Por que você deve abrir uma conta digital agora

Escrito por: Vitor Nagata | Data: 05/12/2011 | Categoria: 52 comentários
Agência "cheia" no Canadá

Antes eu acreditava que as contas digitais eram apenas uma forma de não pagar TEDs e DOCs, mas hoje eu percebo que é muito mais do que isso! Neste artigo vou mostrar porque apoio tanto essa prática.

A conta digital é uma modalidade de conta corrente disponibilizada pelos bancos que isenta os consumidores de pagarem taxas para transações efetuadas sem nenhum atendimento pessoal (internet e caixas eletrônicos), mas passam a cobrar toda e qualquer operação que exija a presença de um gerente, caixa ou atendente de telefone.

Antes de tudo, vale lembrar como são as agências bancárias nos Estados Unidos e outros mercados mais maduros. Nestes países as agências bancárias tradicionais (branchs) estão cada vez mais sendo substituídas por “mini-branchs”, que são nada mais que os caixas eletrônicos (ATMs) que conhecemos por aqui. O gerente não é uma fonte de informações sobre investimentos, ou sobre o que fazer com o seu dinheiro: eles são consultados apenas na abertura de conta e quando é necessário um empréstimo ou outros tipos de serviços bancários. Não é à toa que as agências remanescentes ficam ainda mais vazias.

Bom, vamos ao que interessa. Para nós da Geração Y ou Geração da Internet que somos práticos, rápidos e sedentos por novidades, quais são os motivos e vantagens para abrir esta conta:

  • Segurança. Mesmo os mais conservadores e medrosos de tecnologias tem que concordar que os esforços de segurança (ex.: verificações por tokens e celulares) são cada vez melhores. É muito mais seguro fazer uma transação online do que ir até o caixa eletrônico. E tem outra, o banco cobre qualquer prejuízo que você venha a ter no caso de falha de segurança virtual.
  • Conveniência. Não é desagradável dizer “não” a alguém? Até para o pedinte no farol nós nos sentimos mal ao não dar esmola. Com a conta digital nós evitamos este assédio freqüente do gerente, que insiste em nos oferecer produtos que não queremos, utilizando a psicologia e o relacionamento para nos convencer.
  • Greves. Tenho certeza que todos sofreram com as greves dos últimos meses! Tivemos a greve dos bancários (agências fechadas) somada à greve dos correios (não recebimento de contas).
Greve dos bancários
  • Controle. Aumente seu controle de suas finanças, centralizando todas as suas movimentações através da internet. É só exportar o extrato e o controle “está pronto”.
  • Tempo e Praticidade. Este item dispensa explicações, afinal não há nada mais prático e rápido do que a internet.
  • Taxas. Conforme explicado neste artigo, nesta modalidade os serviços que eu mais utilizo não são cobrados, e os serviços que eu nunca uso são cobrados apenas em caso de utilização. Desta maneira fica muito mais vantajoso utilizar estratégias de investimento que envolvem aplicações mais frequentes.
  • Incentivo à Competição. Se cada vez mais as pessoas passarem a utilizar este serviço, tenho certeza que maiores benefícios serão agregados como forma de competição entre os bancos.

Você tem uma conta em um banco que possui a modalidade de conta digital? Se você concorda com meus argumentos, transforme sua conta em digital, você não tem nada a perder. Você possui conta em um banco que não possui conta digital? Abra uma conta em um banco que tenha, você também não tem nada a perder.

Que tal visitarmos o gerente só no momento em que precisarmos dele?

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Artigos relacionados
52 Comentários
  1. Sabiston, em 05/12/2011

    Vitor, algumas dúvidas, tenho conta no BB mas desejo manter o número. É possivel? A minha conta é universitária.

    Você chegou a abrir conta? Estou na dúvida se abro nos 2 bancos ou apenas em uma (já tenho conta em ambas), porém o itau, praticamente não uso.

    abraço!

    • Vitor Nagata, em 06/12/2011

      Sabiston,
      Infelizmente não tive uma experiência pessoal igual ao seu caso, mas tenho quase certeza que o número é mantido! Não há motivos para mudar.
      Eu tenho conta no Bradesco e abri uma iConta no Itaú. Já estou pensando seriamente em fechar a do Bradesco. Tudo depende de que tipos de serviços você utiliza no banco. Para mim vale muito a pena!
      Abs!

