Pagar minhas dívidas ou investir?

16
9016

Está endividado? Então você ainda não deveria estar pensando em investir. Quitar dívidas é prioridade total e vem antes de qualquer tipo de investimento. Salvo raras exceções, não existe investimento seguro que supere as taxas de juros cobradas pelo seu banco em uma dívida. Lembre-se que o cheque especial cobra cerca de 200% ao ano. Já empréstimos pessoais atingem a marca de 90% em 12 meses. E o cartão de crédito? 380% ao ano, um absurdo. Mesmo correndo muito risco em investimentos agressivos, provavelmente você não conseguirá rendimentos que cheguem perto dessas cifras astronômicas.

Como já dizia Mauro Calil em entrevista ao Dinheirama: “O mundo das finanças é dividido em dois lados. O lado dos que pagam juros e o lado dos que recebem juros”. O endividado está escolhendo o lado errado, e desta maneira está enriquecendo os outros em detrimento do aumento de sua pobreza. Já vimos que é bom ter os juros compostos a seu favor, e não contra você.

E como acabar com minhas dívidas?

Cada caso possui sua solução em particular, e ainda vamos explorar mais o tema, mas considero três itens os principais:

1 – Controle os ganhos e os gastos: Utilize um programa para isto. Existem diversos disponíveis e é só achar um que você goste. Somente desta maneira é possível diagnosticar quanto você gasta, para definir quanto você pode gastar. Parcelar compras, por mais que sem juros, pode lhe levar a armadilha de gastar mais que o seu orçamento permite. Um exemplo levantado pelo leitor levantado pelo leitor José Villanova, é que somente com um controle que foi possível saber quanto um carro custa por ano.

2 – Evitar o “custo irrecuperável”: O que começou errado vai continuar errado. Vamos supor que você se endividou para comprar um carro ou casa, e só depois percebeu que não terá condições para pagar (exemplo: perdeu o emprego, percebeu que não fez um planejamento bem feito ou as parcelas ficaram mais caras). Muitas vezes a única solução é vender este bem para quitar a sua dívida. Não insista no erro, faça as contas e tome sua decisão considerando mais o futuro e menos o passado.

3 – Assumir que tem uma dívida e agir: Parece óbvio, mas não é. É muito comum a pessoa “empurrar a dívida com a barriga” ou até mesmo ter vergonha de assumir que não tem renda suficiente para possuir tal bem ou fazer aquela viagem. Realizar um sonho é bom, mas se endividar para isso não é. Um erro comum é achar que somente um aumento em seu salário poderá pagar as suas dívidas.

Em casos mais graves, leve também em consideração renegociar suas dívidas com seu gerente e priorizar dívidas mais caras ou com maiores juros. Comece fazendo um levantamento da taxa de juros de cada dívida. E comece a se organizar: é muito importante criar disciplina para não assumir novas dívidas no futuro.

Para encerrar, aprenda com o erro dos outros, e não com os seus. A seção de economia da Globo.com fez uma série chamada “Endividados”. Apesar de vergonhoso para as pessoas desta série, eles pelo menos reconheceram que estão errados e procuraram ajuda. Seguem exemplos:

cartão de crédito

financiamento de carro

cheque especial

crédito consignado

Nos próximos artigos sobre Finanças Pessoais, exploraremos mais o mundo das dívidas, com foco em como eliminá-las. Dívida de um lado e investimento de outro não combina. E ai, você quer começar a investir? Então vamos “arrumar a casa” primeiro!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

16 COMMENTS

  1. Novamente um ótimo artigo!
    Bom, essa questão é ainda muito complicada de lidar.
    O melhor(investimento) caminho na minha opinião é esse:

    Educação/experiência>renda>investir>usufluir

    Não adianta você possuir uma renda pequena e querer ser do lado dos que recebem os juros. É muito complicado, por isso o melhor investimento é na educação.
    Mil vezes melhor você se endividar para pagar um curso do que um sofá/carro/roupa.
    Claro, isso a grosso modo falando.

    Essa é minha visão.

    Valeu!!

    • Olá Mairo, peço desculpas por não ter respondido até agora!
      Com certeza educação é o melhor dos investimentos, antes de qualquer coisa! Infelizmente não é o que acontece com a maioria dos brasileiros.
      Abs!

  2. Ola, tenho um financiamento de apartamento com juros de 5% ao ano. Devo uns 40 mil ainda. É vantajoso quitar ou investir o $$?

    • Thiago, se os juros do seu financiamento são realmente de 5% ao ano, aí não vale a pena quitar esta dívida, pois o seu custo de oportunidade é maior.
      Mesmo assim há muitos casos em que o financiador oferece alguma vantagem para quitação, vale a pena perguntar!
      Abs!

  3. Vitor.
    Tenho dois empréstimos (um vence daqui a 30 meses e o outro em 33 meses) que se fosse quitar hoje somariam +- R$ 9000,00.
    Mas tenho duas compras parceladas (ambas vencem daqui a 9 meses) sem juros que chegam aproximadamente no mesmo valor.
    Estarei recebendo um dinheiro que daria para quitar uma das duas situações. O que aconselharia?
    Obrigado

    Fabio

    • Fabio,
      Pelo que eu entendi, em relação as compras parceladas não vai mudar nada quitar a dívida agora. Veja este outro artigo que escrevi sobre isso:
      http://www.blogdoinvestidor.com.br/financas-pessoais/vale-a-pena-pagar-a-vista-ou-parcelar/

      Sobre o empréstimo, informe-se se há condições vantajosas para quitá-lo e quais os juros. Se eles forem maiores que seu custo de oportunidade e/ou caso haja alguma vantagem para quitar agora, não pense 2 vezes!
      Abs!

      • Vitor, muito obrigado.
        Já estava propenso a quitar os empréstimos e com seu aconselhamento agora tenho certeza do que fazer.
        Os dois empréstimos a taxa utilizada é maior que qualquer investimento hoje e além do mais tem o desconto e um deles ainda tenho o resgate de um seguro.

        Grato

        Fabio

  4. Sou aposentada . Começei minhas dividas fazendo emprestimos, hoje virou uma bola de neve. Devo 3 cartoões de crédito, 5 emprestimos em bancos. Não sei o que fazer, peço uma ajuda urgente.. “O QUE DEVO FAZER? POR ONDE COMEÇAR”, POR FAVOR ME AJUDE…
    Grata