Como declarar o CDB no Imposto de Renda?

159
130510

Série Como Declarar Investimentos no Imposto de Renda | CDB

Este artigo apresenta um resumo sobre a tributação do CDB e um guia passo a passo de como incluí-lo na Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

Tributação

Os rendimentos do CDB são tributados de acordo com as regras de tributação de renda fixa, com alíquota de IR regressiva de 22,5% a 15%, conforme o prazo de aplicação. O IR incide apenas quando o CDB é resgatado (resgate antecipado ou vencimento) e é recolhido automaticamente pela instituição financeira. Assim, o investidor já recebe o valor líquido e não precisa de nenhuma ação em relação à tributação.

Declaração anual do CDB no Imposto de Renda

Tenha em mãos o Informe de Rendimentos enviado pela instituição na qual você tem conta corrente, ele contém todos os dados que serão necessários. Se ele não chegar pelo correio, normalmente fica disponível no Internet Banking.

I. Como declarar os ganhos (rendimentos) em CDB?

O valor dos ganhos corresponde à soma do rendimento líquido (após desconto do IR) creditado em conta de CDB que venceram ou foram resgatados antecipadamente ao longo do ano. No programa IRPF 2012:

  1. Entre na opção Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva
    IRPF - Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva
  2. Clique no botão à direita de 06. Rendimentos de aplicações financeiras
    IRPF - Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva: Aplicações Financeiras
  3. Clique no botão Novo
    IRPF - Rendimentos: Novo
  4. No campo Especificação, digite uma descrição contendo o tipo de investimento (CDB), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos e, caso seja aplicável, as informações sobre o agente de custódia (instituição financeira intermediária ou corretora)
  5. No campo Valor, digite o valor dos ganhos (Rendimento Líquido) em CDB (depósitos a prazo) exatamente como consta no Informe de Rendimentos
    Obs.: O Imposto Retido, quando mostrado, serve apenas para conferência, e não deve ser lançado em lugar nenhum
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 3 a 6 para incluir o rendimento em CDB de outras instituições, conforme a figura abaixo
    IRPF - Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva - Quadro Auxiliar
  8. Clique em OK

II. Como declarar o saldo investido em CDB?

O valor que deve ser declarado na seção de Bens e Direitos corresponde à soma dos valores investidos em CDB. No caso de resgates parciais do CDB, o valor investido é reduzido proporcionalmente. No programa IRPF 2012:

  1. Entre na opção Bens e Direitos
    IRPF - Bens e Direitos
  2. Procure entre as opções existentes se existe alguma linha com a discriminação “CDB do Banco XYZ, CNPJ 99.999.999/0001-99”. Caso já exista essa linha, selecione essa linha, clique no botão Editar e pule para o passo 5 abaixo. Caso não exista, clique no botão Novo
    IRPF - Bens e Direitos - CDB
  3. No campo Código, escolha a opção 45 – Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros)
  4. No campo Discriminação, digite uma descrição contendo o tipo do investimento (CDB), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos
  5. No campo Situação em 31/12/2011, digite o valor do saldo investido em CDB exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 2 a 6 para incluir as aplicações em CDB de outras instituições
    IRPF - Bens e Direitos - CDB

Você tem mais algum investimento? Veja o guia passo a passo para declarar outros investimentos no seu Imposto de Renda!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

159 COMMENTS

  1. Estou na dúvida nunca declarei imposto de renda e outubro 2015 fiz uma aplicação de CDb vou receber algum documento do banco para declarar o imposto de renda e qual a porcentagem e vai ficar retido na fonte essa porcentagem em cima da minha aplixaxao

  2. Tenho conta corrente com meu esposo,sou a tutular da conta,mas ele tem aplicação de CDB,o extrato vem no meu nome.Como faço para colocar estes rendimentos na declaração dele?

  3. Bom dia, no meu caso minha declaração está com a seguinte mensagem:
    “Foi constatada possível inconsistência no valor do imposto de renda retido na fonte.”
    Fui a receita e vi que tinha exatamente uma aplicação financeira CDB, com Imposto Retido na Fonte, conferi com a pessoa da Receita, e a diferença era exatamente esse imposto retido na fonte da aplicação do CDB, e não estou conseguindo fazer a retificação correta.