    • Márcio, em 08/12/2011

      Sabiston,

      Tenho conta corrente no BB e tentei alterá-la para digital. A atendente falou que era possível, porém ao efetuar a alteração no sistema não conseguiu, disse que a opção não habilitava. Falou que verificaria e retornaria quando estivesse alterado. Nunca mais entrou em contato.

      Moral da história: Desisti e fui para o Itaú. Lá não tive problemas, foi rápido e fácil.

      Talvez outros tenham aberto essa conta digital sem problemas no BB, mas não foi o meu caso.

      • Higor, em 04/10/2012

        Tbm tive esse mesmo problema no BB, sempre davam uma disculpa.

        Mas agora consegui depois de tanto “pega no pé” deles :D

      • Jonatas, em 21/12/2012

        Sou cliente no Banco do Brasil, mas infelizmente eu uso cheques para bancar estudos e a modalidade Conta Digital deles não permite uso de cheques. Então escolhi uma modalidade personalizada, bem próxima, que permitia o uso de cheques. Custo: R$9,90/mês. Considerando que eu usava outro pacote de serviços que me cobrava R$19,90, até dei uma economizada.

        • Sheila, em 11/01/2013

          Oi Jonata. Eu também tenho conta no BB mas não pago nada. Solicitei ao banco a opção de pacote básico do banco central. Ele permite eu passar até 9 folhas de cheque por mês, 2 extratos e 4 saques, o uso do cartão de débito para pagamento de conta é ilimitado. Se o seu perfil se enquadra neste tipo de modalidade, troque e não pague nada.

        • Milton, em 22/01/2013

          Vc tem direito de ter uma conta corrente sem pacote de manutenção mensal, basta optar pelos serviços essenciais, conforme Resolução do Banco Central nº 3919, de 25/11/2010, artigo 2º “Serviços Essenciais”.
          Possuo uma c/c no BB, sem pacote de manutenção, com direito a 10 flhs de cheques, cartão magnético, saques (limitado) etc.

    • Celia, em 04/07/2013

      Seguindo o conselho do Vitor, eu fui até o Itau e transformei minha conta em Iconta. Nada mudou. Apenas o cartão magnético é que vai chegar em alguns dias e diferente para poder controlar as eventuais cobranças de serviços presenciais que venha a fazer. Inclusive enquanto não chega, o gerente disse que posso utilizar o cartão que tenho. Pelo menos no Itau é assim.

      • Nicola, em 05/10/2013

        Uma coisa mudou agora voce e ilimitado (saques/transferencias/docs/teds)

  2. Ivan, em 05/12/2011

    Vitor, mais uma vez, um artigo muito pertinente!
    Comecei a ler o blog e dias depois, tirei quase todos os investimentos que tinha no banco para investir em Tesouro…aí o banco começou a me cobrar a tarifa mensal e com o 1o artigo sobre a conta digital, fui dias depois para abrir a minha conta! Uma coisa levou à outra e com certeza são dicas que fará a minha meta financeira ser atingida em menos tempo.
    Abraços,
    Ivan

    • Vitor Nagata, em 06/12/2011

      Ivan,
      São comentários como os seus que nos dão motivação. Este blog é um hobby meu e do Ulisses, e ao ver que ajudamos alguém, sentimos que cumprimos nosso objetivo.
      Abs!

  3. TBB, em 05/12/2011

    Parabéns pelo post, muito claro e objetivo. Tenho conhecimento que o BB e o Itaú oferecem a Conta Digital, existe algum outro banco com este serviço? E no caso de um depósito? Poderia usar o caixa eletrônico ou a origem devera ser de DOC, TED ou transferência entre contas deste banco?

    • Vitor Nagata, em 06/12/2011

      TBB,
      Eu pesquisei novamente se algum outro banco grande já tinha a mesma modalidade e não consegui achar. Uma pena, mas acredito realmente que é uma questão de tempo, exatamente por isso ainda não cancelei minha conta no Bradesco.
      Sobre sua pergunta: sim, é isento de taxas. Depósitos e saques em caixa eletrônico não necessitam de atendimento pessoal, por isso não possuem taxas.
      Abs!

