Por que você deve abrir uma conta digital agora

98
59709
Agência

Antes eu acreditava que as contas digitais eram apenas uma forma de não pagar TEDs e DOCs, mas hoje eu percebo que é muito mais do que isso! Neste artigo vou mostrar porque apoio tanto essa prática.

O que é a conta digital

A conta digital é uma modalidade de conta corrente disponibilizada pelos bancos que isenta os consumidores de pagarem taxas para transações efetuadas sem nenhum atendimento pessoal (internet e caixas eletrônicos), mas passam a cobrar toda e qualquer operação que exija a presença de um gerente, caixa ou atendente de telefone.

Antes de tudo, vale lembrar como são as agências bancárias nos Estados Unidos e outros mercados mais maduros. Nestes países as agências bancárias tradicionais (branchs) estão cada vez mais sendo substituídas por “mini-branchs”, que são nada mais que os caixas eletrônicos (ATMs) que conhecemos por aqui. O gerente não é uma fonte de informações sobre investimentos, ou sobre o que fazer com o seu dinheiro: eles são consultados apenas na abertura de conta e quando é necessário um empréstimo ou outros tipos de serviços bancários. Não é à toa que as agências remanescentes ficam ainda mais vazias.

Quais as vantagens da conta digital

Bom, vamos ao que interessa. Para nós da Geração Y ou Geração da Internet que somos práticos, rápidos e sedentos por novidades, quais são os motivos e vantagens para abrir esta conta:

  • Segurança. Mesmo os mais conservadores e medrosos de tecnologias tem que concordar que os esforços de segurança (ex.: verificações por tokens e celulares) são cada vez melhores. É muito mais seguro fazer uma transação online do que ir até o caixa eletrônico. E tem outra, o banco cobre qualquer prejuízo que você venha a ter no caso de falha de segurança virtual.
  • Conveniência. Não é desagradável dizer “não” a alguém? Até para o pedinte no farol nós nos sentimos mal ao não dar esmola. Com a conta digital nós evitamos este assédio freqüente do gerente, que insiste em nos oferecer produtos que não queremos, utilizando a psicologia e o relacionamento para nos convencer.
  • Greves. Tenho certeza que todos sofreram com as greves dos últimos meses! Tivemos a greve dos bancários (agências fechadas) somada à greve dos correios (não recebimento de contas).
Greve dos bancários
  • Controle. Aumente seu controle de suas finanças, centralizando todas as suas movimentações através da internet. É só exportar o extrato e o controle “está pronto”.
  • Tempo e Praticidade. Este item dispensa explicações, afinal não há nada mais prático e rápido do que a internet.
  • Taxas. Conforme explicado neste artigo, nesta modalidade os serviços que eu mais utilizo não são cobrados, e os serviços que eu nunca uso são cobrados apenas em caso de utilização. Desta maneira fica muito mais vantajoso utilizar estratégias de investimento que envolvem aplicações mais frequentes.
  • Incentivo à Competição. Se cada vez mais as pessoas passarem a utilizar este serviço, tenho certeza que maiores benefícios serão agregados como forma de competição entre os bancos.

Abra a conta digital AGORA!

Você tem uma conta em um banco que possui a modalidade de conta digital? Se você concorda com meus argumentos, transforme sua conta em digital, você não tem nada a perder.

Você possui conta em um banco que não possui conta digital? Abra uma conta em um banco que tenha, você também não tem nada a perder.

Que tal visitarmos o gerente só no momento em que precisarmos dele?

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Bônus: O pessoal do blog Criando Futuro fez um comparativo interessante entre as contas digitais disponíveis hoje no mercado. Vale a pena dar uma conferida: https://criandofuturo.com/contas-digitais-guia-completo-de-todos-os-bancos/

LEAVE A REPLY

98 COMMENTS

  1. Tenho uma conta digital no BB e uma iConta no Itaú. Foi muito difícil abrir as duas contas.
    No BB eu mudei a minha conta Universitária para conta digital em 2011. Na ocasião o gerente do banco desconhecia o produto! Eu gentilmente pedi que ele entrasse no site do BB e fui guiando os cliques dele até chegar na página que mostra a propaganda do tal pacote conta digital. Então ele foi conversar com o superior dele. Voltou e ficou quebrando a cabeça um tempão até conseguir.
    No Itaú a experiência também foi inusitada. Abri minha conta em março de 2012. Agora não sou mais universitário; sou funcionário público e teria que abrir uma conta no Itaú. Solicitei a abertura de uma iconta. Mas a gerente disse que não era possível. Eu discordei e disse que aquilo era um absurdo, mas ela não queria deixar de jeito nenhum e me queria me empurrar um pacote especial que todos funcionários usam (um pacote muito ruim, por sinal). No final já estava quase desistindo e disse que não estava nada satisfeito, então ela fez o que eu queria.

