Qual programa utilizar para fazer o controle de minhas finanças?

172
37061

Outro dia me perguntaram como faço para controlar as minhas finanças pessoais. Adorei a pergunta, pois significa que a pessoa começou a se organizar financeiramente! Para isto, basta utilizar uma planilha, um programa ou um serviço online, e essa é uma escolha bastante pessoal.

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

Como experiência, recomendo utilizar algum programa pronto. Não vamos reinventar a roda, principalmente para quem não possui conhecimentos avançados de Excel. Essa necessidade não surgiu ontem e existem soluções bastante adequadas para cada perfil. Hoje eu utilizo o Quicken, que talvez não seja a melhor opção para todos, pois é em inglês e pago, mas é um dos programas mais antigos e completos do mercado. Atualmente existem diversas opções gratuitas e em português, que podem ser online (ou seja, não requerem instalação, apenas um login online, e ficam disponíveis de qualquer lugar) ou com instalação no computador.

Para começar vou falar do Mint que é o benchmark, ou seja, o melhor programa para controle financeiro existente em minha opinião. Ele é fácil de usar, intuitivo, online, gratuito, tem aplicativo pra smartphone e o principal: possui uma integração fantástica com os bancos e extratos, de forma que praticamente tudo é automatizado. Infelizmente funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas quem sabe um dia o teremos no Brasil.

O sistema bancário brasileiro ainda não permite 100% de integração online com esse tipo de programa. O que temos são exportações de extratos do seu internet banking para um arquivo, que podem ser importadas para o programa e depois classificadas manualmente. Não é um bicho de sete cabeças e nem muito trabalhoso, mas está longe de ser automático.

Programas testados

Como este artigo é voltado para o brasileiro que nunca utilizou um programa de controle financeiro na vida, focarei em opções simples e nacionais. Os atributos que avaliarei serão: tipo (online ou instalado), preço, interface, facilidade no uso e a função de importação de extratos do banco.

Manubia – Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita, porém não consegui realizar a importação do extrato. Talvez o leitor tenha mais sorte.

gBolso – Online e gratuito. Sua interface é bem simples, mas já está um pouco antiquada. Importação de extratos também não funcionou comigo.

Spesa – Online, gratuito, com boa interface. Não possui atualização há alguns anos, uma pena.

Organizze – Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou perfeitamente.

Moneytrackin – Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.

Sr. Dinheiro – Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.

Microsoft Money – Instalação. Um dos melhores programas pagos já desenvolvidos. Possui uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999 por não ser rentável em nosso mercado (pessoas físicas não gostam de pagar por programas). A versão mais atual (MS Money Plus Sunset) está disponível apenas em inglês e é gratuita.

JFinanças – Instalação. Ótima interface, totalmente em português. É pago, mas possui uma versão de testes 100% funcional. Importação de dados funcionou perfeitamente.

FinanceDesktop – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou perfeitamente.

Hábil Pessoal – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Com uma função especial de controle de gastos com carros.

Um ponto que considero chave é avaliar se:

1 – Você gostou da interface e entendeu como funciona, afinal é você que vai utilizá-lo

2 – Se o programa atende as suas necessidades (é fácil de importar os dados do seu banco/cartão de crédito, se lida adequadamente com os seus investimentos, etc)

Na dúvida, gaste algum tempo testando o produto, antes de começar a utilizar para valer. Se você leu até aqui, parabéns, você está no caminho certo. Lembre-se que o dinheiro é carente: se você não cuidar dele, ele migrará para a carteira de quem o faz!

Se você utiliza outro programa ou tem uma opinião diferente da minha, deixe seu comentário!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

LEAVE A REPLY

172 COMMENTS

  1. Olá Vitor,
    Concentro o máximo possível meus gastos em 2 cartões de crédito com datas de vencimento distintos ao longo do mês (objetivo de juntar milhas e alinhar fluxo de caixa com meus vencimentos).
    Existe algum software que importe a fatura do site do banco e simplifique os muitos lançamentos de cada fatura assim como uma importação de extrato bancário?
    Gostaria de investir o menor tempo possível para ter que fazer a reconciliação dos cartões de crédito.
    Agradeço a recomendação do melhor software para esse problema.
    grato e abs,

    • Olá Kazuo!
      O que você faz é perfeito, pois facilita muito na hora de lançar os gastos pois estão todos concentrados em seus cartões!
      Na descrição de cada programa acima eu citei a parte de “importação de extratos” se funcionou ou não. Neste caso eu testei com a exportação de lançamentos do Bradesco, mas não tenho certeza se o funcionamento é 100% em outros. Qual é o seu banco?
      A partir daí cabe você decidir se quer um programa online ou instalado em seu computador.
      Abs!

