O que são Títulos Públicos?

109
46807
Caixa Forte

Quando pensamos em investimentos, o banco é a primeira coisa que nos vêm à cabeça. Mas essa é a opção mais segura de investimento?

Não, a maneira mais segura para investir é emprestar dinheiro para o Governo. Para emprestarmos ao banco existe o CDB, e para emprestar ao Governo existem os Títulos Públicos.

O Governo Federal, através do Tesouro Nacional, emite títulos para financiar a dívida do país, isto é, a diferença entre os gastos e a arrecadação. Esses títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou indexados à inflação e, assim como os CDB, têm um prazo de vencimento e um modo de remuneração já definidos no momento em que são emitidos.

Mas por que alguém emprestaria dinheiro para o governo?

A resposta é simples: porque o risco é muito baixo.

O Governo é equivalente a uma empresa muito grande, com grande geração de caixa, e por isso possui menos risco que uma empresa ou banco. No limite, o Governo dispõe de outros instrumentos para quitar suas dívidas, como por exemplo aumentar os impostos ou imprimir mais dinheiro.

Algumas pessoas podem ainda indagar: e por que o governo toma dinheiro emprestado se pode simplesmente imprimir mais dinheiro?

Ao imprimir mais dinheiro o governo estaria aumentando a quantidade/oferta de dinheiro na economia, reduzindo assim o seu valor e gerando inflação. Como os brasileiros estão cansados de saber, isso não é uma boa alternativa.

Tipos de Títulos Públicos

Existem diversos tipos de títulos públicos, mas vamos nos concentrar nos mais comuns. São eles:

LFT (Letras Financeiras do Tesouro): Títulos pós-fixados que são remunerados pela taxa Selic. O CDI, que remunera os CDB pós-fixados, acompanha a taxa Selic e não o contrário! E por razões técnicas, o CDI é um pouco menor que a taxa Selic corrente. Uma estratégia comum que emprega esses títulos é a reserva de emergência, já que possuem alta liquidez.

LTN (Letras do Tesouro Nacional): Títulos pré-fixados, ou seja, tem um valor fixo pelo qual serão resgatados na data do vencimento. Junto com as LFT, são os títulos mais comuns. Em geral são utilizadas em estratégias de curto/médio prazo, pois costumam render mais que as LFT. Também é comum em estratégias de investimento mensal.

NTN-F (Notas do Tesouro Nacional, Série F): Títulos pré-fixados como as LTN, porém com pagamentos de juros semestrais (cupons). A idéia central é a mesma da LTN, mas tem um tratamento matemático mais complicado. Em geral, tem um prazo de vencimento mais longo, mas não são tão atrativas para pessoas físicas por causa da tributação dos cupons.

NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, Série B): Títulos indexados à inflação, corrigidos pelo IPCA e acrescidos de uma remuneração pré-fixada. Assim como a NTN-F, tem pagamentos semestrais de juros. É uma opção para quem quer proteção contra a inflação. Existe uma “variação” desse título no Tesouro Direto chamada NTN-B Principal, que não tem pagamentos semestrais de juros (cupons) e paga toda a remuneração acumulada no vencimento. A NTN-B Principal está para a NTN-B como a LTN está para a NTN-F, sendo bastante utilizada para objetivos de longo prazo, como aposentadoria ou faculdade dos filhos. Outra aplicação comum é em estratégias de investimento mensal.

Tesouro Direto

O Governo lançou em 2002 o Tesouro Direto, uma plataforma online que possibilita a qualquer cidadão que compre títulos públicos de maneira muito fácil. Um outro artigo fala especificamente sobre como funciona o Tesouro Direto.

A conclusão mais importante desse artigo é: se não existe nada mais seguro em um país do que emprestar para o Governo, nenhum investidor deveria aceitar qualquer alternativa de investimento que tenha expectativa de render menos que os títulos públicos, exceto pelos custos.

Infelizmente não é o que acontece: a poupança ainda é o investimento mais comum e é considerado como o mais seguro, o que não é verdade. Além disso, os bancos costumam disponibilizar diversos produtos que exploram a falta de conhecimento dos investidores.

