Os novos cartões pré-pagos: prós e contras

2
5751
Cartões Pré-Pagos: valem realmente a pena?

Os bancos lançaram recentemente a categoria de cartão pré-pago, que pode ser emitido para qualquer pessoa, mesmo que não possua conta no banco. Embora pareça uma excelente idéia no primeiro momento, vamos refletir melhor sobre esta nova modalidade e os motivos para adquiri-la ou não. Seguem abaixo características:

  • Tarifas – estes cartões terão tarifas para tudo: emissão, manutenção, recarga e saque. É claro que um ou outro banco poderá isentar estas tarifas como uma forma de vantagem competitiva, mas inicialmente estas tarifas existem, e são bem elevadas. Veja neste artigo do Uol uma tabela com valores.
  • Público alvo – o objetivo inicial deste produto é atingir a população que não possui conta corrente em nenhum banco.
  • Funcionamento – idêntico a um cartão de débito, podendo efetuar compras ou saques em caixas eletrônicos.

Não há muito segredo. Esta modalidade de cartão é muito comum nos Estados Unidos, e já é muito utilizada por brasileiros para realizar gastos no exterior.

Mas será que vale a pena?

Depende da sua intenção, se você:

  • Nunca possuiu uma conta corrente em banco porque não queria ter custos com isso, não é uma boa alternativa. Isto porque é possível abrir uma conta digital ou essencial que não possui custos de manutenção e até para transferências eletrônicas.
  • Não possui conta em banco e deseja ter melhor controle de seus gastos, é uma boa opção.
  • Não possui conta em banco e tem medo em relação à segurança de andar com dinheiro vivo, é uma boa opção.
  • Compra impulsivamente e está sempre utilizando os limites de crédito de seu banco e se endividando, é uma boa opção. Neste caso é possível fazer uma comparação direta com planos pré e pós pagos de celular.
  • Possui filhos e deseja educá-los financeiramente, deixando-os administrar o próprio dinheiro, é uma excelente opção.
  • Quer fazer compras na internet e não tem meios de fazer isto, é uma opção.
  • Possui alguma restrição judicial, nome sujo ou algum outro tipo de problema que o impede de possuir uma conta no banco, é uma opção.

O grande problema destes novos cartões são as elevadas tarifas. Mesmo assim há muitos benefícios para algumas pessoas, e pode ser uma boa opção dependendo de sua intenção.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

2 COMMENTS

  1. Na sua opinião qual a melhor empresa desse tipo de cartão e como faço para obter ser um representante de uma empresa deste segmento?

    No aguardo de sua opinião,

    Att

    Carlos