Títulos Públicos: as Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B)

10
9175

As Notas do Tesouro Nacional – Série B são títulos públicos federais indexados à inflação (IPCA). Sua diferença em relação à NTN-B Principal é o pagamento de juros antes do vencimento, isto é, o pagamento de cupom.

Se você entendeu como funcionam os demais títulos públicos, não terá dificuldades com a NTN-B. Basta lembrar que as LTN estão para as NTN-F assim como as NTN-B Principal estão para as NTN-B.

Os conceitos por trás da NTN-B são os mesmos que já foram vistos na NTN-F e na NTN-B Principal. Resumindo temos:

– Rendimento igual à NTN-B Principal, ou seja, uma parte pré-fixada e outra pós-fixada indexada a inflação;

– Ao invés de pagar cupom semestral de 10% a.a. como nas NTN-F, elas pagam cupom de 6% a.a., ou seja, aproximadamente 3% do seu preço a cada 6 meses;

– Após o pagamento do cupom da NTN-B seu preço  diminui proporcionalmente, assim como na NTN-F;

– Podemos replicar exatamente uma carteira de NTN-B com uma série de NTN-B Principal. Dessa forma conseguimos calcular a taxa e o preço da NTN-B, como fizemos na NTN-F;

– Assim como a NTN-B Principal, a NTN-B tem o mesmo Valor Nominal Atualizado (VNA) que é corrigido mensalmente pelo IPCA;

– Se as NTN-F têm um preço que costuma oscilar em torno de R$ 1.000, as NTN-B têm um preço que costuma ser próximo do seu Valor Nominal Atualizado (VNA);

– E finalmente, a matemática que envolve as NTN-B é ainda mais sofisticada que as NTN-F. No entanto, montamos a planilha abaixo, que pode utilizada livremente, e já tem todas as contas prontas.

Download da Planilha de Títulos Públicos do Blog do Investidor

Vimos anteriormente que as NTN-F costumam ter um prazo mais longo que as LTN. Já com a NTN-B isso não acontece: a NTN-B Principal foi criada exclusivamente para negociação através do Tesouro Direto e tem como principal vantagem a tributação mais favorável ao investidor. Exploraremos mais essas diferenças quando começarmos a abordar estratégias.

Finalmente, a taxa apresentada na tabela de Preços e Taxas do Tesouro Direto corresponde, assim como na NTN-B Principal, à parte pré-fixada da NTN-B. Lembre-se que além dessa parte fixada, a NTN-B ainda é corrigida pela inflação (IPCA).

O site do Tesouro Direto tem um PDF que explica a parte mais técnica dos cálculos, caso haja interesse. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

10 COMMENTS

  1. Ulisses, primeiramente quero parabenizar pelo blog.
    Decidi investir no tesouro direto depois da leitura de artigos de sua autoria.
    Você poderia fazer um artigo explicando como usar a planilha que não entendi ainda.
    Obrigado.

  2. Bom dia meu amigo.

    Parabens pelo blog e disposição em ajudar as pessoas em seus investimentos.

    Comecei a investir pelo tesouro direto em fevereiro deste ano e estou muito feliz com a rentabilidade….porvolta de 13% em 3 meses…. nada mal…. comprei ntn-b 2024.

    Verifiquei que os titulos ntn-b com vencimentos mais longos como ntn-b 2035 e 2045 tem rentabilidades melhores do que os de prazos mais curtos…. conforme tabela abaixo:

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/rentabilidade.asp

    Pergunta: Nao seria mais vantajoso adquirir esses titulos 2035 ou 2045 doque estes 2024 que comprei tendo em vista a rentabilidade ser maior?

    Qual vantagem de so resgatar o titulono vencimento ao inves de vender antes? Fora o IR mais baixo apos 2 anos teria alguma outra vantagem?

    Muito obrigado !

    abs,

    Kristian.

  3. Minha dúvida é semelhante a do Kristian. Seria vantagem aplicar em NTN-B com vencimentos mais curtos somente nos casos em que, na data de vencimento, o valor de mercado esteja MENOR que o valor de resgate, isto acontece quando a inflação cai ?