Qual Título Público escolher: LTN ou LFT?

Escrito por: Ulisses Nehmi | Data: 24/11/2011 | Categoria: 60 comentários
E agora, o que escolher?

Os títulos públicos disponíveis no Tesouro Direto são classificados em pré-fixado, pós-fixado e indexado à inflação, mas a grande questão é: qual título público escolher?

Planos como aposentadoria e faculdade para os filhos pequenos, levam os investidores a desejar investimentos de longo prazo e que os protejam da inflação. Desta forma a escolha por títulos públicos indexados à inflação é a mais óbvia.

Já para investimentos de curto e médio prazo, existem 2 boas opções: a LFT e a LTN. Neste artigo vimos que a opção pela LTN acontece quando tivermos a intenção de manter o investimento até o vencimento, para garantir a taxa de retorno esperada no momento da compra. Nos títulos pré-fixados abrimos mão da “liquidez” para ter uma maior rentabilidade. Logo, o retorno da LTN deve ser maior que o da LFT. Na teoria, ok. Mas o que será que aconteceu com quem investiu em LFT ou LTN nos últimos 10 anos?

Planilha do MS Excel

A planilha acima contém um comparativo do retorno de todas as LTN que foram negociadas no Tesouro Direto desde 2002. O estudo considera o investimento em LTN no último dia de cada mês, nos últimos 10 anos, e mantendo-as até o vencimento. Em seguida, compara-se o que teria acontecido se ao invés da LTN, tivéssemos investido na LFT de prazo mais longo pelo mesmo período. Assim podemos considerar que os custos e impostos seriam os mesmos nas duas opções e temos uma comparação justa. Só não foram considerados os investimentos em LTN quando o prazo para o vencimento era de 6 meses ou menos (por que?).

Como esperado, o retorno das LTN foi 0,4% a.a. maior que o das LFT, em média. Para quem acha que esse número é pequeno, isso já mais do que cobre os custos do Tesouro Direto, que são da ordem de 0,3% a.a. Nos últimos 10 anos, a LTN rendeu mais que a LFT em 62% das vezes. Quando a LTN rendeu mais, a diferença média foi de 1,4% a.a. Já quando rendeu menos, a diferença média foi de -1,3% a.a.

No entanto, o mais interessante é a 2ª parte do estudo. De 2002 a 2005 o Brasil passou por diversas turbulências. Passamos do FHC para o Lula (que até assumir, o que ele faria com o país era uma incógnita), as crises políticas eram freqüentes (desvios de verbas, mensalões, etc), o regime de metas de inflação era recente e o governo começava a dar sinais que tinha o endividamento público sob controle. Em 2008, dada a sua estabilidade política e econômica, o Brasil passou a ser investment grade. Por termos vivenciado “momentos tão diferentes e únicos” da economia brasileira, o ideal é analisar o que aconteceu apenas quando o Brasil alcançou uma maior estabilidade. Então o que aconteceu nos últimos 5 anos?

Tabela de Comparação: LTN x LFT

Nesse caso, a vantagem da LTN sobre a LFT dobrou, para 0,8% a.a. em média. Além disso, a LTN superou o retorno da LFT em 70% das vezes. Nos 30% dos casos em que a LFT rendeu mais, a diferença média caiu sensivelmente de -1,3% a.a. para -0,5% a.a., sendo que em nenhuma das vezes a diferença foi pior que -1,6% a.a. O gráfico abaixo mostra o histograma com esses valores.

Histograma da Comparação: LTN x LFT

Os números podem parecer pequenos, mas para ver o efeito em 10 anos, basta multiplicar por 10. Além disso, 0,8% a.a. corresponde hoje a cerca de 7% do CDI. Muita gente briga para aumentar a taxa do CDB de 98% para 99% do CDI, não é? Ou junta dezenas de milhares de reais para conseguir investir em um fundo de investimento com menores taxas de administração no seu banco, não é? Será que essa vantagem da LTN em relação à LFT é mesmo tão pouca?

