Qual Título Público escolher: LTN ou LFT?

66
56
E agora, o que escolher?

Os títulos públicos disponíveis no Tesouro Direto são classificados em pré-fixado, pós-fixado e indexado à inflação, mas a grande questão é: qual título público escolher?

Planos como aposentadoria e faculdade para os filhos pequenos, levam os investidores a desejar investimentos de longo prazo e que os protejam da inflação. Desta forma a escolha por títulos públicos indexados à inflação é a mais óbvia.

Mas para outros prazos a escolha é diferente.

Investimentos de curto e médio prazo

Para investimentos de curto e médio prazo, existem 2 boas opções: a LFT e a LTN. Neste artigo vimos que a opção pela LTN acontece quando tivermos a intenção de manter o investimento até o vencimento, para garantir a taxa de retorno esperada no momento da compra. Nos títulos pré-fixados abrimos mão da “liquidez” para ter uma maior rentabilidade. Logo, o retorno da LTN deve ser maior que o da LFT.

Na teoria, ok. Mas o que será que aconteceu com quem investiu em LFT ou LTN nos últimos 10 anos?

Planilha do MS Excel

A planilha acima contém um comparativo do retorno de todas as LTN que foram negociadas no Tesouro Direto desde 2002. O estudo considera o investimento em LTN no último dia de cada mês, nos últimos 10 anos, e mantendo-as até o vencimento. Em seguida, compara-se o que teria acontecido se ao invés da LTN, tivéssemos investido na LFT de prazo mais longo pelo mesmo período.

Assim podemos considerar que os custos e impostos seriam os mesmos nas duas opções e temos uma comparação justa. Só não foram considerados os investimentos em LTN quando o prazo para o vencimento era de 6 meses ou menos (por que?).

Resultados do Estudo

Como esperado, o retorno das LTN foi 0,4% a.a. maior que o das LFT, em média. Para quem acha que esse número é pequeno, isso já mais do que cobre os custos do Tesouro Direto, que são da ordem de 0,3% a.a. Nos últimos 10 anos, a LTN rendeu mais que a LFT em 62% das vezes. Quando a LTN rendeu mais, a diferença média foi de 1,4% a.a. Já quando rendeu menos, a diferença média foi de -1,3% a.a.

No entanto, o mais interessante é a 2ª parte do estudo. De 2002 a 2005 o Brasil passou por diversas turbulências. Passamos do FHC para o Lula (que até assumir, o que ele faria com o país era uma incógnita), as crises políticas eram freqüentes (desvios de verbas, mensalões, etc), o regime de metas de inflação era recente e o governo começava a dar sinais que tinha o endividamento público sob controle. Em 2008, dada a sua estabilidade política e econômica, o Brasil passou a ser investment grade. Por termos vivenciado “momentos tão diferentes e únicos” da economia brasileira, o ideal é analisar o que aconteceu apenas quando o Brasil alcançou uma maior estabilidade. Então o que aconteceu nos últimos 5 anos?

Tabela de Comparação: LTN x LFT

Nesse caso, a vantagem da LTN sobre a LFT dobrou, para 0,8% a.a. em média. Além disso, a LTN superou o retorno da LFT em 70% das vezes. Nos 30% dos casos em que a LFT rendeu mais, a diferença média caiu sensivelmente de -1,3% a.a. para -0,5% a.a., sendo que em nenhuma das vezes a diferença foi pior que -1,6% a.a. O gráfico abaixo mostra o histograma com esses valores.

Histograma da Comparação: LTN x LFT

Efeito no longo prazo

Os números podem parecer pequenos, mas para ver o efeito em 10 anos, basta multiplicar por 10. Além disso, 0,8% a.a. corresponde hoje a cerca de 7% do CDI. Muita gente briga para aumentar a taxa do CDB de 98% para 99% do CDI, não é? Ou junta dezenas de milhares de reais para conseguir investir em um fundo de investimento com menores taxas de administração no seu banco, não é? Será que essa vantagem da LTN em relação à LFT é mesmo tão pouca?

Dessa forma, ao alcance de todos e com qualquer valor, este é um prêmio para quem consegue se planejar e manter a disciplina: uma rentabilidade maior. Com uma estratégia de investimento mensal em LTN, o resultado pode ser ainda mais surpreendente. Se estiver investindo com um horizonte de 1 a 5 anos, por que não escolher a LTN?

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

66 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se investindo mensalmente em uma LTN (01/01/2021) no valor de 100,00 mensais,Lembrando que no primeiro mês comprei a LTN com a Taxa 12,68 a.a.
    No atual momento a LTN está em 13,74% a.a.
    Será que vou ter um rendimento maior do que a poupança com tesouro prefixado LTN ,com essas altas e baixas no juros…