Não desista: aprenda, planeje e siga em frente!

9
9248
Não aceite ficar preso!

Você acha que não pode mudar a sua condição financeira? Você acha que seu sucesso depende muito mais da sorte do que de sua competência e disciplina? Você se acha impotente frente a tanta corrupção e imposto?

Todas estas conclusões o levam a se acomodar, e a não tentar mudar e melhorar. Será que não há mesmo o que fazer, ou você foi condicionado a acreditar nisto?

Em 1965, um psicólogo especializado no tratamento de depressão chamado Martin Seligman fez um experimento curioso (para não falar sádico). A experiência consistia em aplicar choques em cachorros presos por coleiras. Ao repetir este experimento diversas vezes, ele condicionou-os a aceitarem o choque. Os cachorros simplesmente fechavam os olhos ao tomar choque, ao invés de tentar se soltar desesperadamente da coleira, como nas primeiras vezes.

O interessante mesmo aconteceu na segunda etapa. Os mesmos cachorros foram colocados em outro ambiente, no qual era possível escapar. Ao levar o choque, 2/3 dos cachorros não tentavam fugir, eles simplesmente aceitavam e sofriam. Desta maneira Martin provou sua teoria da “impotência adquirida” (learned helplessness)

Muitas pessoas que tiveram alguma experiência negativa, de derrota ou perda de controle, acabam adquirindo um trauma e agindo como os cachorros do exemplo. Estas pessoas “aprendem” que nada podem fazer para mudar a situação, e quando uma oportunidade aparece, deixam de aproveitá-la. Este comportamento, levado ao limite, leva à depressão ou ao conservadorismo exagerado, quando o sentimento de futilidade em seus atos acaba contaminando suas decisões e ambições.

Você acha que está longe disso? Vamos fazer um teste rápido: você é politizado, sabe o nome de todos os ministros e vota conscientemente? Se você foge de discussões políticas, apenas reclama dos políticos, generaliza tudo e nem se importa se for viajar na eleição e justificar seu voto, lembre-se que pode ter sido influenciado pela impotência adquirida. Afinal, de que adianta votar, se nada mudará?

E qual a relação com investimentos?

Com finanças é a mesma coisa.

Amigos meus me falaram que não adianta nada diminuir seus pequenos gastos, controlar suas finanças e investir valores pequenos, que a única maneira de ficar rico é ganhar mais. Ledo engano. Já provamos nos artigos citados que é possível enriquecer com investimentos baixos, o importante é começar.

E pessoas que possuem algum trauma de investimentos? Ou que perderam dinheiro com ações e nunca mais querem ouvir falar disso na vida?

Experiências negativas repetidas (em investimentos ou não) não necessariamente indicam que você é incapaz, e muito menos que as coisas serão sempre desta maneira.

Utilize estas experiências como aprendizado: não aceite “dicas” da ação que “vai bombar”, nem ache que o retorno virá rapidamente. Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta, lembre-se que a diversificação é importante. Faça um planejamento, tenha disciplina e foque no longo prazo. Nunca se esqueça que não existe o famoso “almoço grátis”: é impossível obter algum retorno sem trabalho ou sem risco. Desconfie de qualquer coisa que contrarie este princípio.

Lembra dos artigos de por que você não rico? Estabeleça metas concretas e ambiciosas, e se esforce para atingi-las. Trabalhe mais, arrisque mais, tente mais, faça mais, invista mais. Não invista apenas em ativos, invista também em conhecimento. Lembre-se que tudo é possível, desde que haja planejamento, controle, consciência e conhecimento do que se está fazendo.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

9 COMMENTS

  1. Vitor,
    Fantástico post. Parabéns!

    Vou levar o exemplo da experiência de Martin para melhor ilustrar algumas aulas minhas. Gostei bastante.

    abraço!

  2. Show estas dicas, mas assim, acho que vocês deveriam também falar um pouco sobre o consórcio, pois é uma forma de autofinanciamento muito barata que serve para investir, adquirir e ate como uma forma barata de seguro de vida. A 3 anos me apaixonei, cirei meu site http://www.zeloinvestimentos.com.br e fiz varios videos no youtube explicando sobre e se voces quiserem trocar ideias sobre este assunto estou a disposicao. sucesso amigos