Dessa forma, ao alcance de todos e com qualquer valor, este é um prêmio para quem consegue se planejar e manter a disciplina: uma rentabilidade maior. Com uma estratégia de investimento mensal em LTN, o resultado pode ser ainda mais surpreendente. Se estiver investindo com um horizonte de 1 a 5 anos, por que não escolher a LTN?

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

Artigos relacionados
60 Comentários
  1. Sabiston, em 24/11/2011

    Realmente na hora de investir parece fácil escolher entre os diversos títulos. Mas é muito complicado. É como comprar um produto qualquer (como carro, casa), temos que levar vários fatores em conta. Mas tenho escolhido títulos pré fixados do tesouro direto, e de bancos pequenos (claro, num valor sempre inferior aos 70mil cobertos pelo FGC). E uma parte para NTNB principal.

    Acho que um artigo interessante seria comprar NTN-B e NTN-B Principal, sei que deve ser complicado comprar as duas. Mas ao menos na miha lógica a NTN B principal é muito mais vantajosa para quem vai resgatar apenas no final, pois o montante que seria reduzido pelo IR continua rendendo até o vendimento.

    Claro que para quem um capital grande, ter uma renda a cada 6 meses é muito bom, mas acredito que seja uma minoria.

    Abraço!

    • Ulisses Nehmi, em 24/11/2011

      Sabiston,

      Exato. É mais simples do que ir lá e fazer qualquer escolha. Se na hora de comprar um carro pesquisamos um pouco, por que não fazer isso com os investimentos? Lembra um pouco o artigo do Maximos x Modestos.

      Voltando ao seu comentário, ótima estratégia. Quanto à NTN-B e NTN-B Principal, a desvantagem da primeira para acumulação é mais óbvia, mas vou vou falar sobre isso em breve. Inclusive em relação à sua observação (e já adiantando um pouco), não seria uma boa maneira de “gerar renda” na aposentadoria? É justamente quando precisamos dos fluxos regulares (uma forma de desinvestimento) e temos um bom volume acumulado, certo?

      Abs

      • Andre, em 24/11/2011

        Nessa hora de “gerar renda”, e se o juros real tiver caído pra 2% a.a. (como já prometeu inclusive nossa presidente)?

        Aí a vaca vai pro brejo…

        Abs

        • Ulisses Nehmi, em 25/11/2011

          Andre,
          O juro real no Brasil não vai ficar nesse nível pra sempre, pode ficar tranquilo. Aliás, na hora de gerar renda, pode ser que ele seja bem menor que 2%, talvez até negativo.
          Nessa convergência de juros reais, muito bom pra quem estava em títulos indexados à inflação ou pré-fixados, que vão conseguir engordar o patrimônio, e azar pro pós-fixado, que não só não vai engordar o patrimônio, mas vai ficar sem alternativa de investimento.
          Também vai ser interessante que todo mundo vai precisar tomar mais risco pra fazer o dinheiro crescer, pensar e se planejar quanto ao que fazer com o seu dinheiro. É o caminho do amadurecimento do país.
          Abs

          • Andre, em 25/11/2011

            “O juro real no Brasil não vai ficar nesse nível pra sempre, pode ficar tranquilo. Aliás, na hora de gerar renda, pode ser que ele seja bem menor que 2%, talvez até negativo.”

            Po, ficar tranquilo? Isso vai destruir os planos de quem quer se aposentar e viver de renda c/ o TD, vão ter que procurar outra coisa, talvez imóveis.

            Por outro lado, como vc disse, dá pra especular com titulos pré fixados/ou inflação, de vencimento beeeemm longo. Tenho umas NTNB Princ 2035 com esse objetivo, se os juros reais cairem a 2% mesmo, o valor do titulo comprado hoje vai pra alturas. Uma última oportunidade de ganhar $ c/ o TD. Depois já era… 2% a.a. não dá pra nada…

