Como foi o desempenho dos Títulos Públicos?

22
13389

Já falamos bastante sobre os títulos públicos, suas características e o que os influenciam. Mas agora vamos ao que interessa: como eles se comportam na prática?

Antes de tudo, precisamos tirar da cabeça 2 mitos comuns e opostos:

  • Renda fixa nunca perde, ou seja, o preço sempre sobe; e
  • Renda fixa rende muito pouco, ou seja, não ganha nada.

Para acabar com essas dúvidas, nada melhor do que fazer as contas: a planilha abaixo foi elaborada com base no histórico do Tesouro Direto de jan/2002 a set/2011, com todos os títulos negociados nesse período. Nela é possível acompanhar o gráfico com o comportamento do preço e da taxa (será que são a mesma coisa?) de qualquer título, em qualquer período.

Planilha do MS Excel

A planilha está dividida em 3 partes distintas:

  1. Gráfico do preço de qualquer título público sem cupom (LTN, LFT e NTN-B Principal) e uma comparação com o CDI (benchmark).
  2. Gráfico do preço dos títulos públicos com cupom (NTN-F, NTN-B e NTN-C). Nesse caso, não temos comparação com um benchmark. Como existem os pagamentos intermediários de juros (cupons), outros fatores são mais importantes que a comparação do desempenho, como a tributação desfavorável dos cupons, por exemplo.
  3. Gráfico de taxa dos títulos públicos. A taxa é o principal indicador de cada título, e a partir dela que os preços são calculados. Será que a sua oscilação pode indicar tendências de movimentos ou apontar oportunidades? Pode apostar que sim.

Gráfico de Preços da NTN-B Principal 2024

Exemplo de gráfico criado com a planilha: Preço Histórico da NTN-B Principal 2024.

Como utilizar a planilha?

O funcionamento da planilha é bastante simples, e funciona da mesma forma nas 3 partes. Basta seguir o passo a passo, alterando apenas as células em amarelo:

  1. Download da planilha clicando no ícone do Excel acima;
  2. Abra a planilha no Excel. É necessário habilitar a execução de macros;
  3. Escolha na lista o Título;
  4. Escolha na lista o Vencimento do título;
  5. As células em cinza mostram o período com dados disponíveis. Escolha a Data Início e Data Fim do gráfico; e
  6. Clique no botão “Arrumar Gráfico!”.

Além de tirar as dúvidas sobre como se comportam os títulos públicos, é possível desvendar alguns mitos. Os gráficos podem ajudar também a ilustrar quais as vantagens e desvantagens de cada estratégia, ou qual o título que melhor satisfaz a sua necessidade.

Durante os próximos meses, além dos artigos tradicionais publicaremos a série “Gráficos de Títulos Públicos“. Com artigos mais curtos e um gráfico gerado por essa planilha, explicaremos alguma peculiaridade desses títulos. Cadastre seu e-mail abaixo para recebê-los com comodidade!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

22 COMMENTS

  1. Caro Ulisses,

    Quando escolho LFT ou LTN no primeiro gráfico, ele informa no campo dados disponíveis #N/D.
    De toda forma a apresentação dos gráficos fornece uma visão fantástica.
    O caso da evolução da NTN-B Principal de 2024 frente ao CDI mostra uma oportunidade de investimento excelente.
    A dúvida é saber se ela vai continuars e comportando dest afroma daqui por diante.
    Um abraço e parabéns,

    Hiraclis

    • Hiraclis,
      Após escolher o título é necessário escolher o vencimento, antes de preencher a Data Início e Data Fim.
      De fato, a NTN-B Principal 2024 foi um excelente investimento nos últimos anos, mas é isso aí: resta a dúvida… Mas garanto que ter o objetivo do investimento bem definido mitiga bastante essa dúvida! É pra se proteger da inflação ou pra especular com o melhor retorno?
      Abs

  2. Boa noite, Ulisses.

    Esta planilha receberá atualizações, visto que os dados estão disponíveis até 30/09/2011 apenas.

    Parabéns pelo trabalho!

    Fernando.

