Preciso ser um economista para ter sucesso nos investimentos?

3
6999
Economia e Investimentos

Para abrir a seção de Economia, um título provocativo. É preciso ser um economista para ter sucesso nos investimentos? E sem titubear, começo com a resposta: NÃO, mas um pouco de conhecimento sobre economia pode ajudar muito.

Não se assuste! Viajamos de carro ou avião mesmo sem saber as equações e princípios que regem o comportamento de cada parte. Pegamos resfriados e melhoramos mesmo sem saber os nomes científicos dos remédios ou dos agentes patológicos.

Todos já sabem um pouco de economia naturalmente, e não são necessários conhecimentos aprofundados para saber o que fazer com seus investimentos. No entanto, vamos refinar um pouco desse conhecimento econômico e numerar o que realmente é importante. Vamos deixar os nomes, “sopas de letrinhas” e análises complicadas para os engenheiros, médicos ou economistas e utilizar apenas os grandes resultados dessas ciências.

Quando falamos de investimentos, acompanhar superficialmente o que ocorre no campo econômico é obrigatório. É importante saber se a economia de um país está crescendo, se a inflação está sob controle e o que está acontecendo de relevante no resto do mundo. Isso é o suficiente para saber quais investimentos são mais interessantes no contexto atual.

Para saber se o nosso país está crescendo é fácil. Sentimos no ar, vendo os negócios em geral prosperar, ausência de desemprego, etc. A medida técnica para isso é acompanhar o crescimento do PIB. Com o PIB crescendo, o dinheiro circula na economia e todo o país ganha. É por isso que todos os governos perseguem esse objetivo.

Intuitivamente também acompanhamos a inflação. Os preços de tudo vivem subindo, mas aos poucos. Isso é completamente normal, é sinal de uma economia saudável. A medida técnica da inflação são os índices de preços (IGP-M, IPCA, etc). Inflação muito alta como tivemos no passado prejudica a todos, e hoje em dia os governos a combatem duramente.

Finalmente, temos os eventos que acontecem no mundo todo. Sabemos que as mídias são extremamente sensacionalistas e, portanto, tome cuidado a tirar conclusões econômicas dessas notícias, tenha muito discernimento e parcimônia. Tampouco se baseie em movimentos de bolsas e outros mercados no curto prazo para tomar decisões importantes e repentinas.

Esses e outros conceitos serão abordados oportunamente nesta seção. Mostraremos como eles se relacionam entre si e, principalmente, como isto impacta as suas finanças pessoais e os seus investimentos. Algumas siglas e nomes são inevitáveis, mas focaremos nos principais conceitos e como aplicá-los no seu dia a dia.

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

3 COMMENTS

  1. excelente a ênfase em prestar atenção NAQUILO QUE IMPORTA. com tanta informação ao mesmo tempo, às vezes nos perdemos no meio de tantos índices e notícias, sem saber em qual deles basear as decisões.

    • Excesso de informação não necessariamente leva a decisões melhores (e há linhas e pesquisas que dizem inclusive que levam a resultados PIORES! – acho que esse é um bom tema pra um post). Em geral, os mais velhos e experientes conseguem justamente separar a essência do que é mero ruído (ainda que alguma vezes, com uma perfumaria que faça a informação PARECER relevante).
      Abs

      • Por isso realizo todas as minhas operações no mercado com o acompanhamento do especialista de investimentos, seja ela de longo prazo ou curto prazo (Day Trade).