            Abs

  2. Ulisses Nehmi, em 25/11/2011

    Andre,
    Não vai destruir não. Só não vai ser a moleza que é… E nessa convergência, como você bem apontou, tem espaço pra ganhar muito dinheiro.
    Hoje infelizmente as pessoas optam pelo Tesouro Direto porque é uma das alternativas mais rentáveis (!!!). Se as alternativas atuais para a maioria dos investidores rendem menos com mais risco, significa que:
    1. Esses investidores estão sendo explorados por seu desconhecimento; ou
    2. Os canais estão muito caros, consumindo muito do retorno do investidor.
    Qualquer coisa diferente do Tesouro Direto tem mais risco e, portanto, deveria pagar mais.
    O “fique tranquilo” é “existirão oportunidades, apesar de não serem as mesmas de hoje”.
    Abs

    • Andre, em 26/11/2011

      Especulação com titulos públicos, uma boa sugestão de artigo.

      Seria uma espécie de “investimento dos sonhos”: risco de RF e lucro de RV.

      Se as taxas caírem, vendo meus titulos com lucro, segundo umas contas “de padaria” de até 160%.

      Se não caírem, seguro até o vencimento e fico com o lucro de RF. O contraponto é que este vencimento não é amanhã, é daqui a 24 anos… Então tem que ser um $ que vc naõ precisa agora, o $ da aposentadoria.

      Abs e parabéns pelo blog, tá no meu top 5. Leitura obrigatória.

      • Ulisses Nehmi, em 28/11/2011

        Andre,
        Você domina muito bem os conceitos! Mas ainda tenho outros conceitos importantes pra apresentar antes de ir pra essa seara “avançada”.
        Parabéns!
        Abs

  3. Gus, em 30/11/2011

    Convido você a conhecer o primeiro guia de cursos sobre Investimento e Finanças do Brasil. Acesse: http://www.cursosdeinvestimento.com.br/

    • Ulisses Nehmi, em 04/12/2011

      Gus,
      Não está no tópico adequado, mas como funciona o seu site?
      Abs

  4. Ricardo Schildberg, em 01/12/2011

    Muito bom o blog.
    estou me interessando cada vez mais nesse assunto, e voces me mostram que nada é tão complicado como pensei que era…
    só preciso aprender um pouco mais pra começar….

    • Ulisses Nehmi, em 01/12/2011

      Ricardo,
      Muita gente não gosta de números, e acaba se afastando do assunto… Mas na prática, é muito mais simples do que parece. Só precisa ter em mente que ninguém vai te dar a “dica mágica”. Lendo um pouco, todo mundo tem condições de ter uma ótima carteira de investimentos.
      Eu costumo comparar isso com carro. Quando uma pessoa vai comprar um carro, pesquisa antes, pergunta, testa, avalia, negocia, compara. Quem compra qualquer coisa normalmente se decepciona. Com investimento é igualzinho, só muda o “produto”.
      Abs

  5. Pedro, em 02/12/2011

    Ulisses, tenho 10 mil para investir mas posso ter que resgatá-lo daqui 3 meses ou mais. Pelo que entendi do texto, como meu prazo pra resgate é incerto acaba sendo investimento de curto prazo e a melhor opção seria LFT, correto? Tenho tb a opção de investir no CDB do Banif-PROTESTE à taxa de 100,1% do DI. Qual a melhor opção? LFT ou CDB Banif? Obrigado!

    • Ulisses Nehmi, em 04/12/2011

      Pedro,
      Nesse caso, que é uma aplicação de curto prazo, o ideal é investir em algum tipo de aplicação pós-fixada, como LFT, fundo, ou CDB. Nesse caso, mais do que a rentabilidade em si, depende do que você acha mais cômodo, dado que é uma aplicação por um prazo tão curto…
      Abs.

  6. Luis Gustavo, em 14/12/2011

    Ulisses, Bom DIa!

    Descobri seu blog hoje e gostei muito das informações que eu tive, cheguei aqui após pesquisas depois de um artigo da Exame sobre cinco tipos de investimentos que rendem mais do que a Poupança. Os Títulos Públicos eu conhecia um pouco pois já trabalhei em uma administradora de Consórcios que investia os valores dos contemplados para eles. Meu banco é Bradesco, que tem uma taxa de 0,5%, e minha previsão de investimento é de R$500,00 mensais. Qual dos dois títulos seria o melhor para mim? A intenção é a aquisição de um imóvel ou pelo menos os valores de entrada. Parabéns pelo blog e agradeço desde já!