    • Everton,
      Desculpe-me por demorar em responder!
      Não tenho mais Iphone (infelizmente fui roubado) mas vou dar um jeito de testar este programa e incluir em um próximo artigo!
      Muito obrigado pela dica!
      Abs

  2. Prezados

    Criei o blog chamado NovosCFP (Novos Controles de Financeiro Pessoal).

    link: http://novoscfp.wordpress.com

    Atualmente devido a globalização do mercado de ofertas e as “tentações” nas compras no dia a dia mais e mais pessoas tendem a criar o seu controle financeiro pessoal.

    As alternativas de site especializado para ajudar neste controle nos últimos tempos tem aumentado muito. São diversas as opções e serviços oferecidos.

    O NovosCFP foi criado justamente para informar quais são estes sites, suas novidades e suas propostas.

    A ideia é criar uma comunidade de troca de informações, experiências adquiridas e compartilhar inovações que possam ajudar no desenvolvimento destes sites.

    O NovosCFP desde já agradece sua colaboração.

    • Tássio,
      Com certeza faltaram vários!
      Estou preparando outro artigo ou uma grande atualização deste com diversos outros nomes que “descobri” ou que foram citados nos comentários.
      Muito obrigado!
      Abs!

  3. Testei alguns sugeridos aqui mas vi que a maioria foca mais em gerenciamento de custos e receitas. Qual seria um indicado para controle dos investimentos e gerenciamento de portifólio ? Um que calculasse rendimentos levanto em conta aportes (sistema de cotas) ?

    • Major,
      Excelente pergunta. Eu estou preparando outro artigo com mais programas e alguns mais completos com relação a investimentos.
      Por enquanto não encontrei uma boa solução online, por isso recomendo 2 produtos que atendem a sua demanda: Microsoft Money Plus Sunset (gratuito) e o Quicken (pago). Eles gerenciam investimentos em cotas perfeitamente.
      Abs!

  4. Olá Vitor,
    Parabéns pelo Post. O assunto Finanças Pessoas precisa de mais e mais pessoas como você ajudando a difundir a importância do acompanhamento financeiro pessoal. Sou um dos sócios do Manubia e vi que teve dificuldades ao importar o arquivo. Poderia nos dizer o formato e o banco que tentou fazer a importação. Muito obrigado por ter incluído nosso site em sua pesquisa.
    Abraços,
    Felipe

  5. Ola, ja teste varios programas, mas não adaptei realmente a nenhum ate hoje. Existe algum no mercado hoje, realmente completo, que tenha interface para android e pc? E de preferencia gratuito? Testei alguns muito bons, mas realmente fica complicado quando temos um programa completo para celular, mas que nao tenha interface para avaliarmos as finanças no desktop.

  6. Estou procurando desesperadamente um programa que use interface para PC e Android, vi que esse Mint faz, mas existe algum outro programa que rode os 2?

    Hj para a empresa eu utilizo o jFinanças, mas gostaria muito de um programa que sirva para os 2.

    Programa para Mac que eu pesquisei é o PocketMoney que tem integração boa com o iPhone, mas para o Android é uma porcaria.

  7. Olá Vitor,

    gostei muito da sua iniciativa e dos comentários. Você poderia incluir na sua avaliação o jFinanças Pessoal 2012 da Cenize? Uso na empresa um programa deles e não tenho dificuldades, gostaria da sua opinião sobre o programa para uso pessoal.

    Grata,

    Alessandra

    • Estou usando o JFinanças Pessoal 2012. Achei o programa fácil de usar, bem prático e de interface agradável. O ponto negativo foi o valor pago pelo programa (R$ 98,00). Por outro lado, a licença é definitiva e as atualizações da versão comprada são garantidas pelo prazo de 1 ano. Tem-se ainda a vantagem de 50% de desconto para aquisição de nova versão a ser lançada em 2013. Obviamente que existem alguns bugs que serão corrigidos por atualizações futuras, mas de um modo geral o programa é bom e, principalmente, confere certa segurança, pois é de instalação no PC e dispensa qualquer tipo de transmissão de dados online (o que era uma das minhas maiores preocupações). Minha nota geral para o programa é 8,0.

