Por que criamos o Blog do Investidor?

9
3020

Este é o primeiro artigo do Blog do Investidor e vamos contar como surgiu a ideia de criá-lo.

O Brasil é a bola da vez, o país da prosperidade. Não é nesse post que vamos discorrer o porquê, mas fique tranquilo: vamos continuar nessa bonança por mais 10 a 15 anos, pelo menos. Nosso cenário político agora é relativamente estável, os indicadores macroeconômicos vão muito bem e a inflação está sob controle. Falar em longo prazo não é mais um sonho, é realidade, e isso é fundamental quando falamos de investimentos.

O bom momento da economia brasileira tem feito com que todos ganhem cada vez mais dinheiro. Desemprego é algo que está sumindo do mapa. E é nesse contexto que surgem as perguntas: O que fazer com esse dinheiro? Como garantir um futuro tranquilo? Como fazer esse dinheiro gerar mais dinheiro?

Por trabalharmos numa empresa especializada em investimentos, nossos amigos (e clientes, naturalmente, mas que também podem ser considerados amigos) sempre nos fazem essas perguntas. Percebemos que a resposta a essas perguntas é algo amplamente desconhecido, seja para amigos que estão fazendo suas primeiras poupanças, seja para amigos que já tem um bom pé de meia. Os mitos e concepções errôneas são bastante frequentes, infelizmente.

Já ajudamos alguns amigos com respostas para essas perguntas acima, com regularidade e com prazer. Após diversas orientações, nos questionamos: Por que não ajudar mais amigos? O que temos a perder? Como fazer isto? O Blog do Investidor foi a solução que encontramos para compartilhar todo esse conhecimento sobre educação financeira com todos os nossos amigos (leitores).

O foco do Blog do Investidor é EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Nossos artigos serão escritos com uma linguagem clara e fácil, para desvendar o “financês”, e serão classificados em 4 categorias. Para ter sucesso em seus investimentos, é fundamental planejar e estar com suas Finanças Pessoais sob controle.

Além disso, é muito importante entender minimamente o que está acontecendo com a Economia para saber se o ambiente está mais favorável para um tipo de investimento ou outro. Finalmente, com esse pano de fundo bem feito, entramos na parte de Investimentos, que abrangerá orientações, explicações e opiniões sobre opções de investimentos, prós e contras de cada tipo de produto, entre outros.

A categoria Notícias do Blog terá informações mais breves e relacionadas diretamente às novidades do Blog do Investidor, avisos e novidades. Oportunamente, também convidaremos amigos e/ou especialistas em diversas áreas para escrever artigos especiais.

É válido lembrar que no Blog do Investidor não abordaremos aquelas “dicas quentíssimas” sobre a ação do momento ou sobre aquela oportunidade “mágica” para ficar rico da noite para o dia. Além de não recomendarmos seguir este tipo de dica, nossa intenção não é dar o peixe, e sim ensinar a pescar. Não esperamos que os conceitos abordados aqui sejam válidos apenas por uma semana ou um mês, mas por toda a vida.

Por fim, compartilhamos aqui o nosso objetivo máximo: queremos ajudar nossos amigos a lidar melhor com o próprio dinheiro. Atingiremos este objetivo quando nossos amigos conseguirem entender melhor o mercado financeiro, não entrarem em roubadas e consequentemente melhorarem o desempenho dos seus investimentos.

Queremos que todos os nossos amigos tenham a capacidade de colocar seu dinheiro para trabalhar, para assim poder ganhar mais dinheiro. A cada vez que isso acontecer, nos avisem: poderemos dormir realizados, com aquela ótima sensação de missão cumprida.

Contamos com sua participação através de sugestões, comentários, críticas e elogios, afinal o Blog do Investidor foi feito para vocês, nossos amigos!

Abraços!

Ulisses Nehmi e Vitor Nagata são editores do Blog do Investidor e profissionais da área de investimentos.

SHARE
Next articleOrganização das suas Finanças Pessoais
Engenheiro Eletrônico pelo ITA e com pós-graduação em Administração na FGV/EAESP, trabalha com investimentos desde 2003. Atualmente é sócio da Sparta Fundos de Investimento e editor do Blog do Investidor. Possui as certificações CPA-20, CEA, CGA e CFP®

LEAVE A REPLY

9 COMMENTS

  1. A proposta do Blog do Investidor é fantástica. Afinal as práticas aplicadas por uma educação financeira bem fundamentada podem causar impactos bastante positivos na realidade das pessoas.
    Sou a favor de uma matéria introdutória sobre educação financeira, durante o período escolar, onde os hábitos estão sendo moldados, de modo a preparar as pessoas para no futuro saberem minimamente lidar com seu dinheiro e fazer rendê-lo de maneira inteligente. Parabéns aos criadores do Blog do Investidor, MUITO sucesso !

  2. Acho importante abordar a organização de finanças, no entanto, é preciso considerar sempre os motivos psicológicos e emocionais que levam as pessoas a realizarem despesas, algo que, a meu ver, falta um pouco nos economistas do país. Não adiante reduzir a números o ser humano, nem transformar em robôs os indivíduos, pois não são planilhas de Excel que explicam os ímpetos de cada ser humano. Claro que podem ajudar, mas apenas como balizas de uma análise bem mais complexa. Assim, fica essa esperança, na certeza que o Blog aqui proposto será inovador também nessa perspectiva!! Salve! Abraço.

  3. Olá, é com o imenso prazer que deixo aqui o meu comentario, pois iniciativas como essas são raras num mundo capitalista e mesquinho, é a primeira vez que entro aqui, mas ja sei que serei um seguidor fiel, ainda sou muito novo, farei meus 18 anos agora, dia 30/07… e pretendo ja iniciar minha vida financeira, agradeço demais pela iniciativa! Sucesso!