  4. Victor Xará, em 06/12/2011

    Vitor,

    Gostaria de parabeniza-lo por mais este excelente artigo. Ainda não tenho familiaridade com as contas digitais, mas você me convenceu de que este é o caminho!

  5. Sabiston, em 20/12/2011

    Olá vitor, vc que tem conta no Bradesco. Tem uma modalidade DigiConta (http://www.bradesco.com.br/html/content/contas/pdf/cesta_DigiConta.pdf)

    Abraço!

    • Vitor Nagata, em 20/12/2011

      Sabiston,
      Muito obrigado pela informação! Já vou transformar minha conta do Bradesco Prime em Digiconta assim que possível. Se tiver algo a acrescentar, até faço um artigo sobre isso.
      Obrigado novamente
      Abs!

  6. Clayton, em 06/01/2012

    Boa Noite, estou bastante interessado em migrar minha conta do BB para digital, principalmente pq pretendo continuar usando os cheques, mesmo sabendo que pagarei pelas folhas avulsas, mas o que quero mesmo é manter o meu tempo de clientela no banco que já faz alguns anos e por isso não tentei abrir diretamente pela internet, por acreditar que minha conta seria como cliente novo e não constaria nos cheques o tempo que já sou cliente bancário! Mas ao ligar no SAC BB para saber como proceder, eles informam que tal modalidade de conta não existe mais e os clientes que a poassuem estão sendo migrados automaticamente para outra modalidade. Então como fazer, uma vez que o site divulga a conta e os atendentes dizem que não existe?

    Att.

    • Vitor Nagata, em 11/01/2012

      Clayton,
      Não sei se é desinformação mesmo ou má fé, mas muitos funcionários insistem em dizer que esta modalidade de conta não existe.
      Vá a uma agência e leve a página do link abaixo impressa e exija seus direitos. Depois nos conte como foi!

      http://www.bb.com.br/docs/pub/trf/TabelaContaDigital.pdf

      Abs!

  7. @nonimo, em 10/01/2012

    Li em outro site que o Itau cobra anuidade pela manutençao da iconta……..procede essa informação ou é totalmente isenta de taxas quando se usa os meios eletronicos?

    • Vitor Nagata, em 11/01/2012

      @nonimo, não há taxa de manutenção para a iconta. Se forem utilizados apenas meios eletrônicos há isenção de todas as tarifas!
      Abs

  8. CARODALMA, em 21/02/2012

    Ola, Vitor! Parabéns pelo trabalho e muito obrigado pelos ensinamentos!! Tentei com meu gerente, migrar minha conta para CONTA DIGITAL. Depois de muita resistência, ele me falou que a migração foi feita com sucesso e minha “CONTA ELETRÔNICA” já estava valendo. Duas perguntinhas: 1) CONTA DIGITAL = CONTA ELETRÔNICA ? e 2) É necessário virar o mês para a alteração se realizar? (Pois logo após a migração, efetuei uma TED pela internet e paguei 8,00 de tarifa.) Obrigado!

    • Vitor Nagata, em 22/02/2012

      Olá Carodalma!
      Antes de mais nada, qual é o seu banco?
      Acredito que conta eletrônica seja a mesma coisa que conta digital. O importante é o que caracteriza uma conta digital: uma modalidade de conta corrente que isenta de taxas para utilização de meios 100% eletrônicos. Se esta for a sua conta, então não deveria ser cobrada a TED realizada pela internet.
      Abs!

    • Daniel Santos, em 03/11/2013

      Olá Carodalma, com certeza estás falando do BB. Essa Conta Eletrônica não tem nada a ver com a Conta Digital, é só um artifício do BB de enrolar os seus clientes. Na conta digital não é cobrada nenhuma taxa, tarifa ou mensalidade; não tem limites de saques, depósitos, DOC’s e TED’s, desde que todos sejam feitos pela internet ou caixas eletrônicos. E se acontecer de precisar fazer alguma movimentação no atendimento pessoal, será cobrada somente o valor do serviço (por exemplo, se tivesse feito o seu TED no atendimento pessoal seria cobrado R$ 8,00, somente isso).