    Voltando ao BB.
    Eu solicitei a transferência da minha conta digital da agência antiga para a agência da nova cidade. Adivinhem? O meu pacote conta digital de repente se tornou outro qualquer…
    Percebi quando eu fiz um DOC e veio cobrança de tarifa!
    Liguei para o SAC do BB e fiz uma reclamação solicitando voltar ao pacote conta digital e ressarcimento da tarifa. Consegui! Como os bancos são atrapalhados…

    Vantagens do BB pacote digital, para mim.
    – Gosto da funcionalidade de resgate automático de aplicação financeira (ao invés de entrar no cheque especial).
    – Maior disponibilidade de caixas eletrônicos no Brasil.

    Vantagens da iconta Itaú.
    – SMS no meu celular para qualquer movimentação, sem cobrança.
    – Usa Token (me sinto mais seguro)

    Por enquanto vou ficar com as duas contas. Mas se tivesse que decidir por uma das duas ainda não sei qual seria a melhor opção.

  2. Acabei de chegar do Banco do Brasil. Fui lá duas vezes! Cheguei falando que queria abrir uma Conta Digital. A atendente não conseguiu, abriu uma conta comum e pediu que eu voltasse lá hoje para converter a conta em Digital. Deu certo!!! Aproveitei também para vincular meus cartões Petrobrás e Saraiva à conta. Deu certo tambem!!! Pedi pra aumentar meu limite. Deu certo tambem! Agora, tenho uma conta sem tarifa, cartões sem anuidades e um bom limite! *** pacote perfeito! ^^

  3. Tenho dúvidas em relação a conta Digital do BB. Sei que quando se abre uma conta corrente, automaticamente já se tem uma poupança, é verdade? – Isso vale também com a Conta Digital?

  4. Com a conta digital posso manter o cartao de credito Ourocard Internacional? Posso fazer saques no exterior? Caso possa, a tarifa eh diferente da conta normal? Obrigada

  5. Olá Vitor, estou pensando seriamente em transformar minha conta em conta digital (BB). Gostaria de saber sobre compras do dia-a-dia, mercado, lojas, etc. É possível utilizar o cartão, e se tem cartão pagamos mais por ele? Abraços.

  6. Possuo uma iConta e outra conta pacote econômico no BB (R$11,90), solicitei a alteração para a Digital e a atendente realizou, porém, ao virar o mês, fiz meus TEDs e me deparei com a cobrança das taxas de utilização dos mesmos. Fiz uma reclamação na ouvidoria e me informaram que não há como migrar para conta digital com o meu perfil, que o sistema não habilita. Para não me incomodar mais com eles, pois uso essa conta apenas para receber meu salário porque sou obrigado pela empresa, vou passar minha conta para serviços essenciais e solicitar via requerimento, do artigo 2º da Resolução 3.402 do Conselho Monetário Nacional, transferência automática do meu salário sem custo para minha iConta. É o jeito, já que eles estão tentando complicar a minha vida. Apenas pago contas via internet e débito automático, guardo meu dinheiro na poupança e alguma vezes uso o caixa eletrônico para realizar saques, creio que a iConta se encaixa perfeitamente comigo, uma vez que já tenho a 2 anos e nunca fui tarifado.
    Abraço e obrigado pelas dicas!!!

  7. Boa noite!
    Eu pesquisei sobre a iConta Itaú e consegui todas as informações, menos o valor da tarifa que seria cobrada se precisarmos falar com o gerente. Sei o valor para ir ao Caixa (tem na tabela que baixei no site do Itaú), mas o valor para acesso ao gerente não consegui achar em lugar nenhum. Alguém sabe?

  8. No Banco do Brasil, tem jeito de ter uma conta normal e uma digital? Pergunto porque no Itaú não tem e não queria ficar sem a conta normal e seria bom se centralizasse tudo num banco só para evitar gastar com transferências de banco para banco.

  9. Boa noite, Vitor e pessoal do blog.

    Também tenho encontrado dificuldades no BB com relação à abertura da conta digital, vou ao Itaú semana que vem para abrir a iConta (é só fazer o pré-cadastro pela internet já escolhendo a agência, eles avaliam o perfil do cliente e mandam resposta em 24h).

    Minha dúvida é a seguinte: A iConta disponibiliza uma poupança e acesso aos investimentos padrão do banco (CDB, LCI/LCA, fundos DI, etc.) ?
    Caso positivo, eu migrarei praticamente tudo pra ela, pois gosto da idéia de ter a poupança para liquidez imediata sem pagar IR (meu sonho é uma LCI com liquidez diária e vencimento longo) para aquela grana que você não sabe se vai precisar gastar, e tampouco quer deixar na corretora.

    Um abraço e obrigado pelo ótimo blog!

