O que é o Cupom de um Título?

47
3400
O que o Cupom de um Título tem a ver com essa figura?

A melhor forma de entender o que é um cupom e porque ele possui este nome é voltar uns 50 anos na história: imagine que uma grande companhia ou governo quisesse tomar dinheiro emprestado, ou seja, captar recursos. Uma alternativa ao empréstimo no banco era a emissão de títulos de dívida, assim como hoje. Esses títulos pagavam juros periodicamente ao portador até a data de vencimento. É interessante notar que eles existiam fisicamente, pois não existia um registro eletrônico ou algo equivalente.

As informações pertinentes (data de emissão, data de vencimento, valor e forma de remuneração) eram escritas no próprio título. Como não existiam pagamentos eletrônicos, a tecnologia da época criou uma solução: os cupons, pequenos pedaços de papel picotado no canto do título (parecidos com selos), que eram destacados em datas específicas e trocados por dinheiro.

Veja abaixo o exemplo de um título de dívida da Petrobras de 1957, com os cupons na parte de baixo.

Título de Dívida da Petrobras com Cupom - 1957

Hoje em dia, praticamente todos os títulos financeiros são escriturais e controlados eletronicamente. Quando um título é emitido, um registro eletrônico é feito nos órgãos competentes, e os detentores do título são registrados pelo nome e CPF. No dia do pagamento, a transferência dos recursos é feita eletronicamente para as contas de todos os credores.

Muda a tecnologia, ficam os conceitos: o cupom representa o pagamento intermediário de juros de um título de renda fixa.

Normalmente o cupom é expresso em taxa anualizada, junto com a freqüência de pagamento. As NTN-F, por exemplo, tem cupom de 10% a.a. semestral, ou seja, pagam R$ 48,81 por semestre.

A principal característica de um título com cupom é que existe um pagamento periódico. Com isso, o investidor não precisa esperar até o vencimento para receber a totalidade dos seus recursos de volta. Investir num título com cupom tem vantagens e desvantagens. Veja:

Vantagens do Cupom

  • Com pagamentos regulares, o investidor tem sinais adicionais de como anda a capacidade de pagamento do emissor. Uma falha ou atraso no pagamento de um cupom pode indicar problemas financeiros, e soluções podem ser equacionadas antes de um agravamento da situação com o tempo;
  • Os cupons representam fluxos de caixa positivo (renda) que os investidores podem utilizar para pagar contas ou fazer outros investimentos de forma regular;
  • Os pagamentos intermediários permitem a existência de títulos com vencimento mais longo, como as NTN-F e as NTN-B. No caso dos títulos públicos pré-fixados, por exemplo, se por um lado não são negociadas LTN com mais de 3 anos para o vencimento, por outro existem NTN-F com vencimento em 10 anos.

Desvantagens do Cupom

  • A tributação para pessoas físicas. Esses pagamentos periódicos de juros são tributados integralmente de acordo com a tabela regressiva. Isso pode comprometer uma parte do rendimento do título, sobretudo no curto prazo, prejudicando a rentabilidade quando comparado com os títulos sem cupom;
  • Caso não haja necessidade de receber os cupons, o seu reinvestimento gera custos extras: além da taxa de 0,10% em cada compra no Tesouro Direto, reinicia a contagem do prazo para o Imposto de Renda;
  • Além dos custos, o reinvestimento dos cupons deve ser feito “manualmente”.

Assim, a escolha de uma estratégia de investimento em títulos de renda fixa com ou sem cupom deve ser feita com cautela e de acordo com os seus objetivos. Em geral, a pergunta mais importante que deve ser feita é: preciso de pagamentos intermediários, ou não quero mexer nesse investimento até o vencimento?

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

47 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber sobre os títulos da Petrobras, igual esse da foto, eu tenho 4 mil cruzeiros divididos em vários títulos, tenho 1 de mil, 3 de oitocentos, 1 de quatrocentos e mais um de duzentos cruzeiros, isso tem algum valor? Onde posso tentar resgatar esses valores? Estou situado em Curitiba-PR. Obrigado.

  2. Ulisses Nehmi.

    Tenho investidor em BG’s.
    Caso você tenha contato, gentileza contatar-me.

    Cordialmente,

    Carlos Viana dos Santos
    (011) 98598-5796

  3. Ola Ulisses Nehmi. Primeiramente gostaria de agradece-lo pelo blog que é de grande ajuda para muito de nós estudante do mundo economico e não só. Referente ao assunto eu tenho uma questão. Eu gostaria de saber como é que é negociados aqueles titulos de cupom de longa data que um individuo possue mas devido a urgencia de fundo precisa vender a um outro, será que venderá com a mesma taxa de juro estipulada no documento de titulo? ou mudam simplesmente o valor do titulo(desconto do valor facial)?

  4. Prezado Ulisses,

    Parabéns pelo artigo, porém estou com a seguinte dúvida e agradeceria se alguém pudesse ajudar.
    Tenho um valor de 70 mil e pretendo comprar um apartamento, mas gostaria de fazer diferente. Gostaria de aplicar esse valor e, mensalmente, retirar os rendimentos para complementar o pagamento das prestações do apartamento. Dúvida: Existe alguma aplicação que daria um rendimento mensal pelo menos de 1% e se posso retirar todos os meses, diferente dos títulos com cupons mensais.
    Desde Já, obrigado.

  5. Throughout the great pattern of things you receive a B- just for effort. Where you confused everybody was on your specifics. You know, they say, details make or break the argument.. And it couldn’t be much more correct right here. Having said that, let me reveal to you what exactly did work. Your writing is certainly pretty convincing and that is probably the reason why I am taking an effort to opine. I do not make it a regular habit of doing that. 2nd, despite the fact that I can certainly see the leaps in logic you make, I am not necessarily sure of just how you appear to connect your details which in turn help to make the actual conclusion. For the moment I will yield to your point however wish in the foreseeable future you link your dots better.
    jordan vii year of the rabbit release
    [url=http://www.furiashop.com/?keyword=jordan-vii-year-of-the-rabbit-release&id=6514]jordan vii year of the rabbit release[/url]

  6. My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on several websites for about a year and am anxious about switching to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress content into it? Any help would be really appreciated!
    nike free run v2 mid test

  7. Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other websites? I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my visitors would value your work. If you’re even remotely interested, feel free to send me an email.
    mesh polyester basketball jerseys

  8. Trabalho para uma empresa chamada Partners Brazil, que, além de outros serviços, oferece também a plataforma Euroclear para viabilização da venda de títulos (certificamos o título para venda).

    Nosso serviço, em relação à plataforma Euroclear, inclui:

    – Certificação digital
    – NCDC (contrato internacional)
    – Monetização
    – Câmbio
    – Outros contratos internacionais (subcontratos)
    – Plataforma (programasoftware)
    – Hardware
    – Open account (abertura de conta no Euroclear)
    – BIC swift bancário (código de correspondência)
    – Forms (formulários de preenchimento)
    – EDT (Eletronic Document Transmission)

    O preço do serviço é 50 mil euros. Já temos experiência neste ramo. Se o título for aprovado pelo banco, o prazo limite para que esteja na tela é de 25 dias. O banco selecionado irá depender, temos uma lista com cerca de 30 opções.

    att,

    Leonardo Carvalho
    Consultor em comex na Partners Brazil
    (61) 8192-0448 (TIM)
    [email protected]

  9. ola, eu tenho um desse cupons, mas não sei como usa-lo e nem o quanto vale, queria pedir gentiumente aos senhores(a), alguma informação sobre esse devido documento? ficaria muito grato.