  7. Fabio Demetrio, em 18/12/2011

    Ulisses,

    Estou querendo aplicar aplicar um valor que esta na minha poupança (10.000).
    Abri uma conta em uma corretora listada no Tesouro.gov e com 0% de custódia.
    O proximo passo será comprar , minha duvida…
    Primeira Ideia é resgatar em até 1 ano a partir da compra exemplo janeiro de 2013 (Pegar o IR menor)
    Qual seria a melhor aplicação , Pós fixada talvez seja a melhor opção? mas qual carteira me dara LFT ou LTN? para conseguir maior rentabilidade ou liquidez?

    Muito Obrigado,

    Obrigado,

    Fábio

  8. Fabio Demetrio, em 18/12/2011

    Completando a mensagem acima tem um titulo NTN-B 15/05/2013 , seria interessante ? porem a taxa da venda 4,15%?

    ou ainda para meu caso como o resgate é para o primeiro semestre de 2013 devo ficar com a pos fixada e LFT??

    • Ulisses Nehmi, em 18/12/2011

      Fábio,
      A NTN-B normal não é um título tão interessante, já que tem os cupons (pagamentos intermediários de juros). Explorei bastante o assunto da sua pergunta no artigo sobre no que investir no curto/médio prazo. Dê uma olhada.
      Abs

  9. Fabio Demetrio, em 19/12/2011

    Ulisses,

    Eu olhei o artigo, Mas tem ym ultima dúvida…
    Quero investir 10.000 e tenho certeza que não utilizarei tal recurso em 2012 somente em 2013 talvez março… Vc acha que devo optar LTN ao inves da LFT?

    • Fabio Demétrio, em 19/12/2011

      Ulisses,
      Para realçar estou mostrando abaixo os disponiveis para compra gostaria de uma indicação para a apliacação até 03/2013 de um valor de 10.000?

      LTN Prefixados

      Vencimento Taxa (a.a.) Valor Compra
      LTN 010114 10,43% R$ 817,12

      LFT Taxa Selic

      Vencimento Taxa (a.a.) Valor Compra
      LFT 070315 0,00% R$ 5.004,01

      • Fabio Demetrio, em 19/12/2011

        Ou aplico na poupança?

        • Ulisses Nehmi, em 19/12/2011

          Fabio,
          Se você já está analisando o Tesouro Direto, não faz o menor sentido aplicar na poupança. Já viu o artigo que publiquei hoje?
          Sobre a LFT ou LTN, a diferença não será tão expressiva. No entanto, o foco da LFT seriam aplicações de curto prazo, enquanto que nesse caso (15 meses), a LTN 010114 pode trazer um retorno um pouco maior.
          Abs

  10. Vladimir, em 28/12/2011

    Ulisses,
    Tenho 02 filhos um com 16 anos e outro com 13 anos.

    Quero fazer um aporte financeiro para ajuda-los na Faculdade.
    Pesquisei sobre LTN e fiquei interessado.
    Fiquei mais ainda apos ter contato com o seu blog, alias conciso, direto e numa linguagem fácil de assimilar.
    Nao sou investidor mas creio que LTN parece ser o caminho mais adequado.
    Poderia me direcionar melhor qual opção mais adequada e Corretoras de acordo com o binômio confiabilidade vs. custos.
    Um abraco
    P.S.: Parabéns pelo blog

  11. João Francisco, em 18/01/2012

    Boa Tarde! Ulisses Nehmi

    Quero fazer fazer uma aplicação financeiro, tenho um valor de 35.000,00 gostaria de aplicar para resgate em 12 meses qual
    a melhor aplicação que me indicaria, CDB ou Tesouro Direto
    e qual carteira.
    Grato

    • Ulisses Nehmi, em 22/01/2012

      João Francisco,
      Apesar de parecidas, CDB e Tesouro Direto são aplicações diferentes: em um caso o seu risco é o governo (risco menor), e no outro o risco é o banco (risco maior). Vale lembrar que normalmente para valores dessa ordem de grandeza o banco não oferece alternativas tão competitivas. Assim, me parece que o Tesouro Direto pode ser uma alternativa mais interessante.
      Abs

