Organização das suas Finanças Pessoais

25
8598
Organize suas Finanças Pessoais!

Quero iniciar minha participação no Blog do Investidor inaugurando a seção Finanças Pessoais, e tratando bem superficialmente de um assunto que muitos evitam ou não reservam tempo para isso: a organização das suas finanças.

O profissional de hoje em dia possui diversas obrigações: trabalhar, estudar, cuidar da casa, cuidar dos filhos, da família, fazer compras… Estas e outras rotinas acabam por ocupar todo o tempo disponível, e é justo imaginar que no tempo livre a última coisa que fazemos é pensar em organizar nossas finanças: queremos mesmo é nos divertir, descansar e relaxar.

Isso em um primeiro momento não é um problema. É apenas uma consequência da intensa e estressante rotina do trabalhador brasileiro, mas que pode trazer resultados indesejados.

O mais comum é darmos atenção a este assunto apenas quando a situação se agrava. Seja através de dívidas crescentes, ou através de imprevistos como desemprego ou necessidade de dinheiro para alguma emergência. É aí que mora o problema: é sempre mais difícil (e caro) remediar do que prevenir. Com um mínimo de organização seria possível saber os seus limites e evitar endividamentos desnecessários.

Para se organizar, é preciso inicialmente categorizar todo o dinheiro que entra e sai de sua conta em receitas e despesas. É importante classificar estas despesas em grupos, para entender onde o seu dinheiro está sendo gasto. Acredite: você vai se surpreender com a quantidade gasta em restaurantes, e vai sentir mais os efeitos da inflação ao acompanhar os gastos no supermercado. Por fim, vai até repensar a troca do seu carro econômico por um com motor maior. Afinal, os gastos com gasolina, seguro e manutenção são maiores do que você imaginava.

Uma melhor organização de seus gastos trará resultados surpreendentes, no qual é possível visualizar quem é o verdadeiro vilão do seu cartão de crédito.

Uma coisa é certa: os juros de cartão de crédito e cheque especial são astronômicos e é preciso evitá-los ao máximo. Para isso é preciso também organizar as receitas, desde salários até outros rendimentos como aluguéis, para assim montar o famoso “fluxo de caixa” e evitar surpresas.

Esta seção do Blog do Investidor trará técnicas e ferramentas para abordar cada um desses temas, facilitando a sua vida e melhorando os seus resultados. Você verá que não é preciso ser um profissional para ter grandes avanços. Acompanhe!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

25 COMMENTS