Como declarar a Poupança no Imposto de Renda?

161
54595

Série Como Declarar Investimentos no Imposto de Renda | Poupança

Este artigo apresenta um resumo sobre a tributação da Poupança e um guia passo a passo de como incluí-la na Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

Tributação

Os rendimentos da poupança são isentos de Imposto de Renda.

Declaração anual da Poupança no Imposto de Renda

Tenha em mãos o Informe de Rendimentos enviado pela instituição na qual você tem conta corrente, ele contém todos os dados que serão necessários. Se ele não chegar pelo correio, normalmente fica disponível no Internet Banking.

I. Como declarar os ganhos (rendimentos) da Poupança?

O valor dos ganhos declarados corresponde à soma dos valores creditados como rendimento na conta poupança ao longo do ano. No programa IRPF:

  1. Entre na opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
  2. Clique no botão à direita de 08. Rendimentos de cadernetas de poupanças e letras hipotecárias
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis: Poupança, LCI, CRI
  3. Clique no botão Novo
    IRPF - Rendimentos: Novo
  4. No campo Especificação, digite uma descrição contendo o tipo de investimento (Poupança), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos
  5. No campo Valor, digite o valor dos ganhos (rendimento) na poupança exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 3 a 6 para incluir o rendimento de poupança em outras instituições, conforme a figura abaixo
    IRPF - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - Quadro Auxiliar
  8. Clique em OK

II. Como declarar o saldo investido na Poupança?

O saldo na conta poupança em 31/dez deve ser declarado na seção de Bens e Direitos. No programa IRPF:

  1. Entre na opção Bens e Direitos
    IRPF - Bens e Direitos
  2. Procure entre as opções existentes se existe alguma linha com a discriminação “Conta Poupança no Banco XYZ, CNPJ 99.999.999/0001-99”. Caso já exista essa linha, selecione essa linha, clique no botão Editar e pule para o passo 5 abaixo. Caso não exista, clique no botão Novo
    IRPF - Bens e Direitos - Detalhes da Poupança
  3. No campo Código, escolha a opção 41 – Caderneta de poupança
  4. No campo Discriminação, digite uma descrição contendo o tipo do investimento (Poupança), o nome e o CNPJ da instituição financeira conforme consta no Informe de Rendimentos
  5. No campo Situação em 31/12/2012, digite o valor do saldo na poupança exatamente como consta no Informe de Rendimentos
  6. Clique em OK
  7. Se necessário, repita o procedimento dos passos 2 a 6 para incluir o saldo na poupança em outras instituições
    IRPF - Bens e Direitos - Poupança

Você tem mais algum investimento? Veja o guia passo a passo para declarar outros investimentos no seu Imposto de Renda!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

161 COMMENTS

  1. Olá, Ulisses, suas respostas são muito esclarecedoras. Eu não havia declarado a minha poupança no ano passado e este ano iria apenas colocar o valor atual, aprendi que é necessário colocar o valor do ano anterior ainda que este não conste na declaração passada, pois é o consta na declaração de rendimentos do Banco. Entretanto fiquei com um dúvida, no meu extrato do Brasilprev VGBL veio um valor em “saldo atual da provisão tributável” mas na declaração de rendimento do banco o valor do PGBL sujeito a tributação exclusiva está zerado, o que eu devo fazer? Colocar o valor do extrato ou seguir o informe de rendimento e não declarar? Muito obrigado.

  2. Como declarar a Poupança no Imposto de Renda? Mas suponhamos que eu tenha investido apenas 50 reais na poupança, isso há dois anos atrás… Devo declarar a poupança no imposto de Renda? E se eu não fizer isso, o que pode acontecer?

  3. Poxa vida, parabéns, excelente explicação, eu estava exatamente com a dúvida explicada aqui sobre os valores dos rendimentos de mais de uma poupança, ou seja, onde inserir.

  4. Entrei em um tipo de marketing , BBOM empresa que trabalha no setor de produtos e serviços e tecnologias , comprei 4 contas cada uma no valor de 3 mil reais , cada uma me gera 800 reais ao més, no caso eu pagaria imposto ?já que a mesma me diz que o imposto é retido na fonte ou seja na empresa mesmo , queria saber se estou correto,obrigado pela atenção…

  5. Ola, gostaria de saber,minha mãe declara e td dinheiro do meu trabalho vai para a conta dela e depois é repassado para poupança dela. Ela precisa declarar?e onde eu trabalho o alvará esta no meu nome.e nunca declarei. Ocorre entrada de cheques apenas na conta da minha mãe, cheques de terceiros.ELa vende avon, demolis, natura e faz artesanatos, ela pode declarar que e através dessa mande obra?

  6. Oi Ulisses, minha filha tem 13 anos e tem uma caderneta de poupança com cerca de 54 mil reais porém , como não é citada como dependente no meu IRPF uma vez que faço o simplificado e também nunca fiz IRPF para ela por não ter rendimentos evidentemente. No entanto teve seu cpf suspenso em fevereiro e tive que fazer a regularização no site da Receita Federal que foi bem sucedida. Então, gostaria de saber o que devo fazer para evitar nova suspensão do cpf e se devo fazer algum tipo de declaração perante à Receita ?

  7. Olá.

    Ano passado (2013) foi minha primeira declaração de IRPF exercicio 2012. Nela, declarei apenas os rendimentos da poupança mas deixei o item bens e direitos em branco.

    Haverá algum problema se no IRPF deste ano de 2014 eu declarar a caderneta como bens e direitos, colocando que há saldo existente em 31/12/2012??

    Obrigado.

  8. Parabéns pelo espaço!! Por favor tenho uma dúvida, meu pai tinha um valor na poupança que ele declarou na declaração anterior assim que alcançou o limite minimo para declarar. mas ano passado ele transferiu para minha mãe abriu uma poupança para ela ,então tenho que declarar aonde no conjuge mas em que lugar? muito obrigada.

  9. Fico feliz em ter alguem tão competente para responder nossas dúvidas, e eu estou com algumas. Primeiro, gostaria de saber se coloco o valor total da poupança ou se coloco somente os rendimentos, e também, se o valor que recebo do auxilio doença, no IRPF do meu esposo. Essas dúvidas é mesmo de uma amadora, pois é a primeira vez que faço declaração. Obrigada desde já!

  10. Ulisses, em 2013, não tive nenhum tipo de rendimento.
    Tenho uma poupança mais o valor dos rendimentos fica abaixo dos 40.000,00 estipilado pela Receita Federal, por isso este ano estou isenta. Como faço a declaração de isento?

  11. Como declaro poupança de minha mulher com meu filho maior, que declara imposto.
    Os bens do casal são declarados em minha declaração.Minha mulher declara em separado.

  12. Tinha uma aplicação num fundo e apareceu zerado nos dois campos de 31/12, mas existia um rendimento. Se deixo zerado os dois campos dá uma pendência que posso declarar assim mesmo. Declarei o rendimento em tributação exclusiva. Como faço para vir sem a pedencia?

  13. Ulisse boa noite .
    Na data de 31/12/2012 até 31/12/2013.
    Eu tinha 3 contas poupaça, cada uma com um valor x
    E peguei o valor das três contas e coloquei numa só conta
    Poupaça e ficou nu saldo de 36,000,00
    Eu nunca declarei imposto de reda pq sou inseto do valor
    Eu preciso declara minha conta poupaça .

  14. Ola,Ulisses. em 2012 minha mulher depositou gradualmente em minha poupança 120 mil ,mas nao declarei como faço?retifico?nao somos casados no papel…ela tem como justificar a origem