  12. Guilherme Medina, em 01/02/2012

    esse blog aqui é sem comparação, estou todo dia aqui aprendendo coisas novas, parabéns e obrigado por nos ajudar

    • Ulisses Nehmi, em 05/02/2012

      Guilherme,
      Muito obrigado pelo comentário!
      Abs

  13. Walder, em 01/03/2012

    Ulisses

    Tenho investido no Tesouro Direto em NTN-B Principal, com vencimentos em 2015 e 2024. Porém as taxas estão caindo bastante, por exemplo venc: 2015 está a 4,37% e 2024 a 5,32% + ipca. Ainda está vantajoso aplicar no Tesouro, ou tem outra alternativa?
    Abraços

    • Ulisses Nehmi, em 03/03/2012

      Walder,
      Se você investiu em NTN-B Principal e as taxas caíram, seus investimentos se valorizaram bastante, certo?
      De qualquer maneira, o investimento deveria estar alinhado com o seu objetivo, certo? Para investimentos de longo prazo, como aposentadoria, por exemplo, investir em NTN-B Principal pelo Tesouro Direto continua sendo uma excelente opção, com um custo bastante reduzido.
      Abs

  14. Sir Income, em 14/03/2012

    Muito bom o artigo.

    Gostaria de tirar uma dúvida. O resultado médio de 0,8% aa foi encontrado subtraindo o rendimento da LTN da LFT? Ou foi dividido LTN por LFT?

    Grato,
    Sir Income
    sirincome.blogspot.com

    • Ulisses Nehmi, em 21/03/2012

      Sir Income,
      Muito obrigado pelo comentário!
      No estudo, fiz a diferença do retorno de cada investimento em LTN com o que seria o investimento, no mesmo momento, em uma LFT. Em seguida, anualizei cada diferença e tirei a média.
      Abs

  15. Max, em 25/03/2012

    Ulisses

    Venceu uma aplicação minha no banco e tou com uma dúvida danada em que investir. Meus investimentos são diversificados, em ações, imóveis e renda fixa. Essa aplicação que venceu eu pretendo continuar aplicando em renda fixa, mais precisamente no Tesouro Direto. Já tou com uma idade avançada, 60 anos, tenho renda mensal que cobre meus gastos e ainda sobra pra investir. Minha pergunta é a seguinte, não pretendo um título de longo prazo(parafraseando Roberto Campos, eu acho, no longo prazo estaremos todos mortos), então pensei em algo que vença em 2015 e lendo teus artigos estou vendo que uma idéia seriam os títulos LTN, ou uma NTB-N principal, ou um mix dos dois. A quantia seria algo em torno de 300 mil. Gostaria de ler a tua opinião.
    Um abraço e parabéns pelo Blog.

    • Ulisses Nehmi, em 07/04/2012

      Max,
      Obrigado pelo comentário!
      Bom, se você já tem claro o prazo da aplicação, a escolha entre o pré-fixado e o indexado à inflação tem mais a ver com a resposta à seguinte pergunta: de qual risco você quer se proteger? Um aumento da inflação, ou garantir o rendimento pelo prazo em questão?
      Abs

    • Rozana Ventura, em 24/05/2012

      Max,

      Uma boa alternativa para você seria LCI. É um ativo isento de imposto de renda, indexado ao CDI. O risco deste papel é muito baixo, dado que tem financiamentos imobiliários como lastro (os imóveis ficam em regime de alienação fiduciária).

      Caso queira mais informações, estou à disposição.

      Rozana Ventura
      rozana.ventura@ourinvestprivate.com.br
      Tel. 11-4081-4542

      • Victor, em 19/05/2014

        Estou pensando em investir valores de mil a 2 mil reais em um período máximo de 3 anos a fim de recuperá-lo no término da faculdade. Qual título seria o mais indicado??