  4. bom dia a minha duvida sao varias mais uma que me ajudara muito seria
    tenho plano de saude que impresa paga metade e eu pago a outra descontado em folha
    como declaro só o valor que desconta no meu holerit e coloco o cnpj da empresa ? obrigado

  5. ola e possivel restituir o IRRF recolhido na fonte sobre renda fixa e fundos cambias?

    fiz a aplicação em 2015 e no mesmo ano fiz o saque consigo restituir esse IRRF
    se sim .. em qual o campo eu faço este lançamento

  6. Tenho uma aplicacao renda fixa cdb na conta corrente no valor de 270.000,00 este valor e de uma premiacao que ganhei tenhi que pagar imposto de renda desse valor?

  7. Minhas dúvidas:
    Agora que li seu artigo rsrs, percebi que falhei nas minhas declarações em 2 pontos :
    1) Já tinha CDB em 2014 e não declarei ano passado, porque como não realizei nenhum resgate, achei que não precisava declarar, como agora vi que preciso incluir nos Bens, será um problema se eu apenas declarar este ano (que tbm não realizei resgastes ano passado) ?
    2) É a mesma dúvida só que relacionado a poupança: sempre declaro apenas os rendimentos referentes ao ano, e nunca inclui o saldo total nos Bens ( tanto no caso do CDB e Poupança, são valores baixos e não geraria nenhuma tributação adicional era apenas para deixar as informações corretas), qual sua sugestão?
    Parabéns pelo Blog!

  8. Boa noite ,tenho duas aplicações uma no CDB e a outra no UNICLASS MAXI DI como faço para lançar estas aplicações ( passo a passo ),não sei se coloco como rendimentos sujeitos a tributação exclusiva definitiva ou rendimentos isentos e não tributáveis.

  9. Tenho aplicacao em cdb em uma conta q está somente em meu nome. No entanto está aplicação é uma economia minha e do meu esposo, pois ele transfere todo mês pra minha conta (já que o quanto maior o valor da aplicação maior é o rendimento). Este valor eu coloco apenas na minha declaração de ir? Dar algum problema se o valor aplicado for maior do que o valor dos meus recebimentos de salario? Tenho que informar que trata-se de bem comum do casal? Meu esposo tem que fazer alguma menção na declaração dele que este valor foi declarado na minha declaração ou não precisa uma vez que não é conta conjunta?

  10. Nunca declarei imposto de renda, pois com meu salário anual sempre fui considerado isento. No caso fiz uma aplicação no CDB, preciso agora mesmo sendo isento realizar uma declaração de imposto de renda ?

  11. Sou dependente do meu esposo na declaração de IR, ele recebe restituição. Estou querendo aplicar um valor no CDB, gostaria de saber se eu aplicar ele deixará de receber a restituição do próximo ano??? Desde já agradeço, aguardo retorno

  12. Bom dia , eu tenho um CDB no banco Bradesco a mais de 4 anos, só resgatei uma unica vez um valor rentável, porém, nunca declarei imposto de renda, gostaria de saber a que valor aplicado é necessário declarar imposto de renda na receita federal? Pelo o que eu vi a poupança é isenta de imposto e o ganho anual não atinge o valor exigido pela receita. por favor me ajudem, nunca recebi nenhuma carta da receita informando que devo comparecer até la para declarar qualquer tipo de imposto de renda, atualmente, trabalho, e anualmente não cheguei a atingir o valor de imposto de renda para declarar, hoje tenho um CDB, poupança. Vcs podem me ajudar, será que terei problemas? ou pagar alguma multa por não ter declarado nenhum imposto até hj?

  13. Boa tarde,
    Parabéns pelo blogs!
    E obrigada por compartilhar o conhecimento.
    Gostaria de saber se devo declarar o CDB na parte de bens, mesmo se este estiver zerado no dia 31 de dezembro de 2016.
    Grata

  14. Olá

    Estou na dúvida …. o CDB/RDB foi feito pelo banco sem minha autorização … tenho que declarar mesmo assim ? No rendimento e no saldo ? Pelo menos agora pedi para retirar … pagar imposto sobre tão pouca renda é sacanagem

  15. Nunca declarei imposto de renda, pois com meu salário anual sempre fui considerado isento. No caso fiz uma aplicação no CDB no valor de 100R$ , preciso agora mesmo sendo isento realizar uma declaração de imposto de renda ?