  9. Ivan, em 10/03/2012

    Caros leitores, confesso que as minhas idas ao banco por causa da conta digital foi maior que eu imaginava. Abri a minha conta no Itaú e todas as vezes que eu quero cadastrar alguém ou alguma empresa para o TED, preciso ir à agência….acontece isso com vcs? Já os docs, é só registrar via internet e aprovar no caixa eletrônico. Dica do gerente: se o valor da transferência for alto, faça vários DOCS ao invés de TED….mas haja paciência! Prefiro fazer uma caminhadinha ao banco e habilitar o TED….ruim mesmo é a fila…

    • Vitor Nagata, em 09/04/2012

      Ivan,
      Muito obrigado por nos contar sua experiência!
      Realmente é muito ruim, mas é a forma que os bancos tem para manter nossa dependência de seus gerentes e agências.
      Abs!

    • daniel, em 21/11/2013

      Ivan, vc utiliza o token? eu consigo cadastrar contas pra fazer ted pela internet mesmo até o limite semanal que é de 30mil se não me engano, se vc movimenta mais que isso por semana dai acho que só indo na agencia mesmo na iconta.

  10. Egon Henrique, em 18/03/2012

    Muito mais vantajoso pelo que parece.

    Não tenho conta eletronica ainda, mas faço tudo pela internet, não pago contas direto no caixa, e só procuro alguém na agência, quando não tem jeito.

    Obs: tenho apenas conta poupança, justamente pra não pagar tantos juros de serviços que nem uso…

    • Vitor Nagata, em 09/04/2012

      Egon, então a conta digital é perfeita para você!
      Abs!

  11. Thiago Sturiale, em 04/04/2012
    • Vitor Nagata, em 09/04/2012

      Thiago, muito obrigado pela sua dica!
      Realmente a conta serviços essenciais é melhor para alguns casos, mas eu acredito que apenas em alguns bem específicos (quem ainda usa cheque ou gosta de atendimento pessoal)
      Abs!

  12. Graci Costa, em 02/06/2012

    Olá, o seu site era tudo que eu precisava! Amei, parabéns! A minha dúvida sobre a iconta é se posso utilizar o cartão do banco como debito automático em lojas, já que não será um atendimento pessoal com funcionário do banco e se vou ter que encerrar minha conta poupança. Um abraço.

    • Vitor Nagata, em 04/06/2012

      Graci, muito obrigado pela mensagem!
      Sim, é possível utilizar o cartão de débito em lojas sem pagar nenhuma tarifa!
      Abs!

  13. Ganhando Muito, em 13/06/2012

    Sempre tinha lido que para começar investir era preciso um valor mínimo (~5.000). Por causa das taxas de transferências e também taxas da corretora, que muitas vezes podem ser maiores do que o rendimento mensal dos iniciantes.
    Mas como sou teimoso (e no momento pobre) corri atrás de uma maneira de não pagar essas taxas.

    1º Abri uma Conta Digital no BB. Com isso fiquei livre das taxas de transferência. Posso fazer DOC de 10 reais tranquilamente.

    2º Achei a Corretora XP que oferece o plano Universitário. Posso investir em ações e FII a partir de R$ 1.380,00*.
    *Considero que os custos operacionais não devem passar de 0,5% do investimento.
    No plano universitário eu posso movimentar até 3.000 por mês sem pagar corretagem. Apenas uma custódia mensal de 6 reais.

    Em breve vou escrever um artigo no meu blog sobre começar com pouco dinheiro.

    Entrem lá: http://ganhandomuito.wordpress.com

    Ganhando Muito

    Comecei investir com um valor muito pequeno.

  14. Cássio Campelo, em 04/07/2012

    Oi vitor.
    Tenho uma conta universitária no BB,e tenho um contrato de bolsista pela Universidade FEderal de meu estado.
    Não sei se você sabe, mas ela nos obriga e tirarmos um Cartão que seja conta corrente. Ai, eu gostaria de saber se ao mudar para o cartão digital, afetará no recebimento de meu “salário” mensal, em virtude dessa transição.
    Eu li em um outro site que o cartão digital, é uma modalidade do cartão de crédito.

  15. Erica, em 16/07/2012

    Boa noite!!! Tenho uma conta no banco Itaú mas ainda não migrei. É possível eu ter 2 iConta em agências diferentes??? Obrigada!