  16. Bruno, em 27/04/2012

    Olá, qual tem a maior rentabilidade, poupança ou LTN, estou querendo comprar um titulo, me informaram que o valor minimo é de R$200,00, vale a pena ou não. Pois gostaria de aumentar minha rentabilidade sem muitos riscos, acho que poupança é boa, mais tem o problema de você poder mexer. Teria como entrar em contato pelo meu e-mail para conversarmos mais a respeito dos investimentos??

  17. Walder, em 23/05/2012

    Ulisses

    Alguns títulos públicos ntn=b principal com vencimento 2024 renderam até 35%, bem acima do esperado. Te pergundo, seria hora de sair? Essa rentabilidade vai diminuir? Se vender, aplicar aonde?

    Abraços
    Walder

  18. Lima, em 24/05/2012

    Excelente matéria. Diante do cenário atual da economia queria a opinião dos senhores para investir em torno de R$8.000,00 mês em títulos do tesouro por um prazo de 12 meses (não fazendo planos com estes valores depositados no lapso de 12 meses que efetuarei os depósitos), alguma sugestão? agradeço qualquer informação.

  19. GloriaJ., em 25/05/2012

    Minha dúvida: porque as aplicações TD – NTNB-PR e LTN estão desvalorizando nos ultimos dias?

  20. Sidney, em 05/06/2012

    Ulisses

    Gostei do blog, queria tirar umas dúvidas com você.
    Pretendo comprar um carro do valor de 20.000 à vista. Meu pai dará 10.000 e eu vou juntar os outros 10.000. Já tenho 2441,00 , aporto mensalmente na poupança 588. Provavelmente poderei aportar mais depois de agosto. Na melhor das hipóteses teria os 10.000 em dezembro, mas o normal seria em janeiro ou fevereiro. Queria saber se nesse investimento de 7 meses ou até 9 meses se o TD seria uma boa, e se sim qual tipo de TD? Me explica direitinho por favor, pois o juros da poupança é muito pouco, com 1200 só ganhei 6,56 rendimento.

    Abraço!

  21. sid, em 06/06/2012

    Ulisses

    Gostei do blog, queria tirar umas dúvidas com você.
    Pretendo comprar um carro do valor de 20.000 à vista. Meu pai dará 10.000 e eu vou juntar os outros 10.000. Já tenho 2441,00 e aporto mensalmente na poupança 588. Provavelmente poderei aportar mais depois de agosto. Na melhor das hipóteses teria os 10.000 em dezembro, mas o normal seria em janeiro ou fevereiro. Queria saber se nesse investimento de 7 meses ou até 9 meses se o TD seria uma boa, e se sim qual tipo de TD? Me explica direitinho por favor, pois o juros da poupança é muito pouco, com 1200 só ganhei 6,56 rendimento da poupança.

    Abraço!

  22. Celina, em 20/06/2012

    Ola Ulysses, sou sua fa e acho os seus artigos excelentes. Vi que voce escreveu no ano passado o seguinte:
    . Se estiver investindo com um horizonte de 1 a 5 anos, por que não escolher a LTN?
    Isto continua valido? Eu ja tenho algumas NTN-B Principal para a aposentadoria, mas agora estou com um dinheirinho para aplicar por 1 ano, devo apostar em LTN? ou devido a queda de juros voce sugere algo diferente. Super obrigada pela atencao, tenha um otimo final de dia, Celina

  23. Ricardo, em 19/09/2012

    Essa pratica LTN ou LFT como mais vantajosa é questionavel, principalmente em um momento de estabilização de patamar de juros com tendencia de subida… Sinceramente acho mais elucidante explicar cada titulo e deixar o investidor decidir de acordo com suas premissas. De qualquer maneira é uma boa fonte de informação o site.

  24. Margarida, em 22/10/2012

    minha filga tem um previdencia de 50.000 que fiz para seus estudos e atualmente estou contricuindo com 250,00 mensais
    ela entrará na universidade somente em 2o14 devo continuar
    na previdencia ou migrar os recursos para outro inventimento? Qual? Ela também tem uma poupança de 16.000 e deposito mensalmente mais 200,00. Devo continuar na poupança ou fazer outro tipo de investimento?

