Disciplina acima de tudo: 10 dicas para o sucesso

13
10717
Você não tem disciplina!


“Disciplina é a ponte que liga os objetivos aos resultados” Jim Rohn

Existem pessoas que parecem bem sucedidas em tudo que fazem e que sempre atingem seus objetivos. Estas pessoas não necessariamente são geniais ou sortudas: muitas vezes o segredo delas está na disciplina. Fácil de falar, mas difícil de cumprir, como uma característica tão simples pode ser tão especial?

A divergência entre uma promessa para o futuro e a decisão no presente que tornam a disciplina tão difícil. Quantas vezes você jurou que não faria mais o trabalho da faculdade na última hora? E que nunca mais beberia? E que começaria o regime na segunda-feira? E que pouparia mais no próximo mês? Quantas vezes você comprou uma ação ou fez qualquer outro tipo de investimento para o longo prazo (mais de 5 anos), mas resgatou na primeira queda?

Não adianta se comprometer com uma estratégia de investimento para o futuro se não houver disciplina no meio do caminho.

Sofrer a dor da disciplina ou a dor do arrependimento?

As distrações e informações equivocadas são abundantes

Aposto que a sua lista de tarefas em seu trabalho está gigante. Mas ao ligar o computador, qual a primeira coisa que você faz? E-mail? Facebook? Globo.com? Kibeloco? E quando você não responde aquele e-mail importante com a desculpa que não teve tempo de ler, mas encaminha todas as correntes e piadinhas que recebe para todos da sua lista?

E as milhares de notícias que chegam todos os dias referentes ao mercado? Você compra sua ação pensando inicialmente em um prazo mínimo de 5 anos e todo dia lê manchetes “Europa em crise”, “Empresa X pede concordata”, “Crescimento econômico diminui”. Para facilitar os seus amigos buzinam na sua orelha diariamente diversas opiniões nada profissionais sobre o assunto. O que você faz? Vende a ação no seu pior momento, em vez de respeitar sua decisão inicial.

Objetivos vagos atrapalham a disciplina

E quando o plano inicial está errado? A falta de objetivos claros resulta em decisões erradas quando se pensa no futuro. É por isso que você sempre compra verduras e frutas no supermercado pensando em um dia talvez comê-los, e sempre os joga fora quando eles estragam. É por isso que você sempre paga por planos semestrais ou anuais na academia, mas no final das contas larga tudo no primeiro mês.

É o mesmo vício que leva aos planos para o ano novo, mas que dessa vez você VAI fazer. Decisões comuns do tipo: ir a academia, ler mais livros e guardar dinheiro são muito vagas. Se você não tem um objetivo claro, não vai ter sucesso. Se seu objetivo é “perder peso”, qualquer perda o deixará feliz e já o ajudará a ficar com preguiça no próximo dia que estiver frio para ir à academia. Se seu objetivo é “guardar dinheiro”, toda hora surgirá alguma boa oportunidade para gastá-lo. Se seu objetivo é “investir”, então qualquer tipo de investimento já cumprirá o papel, independente de seu resultado. Que tal ir três vezes por semana à academia, ler 5 livros no ano e investir mais 10% do salário?

O que fazer então?

Não há fórmula mágica para ter disciplina, mas seguem algumas dicas facilitadoras:

  1. Investigue os reais causadores da falta de disciplina e perda tempo. Ex.: Pequenas despesas, falta de foco, muita distração.
  2. Tome a decisão antes de tudo. Ex.: Decida antes de ir ao restaurante que irá comer salada e antes de ir ao shopping que comprará exatamente tal coisa (ou que não comprará nada).
  3. Para os casos em que já foram feitas diversas tentativas sem sucesso, as soluções são cortar os vícios a força. Ex.: Bloqueie o Facebook, tire a TV da tomada, crie um filtro de e-mails não importantes, compre um celular sem internet, abaixe o limite de seu cartão de crédito. Com o tempo você vai perceber que muitos destes vícios não eram realmente necessários, e nem vai mais precisar cortá-los.
  4. No caso de investimentos, se programe para fazer aplicações mensais assim que receber o dinheiro, tirando a parte de investimento antes de começar a gastar.
  5. Tenha objetivos claros, ambiciosos e atingíveis. Ex.: Quero guardar dinheiro para comprar uma casa em x anos, quero me aposentar com y de renda mensal, quero emagrecer para conquistar aquela mulher, quero estudar para passar naquele concurso, quero obter uma rentabilidade média anual de 15%.
  6. Elabore um plano de ação mais detalhado para alcançar o objetivo. Ex.: Vou aplicar 10% de meu salário todo mês em NTN-B Principal, vou estudar 1 hora por dia e fazer simulados 1 vez por semana.
  7. Priorize. Escolha 2 ou 3 objetivos principais no máximo e corte o resto.
  8. Comece devagar e tenha paciência. Não ache que os resultados virão da noite para o dia. Não procure atalhos, pois eles não existem.
  9. Revise seus objetivos e mude-os se necessário. Mudar o objetivo não é falta de disciplina, principalmente porque as prioridades mudam ao longo do tempo. Não insista em algo em que não veja futuro.
  10. Não dê desculpas, enfrente seus erros e indisciplinas. Você não deve satisfação a ninguém além de você mesmo, por isso procure não se justificar.
O cachorro comeu sua lição de casa de novo?

 

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

LEAVE A REPLY

13 COMMENTS

  1. Oi Ulisses, parabenizo pelas publicações que muito contribuem para o conhecimento financeiro.

    Sou professor e tenho dois empregos, gostaria de formar reserva financeira para aposentadoria, que ocorrerá daqui a 20 anos.

    Qual título público voce me aconselharia adquirir ?

    O título que voce me indicar, eu preciso aportar todo mes o mesmo valor ? e sempre no mesmo título ?

    Obrigado

    Renato

  2. Excelente post! Disciplina é tudo e quem não é naturalmente disciplinado (como eu) deve correr atrás e ter bastante força de vontade.

    Sucesso para o blog!

    Abraço

  3. Oi Vitor, parabéns pelo post e pelo blog.

    Vou tentar seguir suas dicas, pois estou precisando de disciplina. Também vou continuar acompanhando o blog, tenho a intenção de fazer investimentos num futuro próximo.

    Boa sorte e sucesso.

  4. Olá Vitor, show de bola seu artigo. Várias fichas caíram, mas de todas, essa é, na minha opinião, a dica mais valiosa que existe. Todas as demais são essenciais, mas a falta de disciplina faz com que se torne impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso.
    Muitas vezes, por falta de disciplina, sabotamos nosso próprio plano, deixando de investir o montante programado ou gastando mais do que havíamos calculado. Isso pode causar danos irreversíveis no longo prazo. Mais uma vez parabéns!

  5. Para assegurar sua liberdade financeira, você deve garantir que seu rendimento não está ligado diretamente à economia.
    Quer mudar sua mente para a riqueza? Doug Nelson será seu treinador na maior formação de milionários do mundo.
    Vendo um ingresso para o curso Segredos da Mente Milhonaria VIP que acontecerá no dia 04/03 no Centro de Conv. Sul America RJ caso alguem tenha interesse, entre em contato com o numero 21 980129963