Como escolher uma corretora para o Tesouro Direto?

88
4923
Escolha uma Corretora para o Tesouro Direto!

Como vimos anteriormente, para investir no Tesouro Direto é necessário que você abra uma conta em uma corretora. Neste artigo exploraremos o que é importante levar em consideração e como fazer a sua escolha.

A corretora é apenas um intermediário, fiscalizada pelo Banco Central e pela CVM. Para a segurança dos investidores, os títulos públicos adquiridos são guardados (custodiados) na CBLC, em uma conta em seu próprio nome/CPF. É por esse motivo que o nome técnico da corretora do Tesouro Direto é agente de custódia. No caso extremo da corretora falir, seus investimentos estarão a salvo: basta abrir uma conta em outra corretora e pedir para transferir a custódia para a nova conta. A exceção são os recursos parados na conta corrente da corretora, ou seja, mais um motivo para não deixar dinheiro parado. Como regra, se a sua conta da corretora tiver mais de R$ 200 e não tiver nenhuma liquidação pendente, algo está errado. Invista esses recursos!

Algumas corretoras são chamadas de agentes integrados e possuem uma interface própria para acessar o Tesouro Direto, em geral junto com o sistema de home broker. Para as demais, uma vez aberta a conta na corretora, toda a movimentação é feita diretamente através do site do Tesouro Direto. Neste caso a diferença será apenas referente a interface utilizada, sem prós ou contras.

Lembre-se que apesar do procedimento para investimento no Tesouro Direto ser simples e online, se você tiver qualquer dúvida ou necessidade que saia do padrão, precisará entrar em contato com alguém. Por este motivo, um ponto importante é o relacionamento com o seu corretor/assessor dentro da corretora. Uma maneira inicial de medir a qualidade deste serviço é na abertura da sua conta. Se tiver dificuldade, os processos não forem claros ou não tiver um bom atendimento, não insista: troque de corretora, não há nada que o prenda a uma corretora específica. Outra forma é buscar recomendações de amigos ou comentários na internet.

Você pode se beneficiar de um bom relacionamento com a sua corretora para obter taxas mais baixas. Isso pode acontecer se você já for cliente em outros serviços (por exemplo, compra e venda de ações). Além disso, apesar de sempre nos referirmos ao agente de custódia como “corretora”, esclareço que bancos também podem oferecer esse serviço. A desvantagem dos bancos nesse caso é que normalmente as taxas são mais caras, uma vez que eles também querem captar o seu dinheiro de outras formas, mas um bom relacionamento pode mudar esse quadro, com taxas mais baixas.

Finalmente, o fator que considero mais importante: custo. Se o custo for elevado em investimentos em renda fixa, a rentabilidade ficará comprometida. Lembre-se que a CBLC já cobra 0,3% a.a. do valor sob custódia e 0,1% por compra.

Abrir conta em uma corretora não tem custo. No caso do Tesouro Direto, a forma de remuneração da corretora é através da “taxa do agente de custódia”, que normalmente é um percentual anual sobre o valor dos seus títulos. O site do Tesouro Direto tem um ranking com as taxas máximas por corretora, que é uma ótima referência. Ao abrir a sua conta, confirme a taxa com a corretora.

Atualmente (ago/11) existem 6 corretoras que não cobram nenhuma taxa para o Tesouro Direto: Banif, Socopa, Easynvest (Título), InvestBolsa (Spinelli), Concórdia e Pax. Mas não se iluda, não é caridade. O motivo é simples: eles fazem isso para atrair clientes potenciais que podem acabar utilizando outros serviços da corretora.

Como escolher?

Uma vez que existem várias corretoras que oferecem esse serviço gratuitamente, não existem muitas razões para não escolher uma delas.

Se você já tiver relacionamento com algum banco ou corretora, verifique com o seu gerente ou assessor se eles podem oferecer esse serviço gratuitamente. Caso contrário, sugiro que escolha uma das 6 corretoras que não cobram taxa para o Tesouro Direto citadas anteriormente e abra sua conta. Novamente, é uma escolha bem pessoal e o mais importante é começar. Hoje eu utilizo a Banif e a Socopa, e nunca tive nenhum problema com nenhuma delas.

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

88 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ulisses!