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

109 COMMENTS

  1. Boa Tarde,
    Gostaria de saber para quem indicar a venda de alguns títulos da Eletrobrás , num valor considerável, consegui realizar algumas informações no sentido de que serviriam, os títulos podem ser utilizados para pagto da dívida pública,aumento de capital com intuito de participação para grandes licitações e assim por diante.Possuo tbm letras azuis internacionais,quais seriam os investidores interessados? que ramo? contato? todos os títulos possuem autenticidade e avaliação pericial…….abs

    • Silvio,
      Não conheço ninguém. Observe que muitos desses títulos antigos já não tem mais valor, conforme decisões judiciais sobre o assunto.
      Abs

        • Silvio,
          Não sei… Lembro de ter visto isso uma vez procurando no Google e lendo alguma decisão judicial a respeito. O ideal seria entrar em contato com a própria companhia (e caso eles falem que o crédito não é mais devido, pedir a justificativa e eventual lei ou decisão judicial defendendo o ponto deles).
          Abs

  2. Tenho algumas duvidas quantos aos títulos públicos, Ulisses:

    1- Se eu investir 1000,00 ao mês em títulos públicos durante 15 anos quanto seria o valor final obtido?
    2- É melhor investir em títulos que pagam semestralmente juros e reinvesti-los ou nos outros que pagam juros no final do vencimento?
    3- Para que eu possa ter rentabilidade mensal de 10.000,00 por mês investindo em títulos públicos durante um período de 15 anos, devo aplicar 1.000,00 ao mês ou mais?
    4- Como planejar uma aposentadoria, investindo em títulos públicos?

  3. ULISSES, BOA TARDE!

    VOCÊ PODERIA POR FAVOR ME TIRAR UMA DÚVIDAS? PORQUE OS ITENS ABAIXO PODEM PROVOCAR UM AUMENTOS NA INFLAÇÃO, NÃO CONSEGUI ENTENDER. PODEMOS CITAR AS SEGUINTES CAUSAS DA INFLAÇÃO:
    ? EMISSÃO EXAGERADA E DESCONTROLADA DE DINHEIRO POR PARTE DO GOVERNO;
    ? DEMANDA POR PRODUTO (AUMENTO NO CONSUMO) MAIOR DO QUE A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DO PAÍS;

    ? AUMENTO NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO (MÁQUINAS, MATÉRIA-PRIMA, MÃO-DE-OBRA) DOS PRODUTOS.
    GRATA

    GLADIS

  4. Ulisses,

    Atualmente o governo só oferece LTN com vencimento em janeiro de 2015 e 2016. Gostaria de investir vinte e cinco mil durante um ano e meio. De quanto em quanto tempo o governo oferece novos títulos para compra. Se os atuais vencem em 2015 e 2016, serão vendidos futuramente títulos com vencimento anterior a isso?

    Obrigado.

  5. Boa tarde! Parabéns pelo site!
    Eu tenho R$ 10.000 para investir por 1 ano e pouco, mas nao sei ainda qual opção do Tesouro seria mais vantajosa para mim.
    Você poderia me indicar a com maior retorno? Sendo que vou levar o título até o vencimento. Se pudesse especificar com %a.a. agradeço muito!
    Abraço

  6. Olá, boa tarde. Eu, como investidor, sempre apliquei em Fundos referenciados em DI´s. O Banco me deu opção em diversificar em outros com lastros de NTNB´s. Ao comparar rentabilidades, os fundos DI´s performam em relacao ao CDI enquanto os lastreados em inflação, performam em relação ao IMA. Não consigo comparar os dois, ou seja, em relação às performances, qual está melhor que outro, visto que possuem “medidas” diferentes. POderia me explicar como posso compará-los?

  7. maravilhoso blog mais minha pergunta é seguinte
    queria saber qual melhor opção de investimento e por um acaso tem como por exemplo eu complementando exemplo todos mês eu demoro uma diferente ou tem como eu somar exemplo compro Títulos tem como eu compra gastando 200 e compra mesmo no mês seguinte com + 200 tornando 400 eu vai diversificando?
    esse mês eu compro um outro mês compro outro assim vai…?

  8. gostaria de saber qual seria meu rendimento se eu investisse tres anos 6000,00 em titulos LTN? fiz no simulador mas nao deu muito resultado apenas 500, reais a mais.

  9. Ulisses, tenho 100.000 para investir, num período de 1 a 2 anos, qual seria a melhor opção de investimento nos títulos públicos?
    Como prever o quanto terei de rendimento?

  10. Olá, Ulisses. Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pela matéria. Gostaria de saber como posso me certificar da autenticidade de uma LTN? Você saberia me dizer se existe LNT Roxa Série H cartular emitida em 1972 e qual o PU desse papel? Te agradeço antecipadamente pela ajuda. Sds!

  11. Gostei muito do texto, é objetivo e de fácil compreensão. Eu como leiga no assunto, neste texto entendi diversas coisas que lia e não conseguia associar.
    Continuarei lendo seus textos e finalmente entendendo melhor sobre investimentos….Parabéns e obrigada!
    Abs,
    Ana Paula

  12. Mas e as notas NTN-C E NTN-D?? Ainda existem?

    Que eu saiba, as NTN-C são pós-fixadas no IGP-M e as NTN-D são pós-fixadas no Dólar!

    Obrigado!