Por que você não é rico?

8
7364
Quanto você gasta para enfeitar o seu carro?

As razões para você não ser um milionário (ou pelo menos de não estar a caminho de se tornar um) são bem simples. Embora muitos culpem o fato de não ganhar dinheiro suficiente, muitas vezes o grande motivo é você não estar cuidando do seu dinheiro da maneira correta. Seus costumes e a maneira com que você lida com o dinheiro são os maiores responsáveis para você se tornar (ou não) uma pessoa rica.

Seguem algumas possíveis razões:

  • Você não possui um objetivo financeiro claro

“Eu quero ser rico” não é um objetivo, e sim um desejo. É difícil atingir metas se você não estabelece objetivos claros e principalmente planos para alcançá-los, no curto e longo prazo.

Quanto maior o tempo, mais forte é a mágica dos juros compostos. Não deixe para amanhã para começar a juntar dinheiro e investir.

  • Você se importa com o que os outros pensam (amigos, parentes, vizinhos)

Você está gastando grande parte de seu dinheiro de maneira não eficiente (bens caros, festas, viagens, etc) muito mais para impressionar os outros do que para benefício próprio. Uns dos exemplos mais comuns são os acessórios para enfeitar o exterior do seu carro.

Você acredita que merece um padrão de vida superior ao que efetivamente pode ter, comprando bens e gastando valores incompatíveis com sua renda.

Lembrando o artigo sobre cartão de crédito, você gasta o que ainda não possui e compra por impulso. Você não aguarda até ter dinheiro suficiente para comprar algo: você parcela, endivida-se e enriquece os outros ao pagar juros.

Lembre-se de que é fácil elevar o padrão de vida, mas é muito difícil retornar ao padrão de vida anterior. Muitos jovens de classe média possuem como mínimo o padrão de vida dos pais. Lembre-se de que eles trabalharam durante muito tempo para poder viver desta maneira.

  • Você não diversifica seu patrimônio

Infelizmente, turbulências e coisas ruins acontecem com as melhores pessoas e com os melhores investimentos, de tempos em tempos. Se você não estiver preparado, pode perder tudo o que juntou em poucos segundos. O velho ditado sempre é válido: nunca deixe todos os seus ovos em uma única cesta.

  • Você é desorganizado

Você ainda possui resquícios de sua desorganizada vida universitária. Tanto no mundo profissional quanto no financeiro, ser organizado não é perda de tempo. É um dos segredos para o sucesso.

Leia a segunda parte deste artigo aqui.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

8 COMMENTS

  1. A questão da diversificação de patrimônio me lembra duas coisas:

    1:Um filme(não me lembro o nome), que mostrava a história de um executivo que, do dia para a noite, tinha tornado-se o acionista majoritário de uma companhia.Todavia, a companhia, que encontra-se em sérios problemas, acaba falindo dias depois.

    Até aí, tudo bem.O problema é que todos os investimentos do executivo estavam baseados, direta ou indiretamente, em ações da companhia.Quando estas caíram, a família dele encontrou-se falida da noite para o dia.

    2:Comenta-se bastante que, nos atentados de 11 de setembro, algumas companhias recuperaram-se, e outras não(praticamente falindo da noite para o dia).
    Há quem diga que isso ocorreu porque muitas companhias, que armazenavam informações vitais em servidores, seguiram a lógica do “nunca vai acontecer”, e quando não fizeram um backup fora das torres, fizeram o backup das informações na outra torre.

    As companhias que tinham backup em outros locais conseguiram retomar as suas atividades.Agora, as que não tinham….

  2. EU TRABALHO MAIS AMINHA RENDA NAO DAR PARA MEUS GASTOS SOU PAI DE FAMILIA PAGO ALUGUEL TAM DOIS FILHOS ESPECIAL GOSTARIA DE TER UMA RENDA EXTRA MAIS NAO CEI COMO FASER QUEM PODER MI AJUDAR EU FICO GRATO E DEUS FICA MUITO MAIS
    ASS.FRANCISCO .M.SOUSA