    • Felipe Fernandes, em 07/05/2013

      Possuo uma iConta e outra conta pacote econômico no BB (R$11,90), solicitei a alteração para a Digital e a atendente realizou, porém, ao virar o mês, fiz meus TEDs e me deparei com a cobrança das taxas de utilização dos mesmos. Fiz uma reclamação na ouvidoria e me informaram que não há como migrar para conta digital com o meu perfil, que o sistema não habilita. Para não me incomodar mais com eles, pois uso essa conta apenas para receber meu salário porque sou obrigado pela empresa, vou passar minha conta para serviços essenciais e solicitar via requerimento, do artigo 2º da Resolução 3.402 do Conselho Monetário Nacional, transferência automática do meu salário sem custo para minha iConta. É o jeito, já que eles estão tentando complicar a minha vida.
      Abraço e obrigado pelas dicas!!1

  16. Jessica Barra, em 19/07/2012

    Olá, estou pensando em migrar minha conta corrente para a conta digital, mas tenho dúvidas em relação à minha poupança. Como é que fica ? Ouvi falar que quando se abre a conta digital já vem uma poupança atrelada, mas que tb é póssível migrar a poupança só que com outro número. Seria vantajoso migrar a poupança tb?

  17. Rachel, em 30/07/2012

    Olá! Tenho conta digital do BB, mas toda vez que faço uma transferência DOC o banco cobra 8,00 de taxa. Só neste mês é que reduziram para 3,50. Mesmo assim continuam cobrando.

    • Daniel Santos, em 03/11/2013

      Olá Rachel, você não tem uma Conta Digital. Você tem é o que eles chamam de Conta Eletrônica.

  18. Leandro Salgado, em 02/08/2012

    Este tipo de conta tambem isenta aquela tarifa de renovacao de cadastro??
    Da pra abrir tambem conta digital pra PJ???

    Abracos e parabens pelo blog!

  19. Michel, em 06/08/2012

    Tenho uma conta digital no BB e uma iConta no Itaú. Foi muito difícil abrir as duas contas.
    No BB eu mudei a minha conta Universitária para conta digital em 2011. Na ocasião o gerente do banco desconhecia o produto! Eu gentilmente pedi que ele entrasse no site do BB e fui guiando os cliques dele até chegar na página que mostra a propaganda do tal pacote conta digital. Então ele foi conversar com o superior dele. Voltou e ficou quebrando a cabeça um tempão até conseguir.
    No Itaú a experiência também foi inusitada. Abri minha conta em março de 2012. Agora não sou mais universitário; sou funcionário público e teria que abrir uma conta no Itaú. Solicitei a abertura de uma iconta. Mas a gerente disse que não era possível. Eu discordei e disse que aquilo era um absurdo, mas ela não queria deixar de jeito nenhum e me queria me empurrar um pacote especial que todos funcionários usam (um pacote muito ruim, por sinal). No final já estava quase desistindo e disse que não estava nada satisfeito, então ela fez o que eu queria.

    Voltando ao BB.
    Eu solicitei a transferência da minha conta digital da agência antiga para a agência da nova cidade. Adivinhem? O meu pacote conta digital de repente se tornou outro qualquer…
    Percebi quando eu fiz um DOC e veio cobrança de tarifa!
    Liguei para o SAC do BB e fiz uma reclamação solicitando voltar ao pacote conta digital e ressarcimento da tarifa. Consegui! Como os bancos são atrapalhados…

    Vantagens do BB pacote digital, para mim.
    – Gosto da funcionalidade de resgate automático de aplicação financeira (ao invés de entrar no cheque especial).
    – Maior disponibilidade de caixas eletrônicos no Brasil.

    Vantagens da iconta Itaú.
    – SMS no meu celular para qualquer movimentação, sem cobrança.
    – Usa Token (me sinto mais seguro)

    Por enquanto vou ficar com as duas contas. Mas se tivesse que decidir por uma das duas ainda não sei qual seria a melhor opção.

  20. gleristhon, em 19/10/2012

    estou abrindo uma conta digital no bb a algum limite maximo no ted?

