Por que você deve abrir uma conta digital agora

69
131
Agência

Antes eu acreditava que as contas digitais eram apenas uma forma de não pagar TEDs e DOCs, mas hoje eu percebo que é muito mais do que isso! Neste artigo vou mostrar porque apoio tanto essa prática.

O que é a conta digital

A conta digital é uma modalidade de conta corrente disponibilizada pelos bancos que isenta os consumidores de pagarem taxas para transações efetuadas sem nenhum atendimento pessoal (internet e caixas eletrônicos), mas passam a cobrar toda e qualquer operação que exija a presença de um gerente, caixa ou atendente de telefone.

Antes de tudo, vale lembrar como são as agências bancárias nos Estados Unidos e outros mercados mais maduros. Nestes países as agências bancárias tradicionais (branchs) estão cada vez mais sendo substituídas por “mini-branchs”, que são nada mais que os caixas eletrônicos (ATMs) que conhecemos por aqui. O gerente não é uma fonte de informações sobre investimentos, ou sobre o que fazer com o seu dinheiro: eles são consultados apenas na abertura de conta e quando é necessário um empréstimo ou outros tipos de serviços bancários. Não é à toa que as agências remanescentes ficam ainda mais vazias.

Quais as vantagens da conta digital

Bom, vamos ao que interessa. Para nós da Geração Y ou Geração da Internet que somos práticos, rápidos e sedentos por novidades, quais são os motivos e vantagens para abrir esta conta:

  • Segurança. Mesmo os mais conservadores e medrosos de tecnologias tem que concordar que os esforços de segurança (ex.: verificações por tokens e celulares) são cada vez melhores. É muito mais seguro fazer uma transação online do que ir até o caixa eletrônico. E tem outra, o banco cobre qualquer prejuízo que você venha a ter no caso de falha de segurança virtual.
  • Conveniência. Não é desagradável dizer “não” a alguém? Até para o pedinte no farol nós nos sentimos mal ao não dar esmola. Com a conta digital nós evitamos este assédio freqüente do gerente, que insiste em nos oferecer produtos que não queremos, utilizando a psicologia e o relacionamento para nos convencer.
  • Greves. Tenho certeza que todos sofreram com as greves dos últimos meses! Tivemos a greve dos bancários (agências fechadas) somada à greve dos correios (não recebimento de contas).
Greve dos bancários
  • Controle. Aumente seu controle de suas finanças, centralizando todas as suas movimentações através da internet. É só exportar o extrato e o controle “está pronto”.
  • Tempo e Praticidade. Este item dispensa explicações, afinal não há nada mais prático e rápido do que a internet.
  • Taxas. Conforme explicado neste artigo, nesta modalidade os serviços que eu mais utilizo não são cobrados, e os serviços que eu nunca uso são cobrados apenas em caso de utilização. Desta maneira fica muito mais vantajoso utilizar estratégias de investimento que envolvem aplicações mais frequentes.
  • Incentivo à Competição. Se cada vez mais as pessoas passarem a utilizar este serviço, tenho certeza que maiores benefícios serão agregados como forma de competição entre os bancos.

Abra a conta digital AGORA!

Você tem uma conta em um banco que possui a modalidade de conta digital? Se você concorda com meus argumentos, transforme sua conta em digital, você não tem nada a perder.

Você possui conta em um banco que não possui conta digital? Abra uma conta em um banco que tenha, você também não tem nada a perder.

Que tal visitarmos o gerente só no momento em que precisarmos dele?

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

69 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Vitor, pelas informações.

    Tenho uma conta no BB que cobra mais de R$ 50,00 por mês de tarifas. O problema é que para mudar para conta digital não dar direito a cartão de CREDITO. Eu uso muito cartão para comprar pela internet (divide 2 ou 3vezes sem juros), pay poy, hotmart, etc.

    Então o problema: como ter uma conta digital e ter um cartão de credito que dar milhas? é possível isso? alguem sabe?

    grato

    Atenir Coelho

  2. Bom dia Vitor! Ontem fui ao Itaú para abrir uma iconta, o gerente fez todo o cadastro e na hora de finalizar, disse que o sistema não permitia abrir a iconta por eu já ter uma conta poupança nesse mesmo banco. Eu teria que encerrar essa conta poupança que possuo, para em seguida abrir a iconta… Essa informação procede? Ou será que o gerente me enrolou?
    No fim acabei abrindo uma conta corrente normal…