabia que é possível ter uma conta corrente e não pagar taxa de manutenção, e principalmente não pagar taxas de transferências eletrônicas (TED, DOC)? Isso é uma lei, acessível a qualquer um!

Desde o final de 2010 o Banco Central proíbe bancos de cobrarem tarifas no caso de contas que utilizem apenas meios eletrônicos em contrato.

E por que você não sabia disso?

Essa é fácil: por que é que os bancos iriam te empurrar um serviço gratuito deles mesmos, sendo que muitos já utilizam o mesmo serviço e pagam por isso?

Eu (e grande maioria dos leitores do blog) pago uma taxa de manutenção de minha conta corrente que inclui diversos serviços. Mesmo assim eu:

  • evito ao máximo ir a agência;
  • fujo do meu gerente (muitos nem sabem quem é o seu gerente);
  • nunca fiz um pagamento/operação pessoalmente no caixa, e pretendo nunca fazer;
  • nunca apliquei em nenhum fundo de banco, ou qualquer outro produto que oferecem (poupança, CDB, Hiperfundo, título de capitalização, consórcio, seguros e etc);
  • nunca precisei de crédito e espero nunca precisar;
  • utilizo cheque apenas como “cheque caução” na compra de engradados de cerveja;
  • acesso minha conta somente através da internet.

Para quem possui perfil parecido com o meu (Geração Y), saiba que já vale a pena ter a sua conta digital/virtual!

Esta conta oferece alguns serviços ilimitados gratuitos, mas passa a cobrar por outros (que já possuíam seus custos embutidos na taxa de manutenção).

O que a conta inclui sem custo e o que cobra

Segue o que está incluso sem nenhuma taxa:

  • Abertura da conta
  • TEDs e DOCs ilimitados (transferências intra e interbancárias)
  • Consultas de extrato e saldo pela internet
  • Pagamento de contas pela internet
  • Saques e depósitos em caixa eletrônico
  • Cartão de débito entregue por correio

O que é cobrado:

  • Qualquer operação que utilize atendimento pessoal. Exemplos: operações feitas pessoalmente no caixa, com o gerente ou por telefone
  • Talão de cheques
  • Cartão de crédito

É bom lembrar que você ainda pode fazer as mesmas coisas que antes, só a tarifação que mudou. Alguns itens não são mais cobrados (que são exatamente os que eu mais uso) e outros agora são (os que eu não uso).

Com relação ao cartão de crédito, fica a única ressalva que tenho até agora. Hoje eu possuo um cartão que me fornece uma razoável quantidade de milhas, e que não possui anuidade. Esta isenção de anuidade é feita pelo meu gerente porque gasto a quantidade anual necessária para isto. Na conta digital/virtual não existe a interação cliente/gerente, mas sempre há outras maneiras de conseguir descontos em taxas de anuidade: recomendo fortemente o vídeo de negociação de anuidade de cartão de crédito da Arata Academy.

E o que você ganha com isso?

Ninguém gosta de pagar taxas por algo que não utiliza, mas tem outro motivo importante: para o pequeno investidor, o custo da TED/DOC pode influenciar bastante a frequência de suas aplicações (Ex.: o custo de R$ 8 de um DOC para um investimento de R$ 200 equivale a 4%, o que é bem significativo).

Mas saiba porque eu acho que você deveria abrir sua conta digital agora.

Mas como fazer para abrir esta conta?

Dos que eu tenho certeza, hoje existem a iConta do Itaú, a DigiConta do Bradesco e a Conta Digital do Banco do Brasil (como alguns leitores informaram, o Banco do Brasil não oferece mais a sua opção de conta digital no momento). Como é de graça, eu já abri a minha.

Em outro artigo conto a minha experiência, e se eu descobri alguma malandragem dos bancos no meio do caminho.

Nossos amigos do blog QueroFicarRico já fizeram artigos sobre a conta digital/virtual do Banco do Brasil e do Itaú, vale a pena conferir. O blog Efetividade também falou das contas digitais. Recomendo ler também os comentários do artigo, com leitores e suas experiências com estas contas.