  25. Jose Alfredo, em 22/11/2012

    Olá Ulisses, seus comentarios são excelentes e altamente esclarecedores.
    Tenho 100.000,00 em fundo de renda fixa; vale a pena trocar este investimento por LTN, para prazo fixo de 03 anos?

    • Ulisses Nehmi, em 02/12/2012

      José Alfredo,
      Só vc tem condições de responder isso. Talvez as seguinte perguntas ajudem:
      - O seu fundo tem que tipo de aplicações? Pós-fixadas? Pré-fixadas? Com que prazo? Ou isso não é claro?
      - A sua aplicação precisaria de liquidez? Preenche os requisitos pra uma aplicação pré-fixada?
      Abs

  26. Kassya, em 30/01/2013

    Olá

    Digo logo que sou bem “verde” no assunto. Estou estudando, mas quero já começar a aplicar. Quais são minhas possibilidades? R$ 100,00 por mês, em títulos do Tesouro. Pelo que li, o rendimento da LTF é menor do que da LTN. Mas, não tem jeito, só posso investi esta ínfima quantia. Já aplico R$ 100, na previdência privada do meu banco. O que acha? 100 reais na previdência privada e 100 reais em Letras Financeiras do Tesouro, ou 200 em um (previdência privada)/ ou 200 na LTF?

    • Kassya, em 30/01/2013

      Ou seja: Aplico estes R$ 200 reais num lugar só (previdência privada), ou em Letras do Tesouro? Se for nas letras, em qual delas devo fazer a aplicação mensal de 200 reais?

  27. MARCONDES, em 16/02/2013

    OLÁ. O PAI DE UM AMIGO MEU TEM ALGUMAS LTNs. E ELE DIZ QUE VALEM MILHOES OU BILHOES. VOCE SABE DIZER SE ELAS REALMENTE VALEM DINHEIRO, E QUAIS OS PROCEDIMENTOS A UTILIZAR. JA PESQUISEI UM POUCO NA INTERNET E JA VI COMENTÁRIOS DE TODO JEITO, INCUSIVE QUE EXISTE M UITOS GOLPISTAS E MUITOS TITULOS FALSOS. NO CASO DO PAI DO MEU AMIGO, ELE TEM LAUDO PERICIAL, CADEIA DOMINIAL E REPACTUAÇÃO. O QUE ME DIZ?

  28. Luciano, em 01/03/2013

    Lucianio. Ulisses eu tou querendo envestir em LTN , se eu envestir 2000 reais , quanto eu teria de lucro no periodo de um ano ?(agradecido)

  29. Magno, em 11/05/2013

    oi Ulisses.eu tenho uns 60 mil reais pra investir.mais n entendo nada de investimento.queria um investimento seguro e com uma rentabilidade razoavel.e apartir desse investimento eu estarei disponibilizando mais uns 10 mil por mes pra acrescentar nesse investimento.o que vc me recomenda?

  30. Augusto, em 15/05/2013

    Tenho 15 mil para investir e gostaria de retirar esse valor em 3 anos…gostaria de saber quanto em media isso iria render? E qual a melhor para investir esse dinheiro?

  31. andy roger camargo, em 15/02/2014

    estou direto com o proprietario de duas ltn roxas repactuadas se houver enteresse entre em contato 019-9.82789531 tim ou andyroger@bol.com.br

  32. andy roger camargo, em 04/04/2014

    SR; ESTOU DIRETO COM O PROPRIETARIO DE DUAS LTN ROXAS H REPACTUADAS COM TODAS AS DOCUMENTAÇAO OK SE O SENHOR TIVER REAL PAGADOR POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO,JA APARECERAM 4 PROPOSTA DE COMPRA PEDEM AS EVIDENCIAS FALAM QUE TA TUDO CERTO MAS NA HORA DE APRESENTAR O VERDADEIRO PAGADOR CADE… NINGUEM APARECE SO CONVERSA FIADA TEM VARIOS COMPRADORES MAS PAGADORES ATE AGORA NENHUM DESDE JA OBRIGADO ATT; ANDY ROGER MAIORES INFORMAÇAO LIGUE 019-9.82789531 TIM OU ANDYROGER@BOL.COM.BR

  33. Leonardo Olivieri Carvalho, em 10/11/2014

    Trabalho para uma empresa chamada Partners Brazil, que, além de outros serviços, oferece também a plataforma Euroclear para viabilização da venda de títulos (certificamos o título para venda).