    Parabens pelos artigos. Estou pensando em investir no tesouro dreto, e como estou fazendo isso por conta própria, sem a ajuda de ninguem, estou procurando ler bastante na internet e os seus artigos são os melhores.
    Estava em dúvida sobre qual investimento fazer e estou pensando que o melhor na verdade é colocar 50% em LTN e 50% na NTN-B principal. Dessa forma fico mais protegido. Você considera uma boa escolha?

    Resolvido isso, minha dúvida é por parte da corretora. Não quero altas taxas, sendo que o BB cobra 0,5% ( de acordo com o site do tesouro direto), e algumas não cobram nada. Obviamente seriam melhores as de custo 0, mas não sei até onde vai a segurança.
    1) Realmente se a corretora fale e fecha, meu dinheiro é preservado? Não existe como perder dinheiro se a corretora falir?

    2) Para transferir recursos do BB para o tesouro direto por meio da corretora, eu eu teria que pagar um DOC??

    Você indica alguma corretora?

    Muito obrigado
    Abraço

  2. Tenho uma quantia aplicada em CDB, entretanto, esta aplicação, esta rendendo pouco mais que a poupança, sou conservador. Qual o melhor investimento de 3 anos no Tesouro, pois não quero surpresas.

  3. [email protected]

    Olá, se você precisa de um site mais moderno para sua empresa ou se desejas ter autonomia para adiministrar seu site inserindo conteúdo, fotos e vídeos SEM pagar mensalidades acho que podemos lhe ajudar. Acesse http://www.sitepor500.com.br . Somos a maior empresa de SC com mais de 525 clientes por todo Brasil.

  4. O site está excelente, consegui tirar muitas dúvidas que não encontrei no site do tesouro ou em blogs, parabéns! Uma dúvida por enquanto, caso a corretora venha a falir, é cobrada uma taxa para resgatar o valor dos títulos ou isso varia de acordo com o contrato?
    Grata.

  5. Ulisses tudo bom

    bom eu estou interessado ai de investir no tesouro direto, ja estou vendo ai varias informações sobre este investimento e ate estou planejando onde investir mais uma duvida fica.

    quero abrir minha conta corretora directainvest antiga Banif
    sei que Isento de taxas para operações no Tesouro Direto
    ai vem minha duvida pra abrir a conta na directainvest tem que pagar para ele ficar ativa e quanto seria isso só para fazer investimentos no Tesouro Direto, já vi o site de cabo a rabo e não achei se tem custo ou não e de quanto seria.

    obrigado valeu pelo blog e desculpa pela ignorância de não saber disso.

  6. ULISSES agora começo a entender algo mas ainda bem superficial… veja bem aqui no rj vc indica essas mesmas corretoras? e se eu quiser investir no tesouro sem ajuda fica muito dificil? alias vc da suporte ou algo assim aki no rj. abraços se puder me indique alguem de confiança algum corretor serio por favor.
    grata
    tel

  7. vou fazer um ted de 200 reais da caixa para o bradesco quanto teria que pagar ., so pela transferencia

  8. tenho uma conta no bradesco fica mais facil, e nao pago ted ou doc para conta da corretora, somente transferencia. ou vou ter que paga a transferencia de money. e quanto e cobrado ,em cima de 200,00

  9. Olá Ulisses Nehmi, tenho conta digital corrente no bradesco, e quero começar a investir em LFT, o bradesco cobra taxa de custodia de 0,5% a.a . seria viável??? pois se eu escolher a Banif, quais as taxas de transferencias pra a outra conta do bradesco que possuo?

  10. boa noite…
    gostaria de saber como faço para transferir a custodia de um agente de custódia para outro?
    Tenho títulos do tesouro direto no itaú corretora e gostaria de transferir a custódia destes títulos para outra corretora q cobra menor taxa de custódia…
    Obrigado

  11. Ulisses, boa noite.
    Investir no Tesouro Direto quantia superior a 150 mil reais, no início da próx. semana; aplicar por um ano, base Selic. Por favor dê sua opinião. Vc aconselha dividir a quantia entre mais de uma corretora? Base Selic por 1 ano seria uma boa opção?
    Vc vê necessidade de abertura de conta digital se o seu Banco lhe permite 2 DOC ou TED por mês?
    Parabéns pelo Log.