  10. oi Vitor.
    estou me informando sobre mudar minha conta do itau para uma iconta, conforme vc sugere aqui. mas ainda me resta uma duvida, veja se pode me esclarescer, por favor. faço, mesalmente, transferencias da minha conta no Brasil para outra conta em meu nome na espanha, atraves do site do itau. normalmente nao preciso falar com ninguem do banco, é tudo feito via site, mas uma vez ou outra dá algum erro e tenho q falar com o telefone do cambio. nao sei se perderia esse atendimento caso migrasse pra iconta. e a gerente do itau, claro, nao é muito disponivel quando o tema é esse, nao ajuda em nada pra eu me decidir mudar pra conta digital. te agradeço a atencao,

  11. Bom dia, pedi ao meu gerente para migrar a minha conta comum para a conta digital, Ele passou meu cartão da máquina, mandou eu digitar minha senha e disse que a conta tinha sido migrada. não durou 3 minutos. Como posso confirmar se minha conta se tornou digital?

  12. Vitor, boa noite!
    Fiquei intrigado com o seu artigo pois ele me interessou e muito – li todos os comentários e estou vendo que a contradição nos comentarios ou com o meu banco Itau

    – liguei no SAC do Itau e informa que a Iconta Itau nao tem a taxa mensal (de manutenção) mas consultando a tabela ela tem tarifação de R$ 8,50 por transação (TED / DOC) via Bank Line e cx eletronico ou com nosso gerente 15,00

    – pessoalmente indo até a Agência Itau fui informado (apos consultarem “os universitários”) que existe uma tabela do Iconta Itau disponível no site ITAU contemplando as tarifações desse pacote e realmente é tarifado DOC / TED (verificar link abaixo)

    https://www.itau.com.br/_arquivosestaticos/Itau/PDF/tar-itau-iconta.pdf

    Ou seja, o produto que muitos daqui adquiriram realmente foi o Iconta Itau ou o nome do produto é outro?

    Alguem pode me ajudar?

    Abraços,

    • nesta tabela vc terá a coluna de valores e a ultima à esquerda é a coluna da iconta, com o produto incluido ou não.Teds e docs estão incluidos e ilimitados.

    • Jonas, fique tranquilo que não há tarifas para DOC/TED na iConta.
      Na coluna de “Quantidades mensais” o que for “não incluído” será cobrado o valor individual daquele serviço, porém, perceba que “Transferência por meio de DOC/TED (via canais eletrônicos)” são ILIMITADAS.

  13. Vamos por partes.!
    Migrei para o Iconta ( ITAU ) a cerca de um ano.
    É ótimo, porém muitas coisas que você vai fazer pelo site ou pelo canal de atendimento pedem que você entre em contato com o seu gerente, ai começa a dor de cabeça e o empurra empurra. Ai vamos até a agência esperamos cerca de 35 minutos até ser chamado ( senha ) você senta e o seu gerente diz. Não tenho acesso a sua conta. Você precisa ligar nos canais de atendimento X. Ai você faz isso e os atendentes novamente mandam você voltar na agência que isso só pode ser feito pelo Gerente.!
    A Iconta é muito bom até você precisar de algo. A partir dai começam as dores de cabeça.Resumo. O gerente não consegue se quer tirar uma duvida da conta JUSTAMENTE ALEGANDO QUE NÃO TEM ACESSO A SUA CONTA.

    No fim se você quer fazer um financiamento por ex, empréstimo etc. Se obrigará a a fazer o pacote mensal do Banco. Antes eu pagava R$ 32,00 manutenção de conta. A gerente me disse da ultima vez que estive no banco que conseguiria me fazer um pacote de R$ 26,00.

    Pedi um novo cartão Iconta com Bandeira Visa pelos canais de atendimento, me mandaram falar com a gerente, pois isso só poderia ser feito diretamente lá.

    De um lado é bom do outro é ruim.
    Como tudo no Brasil

  14. Olá Vitor

    Possuo uma conta na Caixa e pago financiamento de casa neste conta mais as tarifas, posso transforma em conta digital mesmo com esse empréstimo para isentar as tarifas?

    Assim estou começando a pagar tudo pela internet ou meios eletrônicos, mas de vez em quando preciso de dinheiro em especie poderia transferir para uma poupança do mesmo banco ou de outro caso o TED ou DOC no entendimento são gratuitos e retirar ?

    agradeço
    Thiago

  15. Bom dia!
    E quanto ao “NUBANK”, uma startup Mundial, recém implantada no Brasil, com serviços bancários apenas online, que se diz com juros zero, inclusive anuidade zero!
    É realmente uma boa opção frente aos bancos tradicionais ou não?

    • Olá Macedo, criei meu cartão NUBANK e já testei. Funciona perfeitamente. A bandeira é Mastercard. Em breve cancelarei meu cartão de crédito Itaú que todo ano preciso suplicar para cancelarem minha anuidade e é uma dor de cabeça ficar nas mãos desses gerentes treinados para venderem pacotes mais caros e baterem suas metas mensais.