Se puder, deixe para amanhã o que você pode comprar hoje

10
6039

A princípio, o título deste artigo vai contra muitos ensinamentos de carpe diem (aproveitar a vida, não pensar somente no futuro, viver o presente) e até de filosofias morais, mas o objetivo não é questionar estes aspectos, e sim demonstrar como o controle da ansiedade pode lhe trazer recompensas.

Apesar de todos concordarmos, é difícil aceitar o fato de que se você deixar de comprar algo hoje, amanhã você poderá comprar a mesma coisa mais facilmente, ou gastando menos. Isto acontece porque não podemos prever ou viver o futuro, ou seja, não podemos apreciar o prazer de comprar algo no futuro, e mais difícil ainda é mensurar o quanto seremos beneficiados se adiarmos a compra.

Para ilustrar melhor o que acabei de escrever, cito o famoso teste do marshmallow (Stanford Marshmallow Experiment). Este teste foi feito por um especialista em psicologia da Stanford University, e consistia em oferecer marshmallows a crianças de 4 anos. Se a criança conseguisse deixar de comer o marshmallow nos primeiros 20 minutos, ela seria gratificada com mais um. No vídeo acima você pôde ver um dos vários exemplos disponíveis na Internet deste experimento.

Pode parecer simples, mas seria o equivalente a deixar o almoço na nossa frente quando estivéssemos famintos e nos deixar esperando por horas para comê-lo.

Os resultados foram anotados dependendo do tempo que a criança resistia (e se resistia até o fim). O mais impressionante deste estudo foi o acompanhamento posterior: as crianças que demonstraram mais disciplina e auto controle se tornaram muito mais competentes e bem sucedidas na vida porque não tomavam atitudes baseadas em impulso e resistiam a tentações. Sem saber, elas já possuíam o ingrediente principal para o sucesso financeiro: a habilidade de postergar uma gratificação (deferred gratification), ou seja, de controlar os seus impulsos.

Você é capaz de adiar um prazer ou recompensa para poder ganhar mais, isto é, você é capaz de não comer o seu marshmallow se souber que terá um a mais depois?

Acredito que muitos responderão sim, mesmo que não seja verdade,  pois falar é muito mais fácil que fazer. Nós temos uma tendência a sermos imediatistas e querermos tudo para ontem.

Quem nunca teve um cliente que queria algo entregue em um prazo impossível de cumprir, mesmo que isso sacrificasse a qualidade?

Lembrando o artigo sobre o dinheiro de plástico: quantas vezes nós compramos por impulso, ou nos endividamos para obter no exato momento, algo que não temos condições de pagar hoje?

Faça este exercício ao pensar em comprar algo: Eu realmente preciso disso? E preciso disso agora? Dependendo da resposta, e se for possível adiar, você verá que muitas vezes até desistirá da compra e se arrependerá menos.

Não estou sugerindo para você ser radical e não aproveitar o presente. Mas pense bem na hora de gastar todo o seu salário. Lembre-se de que se você guardar e investir uma parte dele, futuramente poderá ter muito mais prazer do que pode ter hoje.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

10 COMMENTS

  1. […] Para exemplificar, vamos supor que você queira comprar um carro novo. Ao comprá-lo, você abrirá mão dos rendimentos que poderia obter com esses recursos em outro investimento. A menos que você seja um negociante de carros, dificilmente ganhará dinheiro com a compra de um carro. Logo, fica evidente que, neste caso, o “custo” efetivo do carro é maior que o preço pago. Mesmo sabendo disso, a situação de comprar ou não o carro já foi discutida em outro artigo. […]

  2. A PROJEF,PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EFICAZ,PARABENIZA O IDEALIZADOR DESTE PROGRAMA,E AO ESCRITOR DESTE ARTIGO,E PRINCIPALMENTO NO MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO DAS FAMÍLIAS SUPER ENDIVIDADAS,EU NÃO VEJO OUTRA SAIDA PARA :ELIMINAR AS DÍVIDAS,ERRADICAR A POBREZA E A MISÉRIA,E NO LUGAR DE TUDO ISTO CONSTRUIR,PROSPERIDADES SUSTENTAVEL E MEL(MORAL ÉTICA E LEGAL)