    Nosso serviço, em relação à plataforma Euroclear, inclui:

    - Certificação digital
    - NCDC (contrato internacional)
    - Monetização
    - Câmbio
    - Outros contratos internacionais (subcontratos)
    - Plataforma (programa\software)
    - Hardware
    - Open account (abertura de conta no Euroclear)
    - BIC swift bancário (código de correspondência)
    - Forms (formulários de preenchimento)
    - EDT (Eletronic Document Transmission)

    O preço do serviço é 50 mil euros. Já temos experiência neste ramo. Se o título for aprovado pelo banco, o prazo limite para que esteja na tela é de 25 dias. O banco selecionado irá depender, temos uma lista com cerca de 30 opções.

    att,

    Leonardo Carvalho
    Consultor em comex na Partners Brazil
    (61) 8192-0448 (TIM)
    plataformaeuroclear@gmail.com

  34. Leonardo Olivieri Carvalho, em 18/11/2014

    Trabalho para uma empresa chamada Partners Brazil, que, além de outros serviços, oferece também a plataforma Euroclear para viabilização da venda de títulos (certificamos o título para venda).

    Nosso serviço, em relação à plataforma Euroclear, inclui:

    - Certificação digital
    - NCDC (contrato internacional)
    - Monetização
    - Câmbio
    - Outros contratos internacionais (subcontratos)
    - Plataforma (programa\software)
    - Hardware
    - Open account (abertura de conta no Euroclear)
    - BIC swift bancário (código de correspondência)
    - Forms (formulários de preenchimento)
    - EDT (Eletronic Document Transmission)

    O preço do serviço é 50 mil euros. Já temos experiência neste ramo. Se o título for aprovado pelo banco, o prazo limite para que esteja na tela é de 25 dias. O banco selecionado irá depender, temos uma lista com cerca de 30 opções.

    - Colocamos também no ISIN (Bovespa) => 50 mil reais.

    Também fazemos:
    - Repactuação => 50 mil reais
    - Cálculo para atualização de valores de títulos

    att,

    Leonardo Carvalho
    Captador na Partners Brazil
    (61) 8192-0448 (TIM)
    plataformaeuroclear@gmail.com

  35. Alex – BH., em 20/11/2014

    Ulisses, me dá uma luz por favor ! Não entendo nada de inverstimento, tenho um valor de 150 mil para investir a longo prazo como previdencia privada e nao quero deixar na poupança, nem fazer uma previdencia privada, quero proteger o dinheiro da inflação mas numa aplicação com menor risco possivel , qual seria então o mais indicado: LFT, LTN, NTB (Tesouro Direto) ou LCI OU LCA ????
    Muito obrigado ! alex- belo horizonte!

  36. ALEX, em 20/11/2014

    Ola tudo bem?
    Gostaria de uma orientação, nao entendo de investimento, mas tenho 150 mil na poupança e gostaria de usar esse dinheiro para complementar minha aposentadoria e por isso quero tirar da poupança e fazer outro tipo de investimento com menor risco possivel e uma rentabilidade melhor do que a poupança.
    Qual seria mais indicado, LFT, LTN, NTB (Tesouro Direto) ou a LCI ???
    Vi um consultor dizendo que caso o investimento seja em LCI que não é vantagem aplicar o dinheiro todo mas sim fazer varias aplicações separadas, seria isso mesmo? Sei que no Tesouro Direto são cobrados 3 impostos e na LCI é isento, isso tornaria a mesma mais atrativa? Qual seria o melhor para o meu caso?
    Grato – alex – belo horizonte!

Deixe seu comentário

*

Receba as novidades do Blog do Investidor