    • Fernando,
      Não sei se vale a pena atualizá-la com tanta frequência, visto que seu papel é muito mais mostrar como é o comportamento, perfil de retorno, etc dos títulos públicos do Tesouro Direto… No entanto, após mais algum tempo pode ser que eu a atualize sim, ou aceite a ajuda de voluntários! 🙂
      Abs

  3. Boa tarde Ulisses!
    Descobri o blog hoje e estou achando ótimo! Eu estava pensando em investir no tesouro direto, mas eu não sabia muito bem como funcionava.
    Eu tenho um investimento na previdência (flexprev vgbl), mas pelo que estou lendo no seu blog o tesouro direto é bem mais vantajoso, certo?

    Obrigada pelas informações do blog!!

    • Thais,
      Muito obrigado pelo comentário!
      Ainda vou abordar a questão da previdência privada com mais detalhes mais pra frente, mas desde já deixo o recado. O Tesouro Direto é uma excelente opção.
      Abs

  4. Olá Ulisses! Finalmente, encontrei alguém que vai entender minhas questões, que nenhum dos atendentes do meu banco conseguiu (gerente de conta, gerente de investimento, “especialista” de investimentos, atendimento da corretora … ). Há um ano entrei em contato com esse tipo de investimento (tesouro direto) e nunca descobri:
    – A taxa acrescida ao indexador (IPCA, n caso do NTN-B) varia dia a dia, conforme o mercado; Existe uma taxa de juros nominal, definida na emissão do papel?
    – Não sei se é falha da minha corretora, mas no site dela não encontro uma consulta que me informe a taxa contratada no ato da compra (caso da NTN-B). Não anotei e não me lembro. Será que toda corretora é assim?
    – Onde posso achar o valor atualizado dos títulos com base nos dados nominais?: IPCA, taxa juros (nominal?) além dos valores de mercado diariamente divulgados?
    – E estes mesmo valores (usando indexador e taxa juros, se houver) levando-se em conta as tarifas pagas? (se bem que isso só seria possível na própria corretora, já que, além das tarifas da CBLC, há outras, diferentes para cada corretora).
    – Há algo que explique a rentabilidade negativa no vl mercado dos últimos 30 dias, de vários dos títulos? (NTN-C e NTN-B -> quanto maior o prazo, maior a queda)

    Parabéns pelo Blog!!! E desculpe-me pela enxurrada de perguntas … rsrsrsr …

    Abç

  5. Ulisses, parabéns pelo artigo e pela bela planilha em Excel!
    Gostaria apenas de tirar uma dúvida: vi que o banco de dados histórico está atualizado até 09/2011. Tenho interesse em atualizar o banco de dados e gostaria de saber onde posso obter as referências das colunas aux Conc 1 e Aux Conc 2.
    Será que poderia me ajudar por favor?
    Obrigado

  6. Boa Tarde Ulisses,
    Excelente blog. Encontrei recentemente e realmente traz otimos artigos.
    Uma duvida que talvez vc consiga ajudar. Existe alguma planilha ou qual seria a forma mais adequada de fazer o calculo da diferença de quanto vale hoje nossos titulos NTN-B adquiridos, pelo valor de mercado, e quanto de fato valeriam se eu considerar o IPCA no periodo desde a compra ate hoje, e a taxa contratada? Sei que hoje o valor um NTN-B adquirido 1 ano atras, com vencimento 2024, esta bem acima do seria seu valor real caso o vencimento voce hoje, que é a variação do IPCA no periodo desde a compra + a taxa acordada, porém gostaria de poder quantificar essa diferença da maneira correta.
    Obrigado!

  7. Olá, Ulisses. Seria interessante uma explicação mais detalhada acerca da diferença entre PREÇO e TAXA (conforme você mesmo supraquestinou). E ainda, utilizar uma NTN-B Principal como forma de retorno a curto e médio prazo utilizando a oscilação das taxas de juros, ou seja, comprar em momento favorável e vender quando juros caem. Pode isto ser uma boa idéia?? Desde já agradeço! E parabéns pelo Blog.Tirei muitas dúvidas aqui. Abr

  8. Pergunta: encerrei minha conta corrente na CEF e num descuido observei que tenho títulos do tesouro, LTN 2018; ocorre que eu tenho aplicações em corretora, então gostaria de saber como fazer para transferir estes título para a corretora, a fim de poder pagar as taxas cobradas semestralmente dos mesmos, pois estive na CEF e me confirmaram que de fato a conta foi encerrada?