  21. Lucas, em 30/10/2012

    Acabei de chegar do Banco do Brasil. Fui lá duas vezes! Cheguei falando que queria abrir uma Conta Digital. A atendente não conseguiu, abriu uma conta comum e pediu que eu voltasse lá hoje para converter a conta em Digital. Deu certo!!! Aproveitei também para vincular meus cartões Petrobrás e Saraiva à conta. Deu certo tambem!!! Pedi pra aumentar meu limite. Deu certo tambem! Agora, tenho uma conta sem tarifa, cartões sem anuidades e um bom limite! *** pacote perfeito! ^^

  22. Lucas – MG, em 01/11/2012

    Tenho dúvidas em relação a conta Digital do BB. Sei que quando se abre uma conta corrente, automaticamente já se tem uma poupança, é verdade? – Isso vale também com a Conta Digital?

  23. Erika, em 07/11/2012

    Com a conta digital posso manter o cartao de credito Ourocard Internacional? Posso fazer saques no exterior? Caso possa, a tarifa eh diferente da conta normal? Obrigada

  24. luís, em 11/12/2012

    Olá Vitor, estou pensando seriamente em transformar minha conta em conta digital (BB). Gostaria de saber sobre compras do dia-a-dia, mercado, lojas, etc. É possível utilizar o cartão, e se tem cartão pagamos mais por ele? Abraços.

  25. Felipe Fernandes, em 07/05/2013

    Possuo uma iConta e outra conta pacote econômico no BB (R$11,90), solicitei a alteração para a Digital e a atendente realizou, porém, ao virar o mês, fiz meus TEDs e me deparei com a cobrança das taxas de utilização dos mesmos. Fiz uma reclamação na ouvidoria e me informaram que não há como migrar para conta digital com o meu perfil, que o sistema não habilita. Para não me incomodar mais com eles, pois uso essa conta apenas para receber meu salário porque sou obrigado pela empresa, vou passar minha conta para serviços essenciais e solicitar via requerimento, do artigo 2º da Resolução 3.402 do Conselho Monetário Nacional, transferência automática do meu salário sem custo para minha iConta. É o jeito, já que eles estão tentando complicar a minha vida. Apenas pago contas via internet e débito automático, guardo meu dinheiro na poupança e alguma vezes uso o caixa eletrônico para realizar saques, creio que a iConta se encaixa perfeitamente comigo, uma vez que já tenho a 2 anos e nunca fui tarifado.
    Abraço e obrigado pelas dicas!!!

  26. Grazzi, em 25/04/2014

    Gostaria de saber se é possivel fazer CDB pós fixado utilizando uma Iconta BB. Abraço.

  27. Nat, em 13/06/2014

    Boa noite!
    Eu pesquisei sobre a iConta Itaú e consegui todas as informações, menos o valor da tarifa que seria cobrada se precisarmos falar com o gerente. Sei o valor para ir ao Caixa (tem na tabela que baixei no site do Itaú), mas o valor para acesso ao gerente não consegui achar em lugar nenhum. Alguém sabe?

  28. Liliane, em 16/06/2014

    E atualmente, qual conta é melhor: a iConta do Itaú ou a Conta Digital do BB?

  29. Liliane, em 16/06/2014

    No Banco do Brasil, tem jeito de ter uma conta normal e uma digital? Pergunto porque no Itaú não tem e não queria ficar sem a conta normal e seria bom se centralizasse tudo num banco só para evitar gastar com transferências de banco para banco.

  30. Alexandre Azevedo, em 08/08/2014

    Boa noite, Vitor e pessoal do blog.

    Também tenho encontrado dificuldades no BB com relação à abertura da conta digital, vou ao Itaú semana que vem para abrir a iConta (é só fazer o pré-cadastro pela internet já escolhendo a agência, eles avaliam o perfil do cliente e mandam resposta em 24h).

    Minha dúvida é a seguinte: A iConta disponibiliza uma poupança e acesso aos investimentos padrão do banco (CDB, LCI/LCA, fundos DI, etc.) ?
    Caso positivo, eu migrarei praticamente tudo pra ela, pois gosto da idéia de ter a poupança para liquidez imediata sem pagar IR (meu sonho é uma LCI com liquidez diária e vencimento longo) para aquela grana que você não sabe se vai precisar gastar, e tampouco quer deixar na corretora.

    Um abraço e obrigado pelo ótimo blog!

Deixe seu comentário

*

Receba as novidades do Blog do Investidor