  8. Somente hoje encontrei o site, gostei dos comentarios, ja usei o Ms Money mas parei porque disseram que iria ser descontinuado. Migrei ou melhor iniciei o Habil mas estou arrependido. O programa é muito complexo e nao aproveitei minha base de dados. Eles usam conceito contabil de partidas dobradas, aí é que me confundiu mais. A assistencia nao é das melhores. Hoje estou realmente perdido, lanço todas as despesas diarias no celular, nas atividades, viajo muito e as vezes nao tenho internet, preciso de um programa que me de condiçoes de controlar a conta bancaria e os 2 centros de custos que possuo, (Fazenda e SENAR).
    Obrigado

  9. Ótimo post. Eu utilizo o Jfinanças Pessoal, comprei depois de meses utilizando o Jfinanças Zero, quando precisei cadastrar mais de 3 contas, pra quem é acostumado com o office do 2007 em diante, a interface é bem parecida. Só não recomendo para investimentos, pois só pode cadastrar contas tipo dinheiro, carteira, poupança, corrente, cartão de crédito. Fora isso eu to achando ótimo! Os programas online não recomendo, esses tipos de dados eu não coloco na nuvem. Vou começar a testar o quicken. Alguém conhece um serviço ou programa que ajuda na contabilidade de uma micro empresa, tipo um contador virtual? Meu faturamento ainda é muito baixo para pagar um salário mínimo a um contador pra pouca coisa agora no início, sou uma empresa de desenvolvimento web sozinho.

    • Gustavo,
      Realmente é uma opção de cada um colocar ou não dados na nuvem, em minha opinião pessoal eu acho que não há problemas.
      Sobre programas para contabilidade, eu não conheço versão gratuitas boas, apenas pagas. Se estiver interessado em um programa pago me avise que eu indico o utilizado em minha empresa.
      Abs!

  10. Em uma pesquisa que fiz na rede por Sistemas Financeiros online para empresas encontrei esse blog, e pude reparar que a maioria, se não todos, os sistemas listados acima são pessoais. então, para agregar informação, gostaria de citar o PWS (pyme web system), que apesar de ser um sistema mais corporativo, é de longe o melhor sistema de gestão financeira que pude ter o prazer de usar. A interface do PWS (pyme web system) é intuitiva e repleta de gráficos dinâmicos que facilitam a tomada de decisão além de permitir a entrada dos mais variáveis tipos de dados, enfim, o mais completo sistema de gestão financeira que já vi. Então a todos os colegas aqui presentes fica a dica; PWS (pyme web system) dê uma olhada na página do sistema http://www.pyme.com.br/pws.php.

    Att. Gustavo Border

  11. Olá,

    para finanças pessoais eu tentei alguns para Android e até o do próprio BB. Mas eu paro de usar sempre pelo tempo que me toma estar sempre atualizando as entradas e saídas de dinheiro.
    Para investimentos na Bolsa eu utilizo http://www.zimma.com.br/invest , o controle de carteira é muito bom.

    abraço

  12. Uso o Quicken há muitos anos. Creio que desde 2000. Inicialmente era uma versão latina muito boa, inclusive com uso de multimoedas. Pararam atualizações e passei para uma versão em inglês, que não importou bem as contas em outras moedas e também a conta Investimentos. Agora estou mudando meu notebook para Mac e busco uma opção completa e que importe os dados (historico) do Quicken. Não estou convencido do Quicken Essentials ainda, em face aos comentarios negativos que vi na Loja virtual. Me recomendaram o IBank, mas ainda não testei e só irei faze-lo se ele importar os lançamentos do Quicken. Afinal são muitos anos de histórico. O que sugerem? Alguém teve situação semelhante? (Hah, como faço lançamentos quase diários não vejo importante importar lançamentos de Extratos e Cartões. Para mim só servem para Conciliar uma vez por mes). Abraços a todos.

  13. Galera, procuro um APP de controle financeiro, para que eu e minha esposa possamos sincronizar e atualizar utilizando 2 celulares android, ou seja, os 2 podem inserir e atualizar dados e sincronizar. Conto com ajuda de voces.. vlw