Quem já tiver alguma experiência com o assunto, deixe seu comentário!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

245 COMMENTS

  1. ola boa tarde estava olhando e me informando sobre o assunto e gostaria aqui de deixar um experiencia, tenho conta no banco HSBC e tive que sacar todo o dinheiro da conta e ficar sem movimentar ela do dia 05/09/2015 a 05/01/2015 e no dia cinco fiz um deposito de 150 reais e forâo debitado uma quantia de 100,56 referente as taxa bancarias, insatisfeito com isso entrei no pelo site do banco e registrei meu descontentamento pelo valor abusivo cobrado e no dia 20/05/2015 recebi a resposta da minha queixa e eles informarão que no prazo de 5 dias estariam devolvendo tal valor e olhei meu saldo e realmente foi estornado , fica aqui minha dica se alguém passou pela mesma situação eis o meio de recorrer. obrigado pela atenção e o blog ta de parabéns.

  2. Você precisa de ajuda financeira ou empréstimo urgente? e você tem de ser decepcionado por bancos. Nós podemos fornecer financiamento direto de até 5 milhões de euros em taxas de juros conveniente para obter mais informações e exigência do formulário de candidatura, Contacte-nos por e-mail uspf.associates(@)gmail.com
    Saudações.
    Moises Miguelro

  3. Em alguns blogs/fóruns por aí tem muita gente reclamando do “desconhecimento” dos gerentes sobre as tais contas digitais, sou cliente BB há uns 10 anos, achei muito interessante o tal pacote digital pois nem me lembro mais quando foi a última vez que assinei um cheque, resolvi aderir. Fui à agência onde possuo a conta já preparado para o combate com o gerente mas nem precisou, além de fazer a migração numa boa ainda me esclareceu algumas dúvidas. Dei sorte então.

  4. Ola,boa noite, minha esposa trabalha em uma determinada empresa, ela recebe seu salário pelo banco itau, em uma conta corrente, a única manutenção que ela faz é sacar o dinheiro no caixa eletrõnico, mesmo assim é cobrado uma taxa de 16 reais da sua conta, esta correto esta cobrança, ou tem como não pagar, obrigado?

  5. oi fui fazer a abertura da conta de serviços essenciais e eles queriam me cobrar uma taxa de 30 reais pelo inicio do relacionamento a agencia que eu fui era da caixa economica federal gostaria de saber se eles podem cobrar essa taxa ou se e gratuita a abertura deste tipo de conta e como posso reclamar se tiver alguma coisa de errado

  6. Eu uso o santander free, e se eu fizer uma compra no crédito todo mês e fizer mais outras duas coisas de uma lista que eles dão, como pagar boleto via internet banking, eu fico isento de anuidade e de taxa de conta. Mto bom, bem como eu precisava.
    Fikadika

    Mas assim, o meu comentário maior é a respeito de TEDs e DOCs… eu utilizei o internet banking pra mandar um TED do santander para o bradesco e não me cobraram taxa… Se usar o internet banking para outros bancos, nenhum será tarifado? Ou ainda existe essa tarifação mesmo utilizando o internet banking?

  7. Tenha um bom dia ….
    Você precisa de um empréstimo para pagar suas contas ou
    iniciar um novo negócio, então não procure mais
    Meu nome é Guan David estamos certificados
    empresas de crédito que oferecem qualquer
    assistência financeira para as pessoas, preencha o formulário abaixo
    e voltar a este e-mail:
    [email protected]
    Phone no:+1(916) 384-0371

    INFORMAÇÃO MUTUÁRIO
    Nome Completo: ___________________________
    Sexo: _______________________________
    Estado civil: _______________________
    Endereço de contato: ______________________
    Cidade / CEP: ________________________
    País: ______________________________
    Data de Nascimento: ________________________
    Montante necessário como Empréstimo: _______________
    Empréstimo Duração: ________________________
    Profissão: ___________________________
    O objetivo para o empréstimo: _____________________
    Na verdade Telefone: ______________________
    Fax: __________________________________
    Você aplicar para um empréstimo on-line
    Antes? _______________________________
    Melhor Comunicação
    Sr.Scott

  8. Empréstimo, Capital de Risco, Business Loan, empréstimo para a Educação, Home Loan, empréstimo e por qualquer motivo e necessidades urgentes !. com uma duração máxima de 10 anos. Você já foi rejeitado pelo seu banco? Você tem mau crédito? Você tem contas a pagar? Você está em dívida? Você precisa montar um negócio? Não se preocupe mais como nós estamos aqui para oferecer-lhe um empréstimo com juros baixos. As nossas gamas de empréstimo de $ 2.000 USD para US $ 50, 000,000.00, Nós também emprestar em dólares dos EUA e Euro !! Contacte-nos hoje via e-mail; [email protected]

  9. Gostaria de tirar uma divida, já que a anta do gerente hoje não respondeu a questão.
    Ao abrir a conta corrente, eles devem me informar sobre a tarifa, ou eles escolhem o pacote de tarifa que sera cobrado? minha conta de do começo do ano e a três meses me cobram sem ao menos me explicar o pq. sendo que é só pra receber salario. Ngm informa porcaria alguma!

