Os primeiros 6 meses de muitos!

19
3887

É com muita satisfação que o Blog do Investidor completa 6 meses nesta semana. Os feedbacks foram muito positivos, por todos os canais: comentários, Facebook, Twitter, e-mail, etc. Deixamos aqui os nossos agradecimentos especiais a todos os leitores. Todo esse sucesso nos enche de satisfação e nos motiva a continuar escrevendo artigos.

Para celebrar, hoje vamos quebrar um pouco a sequência de investimentos e finanças pessoais para contar um pouco da história dos bastidores do Blog do Investidor: como utilizar a internet e redes sociais para criar algo novo. Sim, como “alocar recursos”.

Quando resolvemos criar o Blog do Investidor, logo nos deparamos uma dúvida inicial: como criar uma identidade visual?

O Blog do Investidor não tem nenhuma fonte de renda, então o orçamento é apertado. Estávamos para consultar alguns amigos publicitários quando vimos uma reportagem sobre o então recém-lançado site we.do.logos.

A idéia parecia se encaixar como uma luva: qualquer um pode criar um projeto, definir os parâmetros para a elaboração de um logo e escolher um prêmio em dinheiro para a melhor arte. Os designers cadastrados no site podem enviar quantas artes quiserem para concorrer ao prêmio. Existe até um “mural” no qual é possível que o criador do projeto interaja com os designers, dando opiniões sobre as artes enviadas. Após o prazo que você definir, basta escolher a arte vencedora e a competição criativa (como o próprio site se define) é encerrada.

Uma passagem curiosa tem a ver com a escolha da arte vencedora. Das mais de 100 opções enviadas em 5 ou 6 dias, selecionamos as 15 que mais nos agradaram e resolvemos fazer uma enquete pelo Facebook. Em 24 horas, juntamos quase 40 votos, por e-mail, mensagem, mural ou perguntando mesmo. Para nossa surpresa, as 3 artes que mais tínhamos gostado receberam nenhum voto, e o logo atual foi escolhido pela maioria esmagadora das pessoas. Layout não é a nossa praia, seguimos a opinião da maioria!

Definido o logo, partimos para a segunda etapa: fazer o website. Estávamos buscando alguém que fizesse o site na plataforma WordPress.org, que após alguma pesquisa concluímos ser a plataforma ideal para o Blog do Investidor. Um profissional da área de SEO nos recomendou muito bem uma empresa de Joinville/SC, a Yogh.

Num primeiro momento, nos questionamos se a distância entre São Paulo e Joinville não atrapalharia. E não atrapalhou nada! Apesar da distância “física”, definimos as premissas para o blog, fizemos algumas breves reuniões por Skype, trocamos alguns e-mails e em pouco tempo havíamos definido o escopo e valor do trabalho. Ao longo das próximas semanas, recebemos um “boneco” (wireframe) do site, uma “prova” do layout do site e, finalmente, o protótipo do blog em um ambiente de teste. Em pouco menos de um mês o Blog do Investidor foi pro ar!

Essa experiência foi bastante interessante: não gastamos muito, utilizamos as opiniões de um grande número de pessoas (futuros leitores!) e chegamos a um resultado final do qual hoje estamos bastante orgulhosos. Ajude-nos a continuar evoluindo: deixe um comentário sempre que tiver uma sugestão!

Ulisses Nehmi e Vitor Nagata são editores do Blog do Investidor e profissionais da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

19 COMMENTS

  1. Parabéns pelo excelente trabalho!

    O layout deste blog é maravilhoso, assim como seu logo e seu conteúdo!

    Com o intuito de melhorar ainda mais, gostaria de deixar apenas uma sugestão, se for possível claro:

    Diferenciar os links das palavras em negrito.

    Às vezes é preciso passar o mouse em cima da palavra para ver se é um link (sublinhado) ou uma palavra em negrito.

    É uma grande honra tê-los como amigos neste maravilhoso ramo que é o de finanças e investimentos.

    Grande Abraço!

  2. Parabéns pela iniciativa de iniciar esse belo trabalho. Educação financeira e investimentos ainda são dois temas muito pouco difundidos para a maioria da população e vcs 2 estão fazendo parte desse dificultoso trabalho.
    O blog ainda vai crescer muito mais.
    Abraços e sucesso.

  3. Jônatas (Efetividade), Investidor Defensivo, Henrique (HC Investimentos) e Everton (Finanças Forever),
    Muito obrigado pelos comentários, apoio e sugestões!
    Acompanho os ótimos blogs de vcs, assim como alguns outros bons blogs que abordam finanças pessoais e investimentos. Cada um na sua linha, enriquecem muito a blogosfera financeira.
    É muito prazeroso escrever sobre esses temas, sobretudo sabendo que existem outras ótimas fontes na internet.
    Acredito que o objetivo de todos nós seja um só: ajudar na difusão de educação financeira pelo Brasil.
    Grande abraço a todos!

  4. Parabéns, acima de tudo, pela iniciativa! Vocês escrevem muito bem e demonstram ter conhecimento de sobra para isso. Sempre estou passando por aqui, de olho nos novos artigos.

    Abcs e sucesso!

  5. Terminei hoje de ler todos os posts do blog e gostaria de parabenizar o trabalho de vocês, principalmente pelo altruísmo (não estou vendo nenhuma propaganda pulando na minha frente por aqui). Achei o texto de vocês bem leve e gostoso de ler, bem como gostei muito da maneira que os conceitos são abordados, procurando realmente esclarecê-los e não fazer reluzir o conhecimento adquirido por meio de jargões técnicos, como muita gente faz por aí. É isso, espero que continuem esse excelente trabalho!

  6. Que site maravilhoso!!!

    Registro meus parabéns para vocês, pela forma honesta com que vem desenvolvendo seu trabalho! É muito bom saber que a educação financeira está cada vez mais sendo difundida na Internet. Que esses sejam os primeiros seis meses de milhares!!!!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!