Melhor maneira de efetuar gastos no exterior

19
8733
Moedas do Mundo Todo

Hoje em dia sai muitas vezes mais barato viajar para o exterior do que para o nordeste do Brasil. Este fato é refletido nos crescentes gastos dos brasileiros lá fora, que em 2010, por exemplo, atingiram a marca recorde de R$ 27,25 bilhões. Diante deste cenário uma dúvida aparece: Qual é a forma mais vantajosa de fazer compras e de levar dinheiro para o exterior?

Em outro artigo foi citado o aumento da alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para gastos no exterior, anunciada em 28 de março de 2011. Este aumento para 6,38% é exclusivo para cartões de crédito, sendo que as outras modalidades continuam com cobrança de 0,38%.

Temos as seguintes opções para compras no exterior:

  • Cartão de crédito – IOF: 6,38%. Pagamento: Vencimento da Fatura. Prós/Contras: Praticidade, milhagens, prazo de pagamento, taxa de câmbio mais próxima ao dólar comercial. O saque no cartão de crédito é considerado um empréstimo e por isso é cobrado uma taxa de crédito com juros no período entre a data do saque e vencimento da fatura. A taxa de câmbio varia muito dependendo do banco e bandeira do cartão.
  • Cartão de débito – IOF: 6,38%. Pagamento: No ato da compra. Prós/Contras: Não é aceito em todos os lugares. Comparando com o cartão de crédito, permite realizar saques sem cobrança de taxa de crédito pois o valor é debitado da conta corrente no ato do saque. Taxa de câmbio varia muito dependendo do banco e bandeira do cartão, e muitas vezes é diferente da cobrada no cartão de crédito.
  • Dinheiro em espécie – IOF: 1,1%. Pagamento: Antecipado. Prós/Contras: Risco de roubo ou perda, taxa de conversão desfavorável. Dificuldade de compra de algumas moedas, ou de aceitação do Real no exterior. Dependência do horário de funcionamento de casas de câmbio.
  • Traveler’s checks – IOF: 6,38%. Pagamento: Antecipado. Prós/Contras: Seguro, porém pouco prático, pois é aceito em poucos estabelecimentos. Recomendado para viagens de longa duração. Taxa de câmbio desfavorável.
  • Cartão pré-pago (Ex.: Visa Travel Money) – IOF: 6,38%. Pagamento: Antecipado. Prós/Contras: Muito prático, substituiu os traveller’s checks. Deve-se atentar à taxa de câmbio cobrada pois ela normalmente é desfavorável em relação à taxa dos cartões de crédito e débito.

Qual a melhor opção?

Para decidir a melhor opção é preciso pensar em 3 aspectos: segurança, praticidade e conversão/taxas.

Em termos de segurança, conforme discutido no artigo “Dinheiro de plástico: prós e contras”, os cartões se apresentam como uma alternativa mais segura, porém recomenda-se sempre levar pelo menos uma quantia pequena de dinheiro em espécie para emergências.

O cartão pré-pago é o mais prático, pois é aceito em qualquer estabelecimento com a bandeira Visa, e pode efetuar saques em qualquer máquina da rede Plus.

Os cartões de crédito e débito também são práticos, porém a compatibilidade com máquinas no exterior não é 100% garantida.

Pensando apenas em melhor conversão/taxas o melhor a se fazer é realizar o saque com o cartão de débito, estando sempre atento às taxas cobradas pelo seu banco. Assim como em investimentos, o melhor a se fazer é possuir mais de uma opção, ou seja, diversificar o risco de taxas maiores ou flutuações de câmbio. ***ATENÇÃO: este artigo está desatualizado, em breve publicaremos uma atualização para demonstrar qual a melhor opção em termos de conversão.

Recomenda-se sempre checar se o cartão de crédito e débito está apto a realizar compras e saques no exterior, e se ele está desbloqueado. Não se esqueça também de verificar com o seu banco as taxas e câmbios utilizados, muitas vezes estes valores indicarão o que vale mais a pena (Ex.: Tarifas dos cartões de crédito Bradesco).

Por fim lembre-se que para compras efetuadas em moedas estrangeiras diferentes de dólar, na maioria dos cartões, é feita uma dupla conversão (Ex.: de Euro para Dólar e de Dólar para Real). Este fato resulta em conversões ainda mais desfavoráveis para o consumidor.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

19 COMMENTS

  1. Muito bom útil e oportuno este artigo, estamos em véspera das férias escolares de julho, e os vôos super super lotados !!!
    vamos ponderar sobre o assunto galera!

    • Olá Salma! Muito obrigado pela sua participação!
      Realmente os aeroportos estão ainda mais lotados neste período de férias escolares, e os pais muitas vezes tem dúvidas sobre como enviar dinheiro para os filhos que estão passeando ou estudando no exterior.
      Abs!