  10. Amigo tenho uma conta corrente no itau, quem pagava as taxas de manutençao era a empressa, por ficar dessempregado eu e que acabei pagando as taxas que era 18 reais foi para 19 ,22 40 e agora esta em 42 reais nao tenho cheque cartao de credito so tenho este dinheiro la que e para pagar o mini pic, fui na ag e falaram que esta taxa é a menor ja estou pagando isso a quase 1 ano oque devo fazer? Obrigado

  11. Olá, estou com uma dúvida pontual. Abri uma conta Digital no Banco do Brasil para fazer meus investimentos, transferências, pagamentos tudo via internet, ok. Queria fazer a Portabilidade (transferência automática de salário) do santander (Conta Salário) para o BB (Conta digital).Minha dúvida é: Neste processo de transferência automática há alguma taxa que eu vou precisar pagar neste processo?

    Este processo passa por uma pessoa ou é totalmente automático? Ele gera alguma taxa avulsa na minha conta digital?

    Parabéns pelo ótimo blog.

  12. Ola boa noite! Assunto do post muito interessante!
    Recentemente abrir uma conta corrente no banco itaú, por ordem da empresa que trabalho. Para minha surpresa me cobrou no primeiro mes a taxa de R& 28,00 e nos demais meses R$ 11,90. Um absurdo. Porque abrir para receber meu pagamento do mês. O que fazer?? Pois tenha conta salario no banco do brasil nunca me cobrou um centavos, porem a empresa não aceitou!! Me ajudem por favor o que devo fazer??

  13. abri uma conta no Bradesco e nunca movimentei, apos um ano de abertura fui até o banco para fechar a conta e meu saldo devedor era de R$ 1500 somente de taxas, isso é justo?

  14. Nunca fiz um pagamento/operação pessoalmente no caixa e pretendo nunca fazer. Nunca apliquei em nenhum fundo de banco nem aceitei quaisquer outros (muito variados) produtos que tentavam (muito desesperadamente) me empurrar (muito frequentemente), como: poupança, CDB, hiperfundo, títulos de capitalização, consórcios, seguros, casas, terrenos, animais, roupas, calçados, artigos de cama, mesa e banho, brinquedos, smarthphones, computadores, tablets, iPhones/Pads/Pods, xampus, creme de baunilha, creme de cabelo (creme de cabelo!?), engradados de cerveja, refrigerantes, frango assado, pizzas de muçarela, churros recheados, muffins, brownies, waffles, pretzels, strudels, donuts americanos, morangos silvestres, bolinhas de golf, bastões de cricket, petecas de badminton, bolas de rugby, uma trompa alpina, maracas, marimbas e castanholas, a sogra do gerente, a irmã divorciada do gerente, a tia chata do gerente, a empregada preguiçosa do gerente, mulheres em geral. Nunca precisei de crédito e espero nunca precisar. Uso cheque apenas como “cheque caução” na compra de engradados de suco de uva, e acesso minha conta somente através da internet, pelo celular. Então, fui ao banco e abri uma conta digital. Só assim, fiquei livre de todas as taxas bancárias e parei de financiar o caviar e o escargot dos banqueiros.

  15. ola boa tarde meu esposo trabalha em uma instituição e recebe o salario pelo banco e nessa conta tem um investimento onde e cobrado taxa de manutenção da conta no valor de 17,90… gostaria de sabe se ele e obrigado pagar essa taxa se a única manutenção q ele faz e fazer saque… obrigada.

  16. No mês de setembro de 2016 o Banco do Brasil encerrou a adesou de novos clientes para sua conta eletrônica. Portanto não será mais possível adquirir esse tipo de servisso no BB.

    • Eduardo, agradeço pelo comentário!
      Verifiquei e realmente não está disponível, um passo para trás do Banco do Brasil, uma pena.
      Já atualizei no artigo, obrigado novamente!
      Abs!