  2. Olá, gostei muito do artigo. Ele tem o mesmo perfil dos artigos publicados pelo nosso blog. O Blog Finanças Pessoais é um blog que reúne os melhores artigos sobre finanças pessoais de diversos blogueiros do Brasil, direcionando os nossos leitores para conhecerem os blogs parceiros.
    Se estiver interessado em fazer parte da nossa equipe de blogueiros, me envie um e-mail com o seu contato para eu explicar os detalhes da parceria.
    Para adiantar: da sua parte, só é necessário enviar os posts para a gente publicar e adicionar um banner nosso no seu blog. Já a nossa tarefa é direcionar os nossos leitores para o seu blog!
    Conheça o nosso blog: http://financaspessoais.blog.br e o nosso software de controle financeiro: http://financedesktop.com.br.
    Aguardo o seu contato!
    Atenciosamente,
    Juliana Martins
    Equipe Blog Finanças Pessoais

  3. Legal o artigo! Trabalho com turismo e SEMPRE me perguntam qual a maneira mais econômica de se usar o dinheiro no exterior. Vou passar o link do blog nas próximas… abs

    • Olá Monique!
      Muito obrigado pelo comentário!
      Realmente é uma dúvida muito comum hoje em dia! Principalmente para os marinheiros de primeira viagem!
      Se a pergunta de seus clientes for exclusivamente referente a alternativa mais econômicas (melhores taxas), não há dúvidas que é a utilização de cartões de crédito, por causa de taxas melhores de conversão que compensam o alto IOF. Já para realizar saques, a melhor alternativa hoje é fazer com cartões de débito. É bom lembrar que as taxas variam bastante dependendo do banco.
      Agradeço por nos citar em futuras consultas!
      Abs!

  4. […] Antes de tudo já deixo claro que as contas estão exageradas. Mas com um propósito: provar que pequenos gastos que já são hábitos podem estar impedindo você de guardar dinheiro. Se você fizer todos os gastos acima, já deixa de guardar cerca de R$ 7.000 por ano! E mesmo que você não se preocupe em guardar dinheiro, este valor poderia ser convertido em uma bela viagem ao exterior! […]

  5. Só uma lembrança: tanto para compra de dólar, quanto para recarga do cartao VTM(visa travel money) pre-pago, geralmente as casas de cambio, cobram o dólar turismo, o que geralmente oscila perto do ganho com IOF. Ou seja, paga-se mais caro para pagar menos imposto. As vezes as milhas podem compensar.

    • Afranio,
      Exatamente! Os bancos de recarga de VTM utilizam uma cotação criada por eles mesmos, que muitas vezes é mais alta que dólar turismo.
      Para valores pequenos não faz muita diferença, mas se os valores forem altos, vale a pena fazer as contas.
      Abs!

  6. Olá Vitor. Acho que esta informação sobre juros para saque na função crédito no exterior não procede. O risco é por conta do dólar subir no dia de pagamento da fatura. Liguei para o Santander hoje,e me foi dito que o IOF é de 6,38 para saque na função crédito. Para compras e saque na função débito o IOF é 0,38. Li em algum lugar que o dólar cobrado na função crédito é bem próximo do dólar comercial enquanto o dólar da função débito é próxima(ou maior) que o turismo. Se for verdade, caso se tenha uma boa pontuação de milhas no cartão, como por exemplo 1,5 ou mais, talvez valha a pena a função crédito. O fato que é muito difícil se conseguir informações corretas e seguras junto as instituições financeiras.

    • Olá Jonatas!
      Infelizmente esta informação procede sim. Ao realizar um saque com seu cartão de crédito, é cobrada uma taxa de juros de empréstimo entre a data que você realizou o saque e a data de pagamento da fatura. Dependendo do valor do saque, as vezes vale a pena antecipar o pagamento da fatura para não ser muito onerado por esta taxa.
      Sobre as taxas de conversão dólar/real utilizadas, elas variam muito de banco pra banco, por isso que não há uma resposta exata de qual modalidade vale mais a pena. Conforme falei para o Afranio, se os valores forem pequenos a diferença é muito pequena, mas se foram altos vale a pena fazer as contas.
      Abs!

  7. Amigo, primeiramente parabens pelo artigo, muita informacao valiosa 🙂

    Sou brasileiro, vim morar em Londres no ano passado e trouxe comigo o Visa Travel Money (associado a Travelex) e o usei bastante por aqui, apesar de ter sido mais aceito anos atrás.

    Estou com um problema agora, a empresa na qual fazia a recarga em meu cartão (eu transferia dinheiro de minha conta para a deles), informou que a travelex substituiu a versão antiga do cartão (sem chip) por uma com chip. Neste caso eu teria que pessoalmente retirar o cartão no Brasil (inviável) ou enviar um portador (e ele enviaria por Correios para mim), o que também levaria um tempo.

    Eventualmente preciso sacar dinheiro em especie aqui, convertendo o dinheiro que tenho no Brasil e a unica maneira era da forma explicada acima, porem agora nao vejo outra opcao.

    Você poderia me dar uma luz nesse assunto?

    grato

  8. Vitor blz irmao? Rapaz eu tenho uma duvida muito grande que precisa de solução, tenho cartao de debito mastercard de carteiras eletronicas como o Neteller e o Payza acontece que eu nao sei se vao taxar os valores que vou retirar aqui no Brasil. Por ex: se eu tiver 1000 mil dolares e for sacar em caixas eletronicos aqui os caras vao taxar ou nao? e se os valores forem maior?

  9. Faltou uma desvantagem no cartão de débito, ele possui um limite diário de US$200,00 para saque e US$300,00 para compras no exterior.
    E os cartões de débito são aceitos em todos os lugares (no mínimo nos EUA) só que eles passam como se fosse crédito.